MOÇÃO Nº 1/CONSCCH/UFFS/2016
O Conselho do Campus Chapecó, instância deliberativa no âmbito do campus universitário vem a público manifestar veemente seu repúdio aos atos de violência e discriminação ocorridos no Campus Chapecó durante o mês de dezembro de 2015.
É emblemático que em pleno século XXI, no Brasil atual que ergue a bandeira da democracia e dos direitos humanos, ocorram fatos de discriminação e violência no ambiente universitário. A violência e os atos de discriminação e preconceito violam à constituição brasileira e os direitos universais.
Ao repudiar essas ações, o Conselho do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul reafirma seu compromisso com a defesa da legislação da República Federativa do Brasil, em particular de sua Constituição, e ressalta a importância da garantia dos direitos humanos que são inalienáveis e foram incluídos como cláusulas pétreas de nossa Carta Magna, conforme constam em seu Art. 5º.
Diante dessa realidade, o Conselho do Campus solidariza-se com todas as vítimas de discriminação e violência e reafirma que a nossa luta pela defesa da vida e da dignidade humana. Desse modo, repudiamos qualquer tipo de discriminação, racismo xenofobia, etnocentrismo, sexismo, machismo, homofobia, transfobia, e qualquer tipo de violência.
Assim, repudiamos toda e qualquer tentativa de discriminar, expor, humilhar, ridicularizar, desqualificar, atacar a honra moral, violar os direitos humanos e de praticar violência contra qualquer ser humano. Neste sentido, a violência física ou psicológica e o desrespeito, devem ser combatidos pela comunidade acadêmica e regional da UFFS.
Sala das Sessões do Conselho do Campus Chapecó, 1ª Sessão Ordinária, em Chapecó-SC, 23 de fevereiro de 2016.
Data do ato: Chapecó-SC, 23 de fevereiro de 2016.
Data de publicação: 03 de maio de 2018.
Lísia Regina Ferreira
Presidente do Conselho de Campus Chapecó