ATA Nº 15/CGRAD/UFFS/2014

ATA DA 10ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2014 DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO

Aos dezesseis dias de outubro de dois mil e quatorze, às nove horas, no

Auditório Bom Pastor, Campus Chapecó, foi realizada por videoconferência, a

10ª Reunião Ordinária da Câmara de Graduação do Conselho Universitário -

CONSUNI da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, presidida pelo

Professor João Alfredo Braida - Presidente da Câmara. Fizeram-se presentes

à sessão os seguintes conselheiros: Edemar Rotta, Diretor do Campus

Cerro Largo e Clóvis Alencar Butzge, Diretor do Campus Realeza em exercício.

Representantes Docentes: Jackson Luis Martins Cacciamani (Suplente

Campus Realeza), James Berto (Suplente Campus Chapecó), Angela Derlise

10  Stübe (Suplente Campus Chapecó), Márcio do Carmo Pinheiro (Campus Cerro

11  Largo) e João Paulo Bender (Suplente Campus Erechim). Não compareceram

12  e justificaram ausência os conselheiros: Thiago Ingrassia Pereira (Docente

13  Campus Erechim) e Rosane Rossato Binotto (Docente Campus Chapecó). Não

14  compareceram e não justificaram ausência: Martinho Machado Júnior

15  (Docente Campus Laranjeiras do Sul), Ronaldo César Darós (STAE Campus

16  Cerro Largo), Tiago Prestes (Discente Campus Laranjeiras do Sul), Junior Kloh

17  (Discente Campus Chapecó) e Rogério Luiz Zanini (Comunidade Externa -

18  Estado SC). Também fizeram-se presentes à reunião: Maiquel Tesser

19  (Diretor de Registro Acadêmico em exercício) e Debora Cristina Costa

20  (Assistente da Pró-Reitoria de Graduação). O Presidente saudou a todos,

21  conferido o quórum, passou-se a apreciação da Ata da 9ª Reunião Ordinária de

22  2014, realizada em 18 de setembro, e não havendo manifestações, foi

23  considerada aprovada. Informes: O Presidente informou que nos dias 22 e 23

24  de outubro será realizado um seminário para discutir a política de graduação da

25  UFFS, envolvendo os conselheiros das câmaras e um conjunto de docentes

26  que tem trabalhado e colaborado com a Pró-Reitoria de Graduação neste

27  debate. Será aberto à comunidade e será realizado no Campus Chapecó.

28  Destacou que entre os dias 8 e 12 de dezembro será realizado na Universidade

29  Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, o 5º Encontro Nacional das

30  Licenciaturas - ENALIC, já com cerca de doze mil inscritos, e as inscrições já

31  estão encerradas. Como este evento tem uma relação muito forte com o PIBID,

32  é possível que alguns docentes da UFFS tenham se inscrito para participar, e

33  está tentando, junto à Prograd, viabilizar a participação de mais alguns

34  docentes da UFFS. Também citou que de 12 a 15 de novembro será realizado

35  o III Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares, na

36  UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia), e que participou da abertura

37  do II SINPET - Seminário Interno dos Grupos PET da UFFS, reunindo os cinco

38  grupos da UFFS em Laranjeiras do Sul, considerando o evento extremamente

39  importante para o planejamento do PET institucional. O conselheiro Edemar

40  Rotta comunicou que nos próximos dias representará a UFFS em

41  Encarnación/Paraguai, no VI Simpósio Iberoamericano, unindo universidades

42  do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e demais países da América Latina,

43  discutindo comércio internacional, desenvolvimento e integração regional. O

44  conselheiro Clóvis Butzge comunicou que em setembro o Campus Realeza

45  recebeu duas visitas de reconhecimento de cursos, Ciências Naturais e

46  Ciências Biológicas, aprovados com nota 3,0 e 4,0, respectivamente e que em

47  novembro será realizada visita ao curso de Letras. Comunicou ainda que

48  foram convidados para participar do seminário de ações afirmativas das

49  universidades do Paraná, que acontece na próxima semana em Londrina e

50  está sendo viabilizada a participação de algum representante. A conselheira

51  Angela Derlise Stübe informou que entre os dias 12 a 14 de novembro será

52  realizado no Campus Chapecó, o Encontro do Celsul - Círculo de Estudos

53  Linguísticos da Região Sul, sendo que a UFFS está com a diretoria do Celsul

54  neste último biênio e já estão inscritos cerca de 800 pesquisadores de todo

55  país. Não havendo mais informes, passou-se à Ordem do Dia: 2.1)

56  Aprovação dos projetos básicos e contratação de fundação - Ação 20RJ

57  - Processo 23205.003935/2014-12 e Processo 23205.003937/2014-01 -

58  Regime de urgência. 2.2) Proposta de alteração da Resolução nº 8/2013 -

59  CONSUNI/CGRAD_Fluxos e prazos para a tramitação de PPCs -

60  apresentação do relato da conselheira Rosane Binotto. 2.3) Processo nº

61  23205.002216/2014-76 - Minuta de resolução que regulamenta a

62  abreviação da duração do curso de graduação por extraordinário

63  aproveitamento nos estudos - apresentação do relato do conselheiro

64  Ronaldo César Darós. 2.4) Calendário Acadêmico 2015 - designação de

65  relator. 2.5) PPC de Agronomia/PRONERA (Campus Erechim) -

66  designação de relator. O Presidente sugeriu inclusão do item 2.6) PPC de

67  Ciências Econômicas (Campus laranjeiras do Sul) - designação de relator

68  e retirada do item 2.3, em virtude do não recebimento do relato pela secretaria.

69  O conselheiro Edemar Rotta sugeriu iniciar um debate sobre a necessidade de

70  alterar a Resolução nº 6/2013/CONSUNI/CGRAD, que trata da solenidade de

71  formatura, já que tem apresentado alguns problemas. O Presidente explicou

72  que para a revisão de uma resolução, não é necessário fazer um debate aqui.

73  As coordenações acadêmicas poderiam se reunir e fazer um conjunto de

74  sugestões e encaminhar para a CGRAD. Não havendo mais indicações, a

75  pauta ficou assim: 2.1) Aprovação dos projetos básicos e contratação de

76  fundação - Ação 20RJ - Processo 23205.003935/2014-12 e Processo

77  23205.003937/2014-01 - Regime de urgência. 2.2) Proposta de alteração da

78  Resolução nº 8/2013 - CONSUNI/CGRAD_Fluxos e prazos para a

79  tramitação de PPCs - apresentação do relato da conselheira Rosane

80  Binotto. 2.3) Calendário Acadêmico 2015 - designação de relator. 2.4) PPC

81  de Agronomia/PRONERA (Campus Erechim) - designação de relator. 2.5)

82  PPC de Ciências Econômicas (Campus Laranjeiras do Sul) - designação

83  de relator. Passou-se então ao item 2.1) Aprovação dos projetos básicos e

84  contratação de fundação - Ação 20RJ - Processo 23205.003935/2014-12 e

85  Processo 23205.003937/2014-01 - Regime de urgência. O Presidente

86  justificou o pedido do Comitê Gestor Institucional de Formação Básica e

87  Continuada de Profissionais da Educação Básica (COMFOR), referente a dois

88  projetos vinculados ao recurso da Ação 20RJ. Explicou que no início do ano o

89  COMFOR fez um edital para levantar projetos, um conjunto deles foi aprovado

90  pelo MEC e parte não foi aprovada, o que não significa que a universidade não

91  possa executá-los com o recurso da ação, porém os coordenadores não

92  receberão bolsa. Por conta disto, alguns professores optaram por não executar

93  o projeto e acabou sobrando recurso, cerca de R$ 300 mil. O MEC, em

94  setembro, determinou que a universidade deveria apresentar até o início de

95  outubro novos projetos, caso contrário, o recurso seria recolhido. Foram

96  apresentados estes dois projetos e como estes recursos vão para fundação, é

97  preciso aprovação da Câmara, sendo que os projetos já foram analisados e

98  aprovados pelo COMFOR. Não houve questionamentos sobre a tramitação da

99  matéria em regime de urgência, houve acordo e os projetos foram

100  considerados aprovados. 2.2) Proposta de alteração da Resolução nº 8/2013

101  - CONSUNI/CGRAD_Fluxos e prazos para a tramitação de PPCs -

102  apresentação do relato da conselheira Rosane Binotto. Em virtude da

103  ausência justificada da conselheira relatora, sua suplente, conselheira Angela

104  Derlise Stübe leu o relato e voto (ANEXO I). Foi aberta a palavra e o

105  conselheiro Edemar Rotta colocou que a sugestão da relatora não resolve o

106  problema que ocorre hoje, no retorno do colegiado após as

107  sugestões/indicações da CGRAD. Alguns pedidos de mudança são como

108  sugestão, outros são como determinação e a sugestão da relatora diz que o

109  colegiado atenderá ou não os pedidos de mudança. Enfatizou que em alguns

110  aspectos a Câmara não sugere, simplesmente determina e acredita que deve-

111  se dizer que, se atendido o pedido de alteração, o PPC volta para a CGRAD

112  para aprovação; caso não atendido, o PPC precisa voltar para nova

113  apreciação. O Presidente concordou que é preciso pensar nesta redação, e

114  sugeriu que, uma vez que o processo está na Câmara e é aprovado com

115  exigências, não necessariamente precisa voltar ao colegiado, a DOP faz a

116  alteração, registra e está aprovado. Se há sugestões de alteração e a Câmara

117  quer ouvir o colegiado mais uma vez antes de tomar uma decisão, o PPC

118  precisa voltar e neste caso, não precisa envolver a DOP. Quem devolve ao

119  colegiado para manifestações referentes às sugestões de alteração é a própria

120  secretaria da CGRAD. Não havendo mais questionamentos sobre o relato,

121  colocou-se a matéria em votação, sendo o voto do relator aprovado por

122  unanimidade. Na sequência, tratou-se da redação das alterações que, após

123  debate entre os conselheiros, ficou da seguinte forma: §2º do Art. 8º da

124  Resolução nº 8/2013/CONSUNI/CGRAD - § 2º Caso a CGRAD aponte

125  sugestões de alteração no texto do PPC, o processo será encaminhado ao

126  colegiado de curso para análise, tendo um prazo de 30 (trinta) dias para emitir

127  parecer a ser anexado ao processo. Após, o processo retorna à CGRAD para

128  decisão final. Foram ainda acrescentados os seguintes parágrafos ao Art. 8º da

129  Resolução nº 8/2013/CONSUNI/CGRAD: § 3º Caso o colegiado de curso

130  não responda no prazo determinado, a CGRAD delibera sobre aprovação ou

131  arquivamento do processo. § 4º Caso a CGRAD determine alterações no texto

132  do PPC, o processo será devolvido à DOP para efetuá-las, em prazo de 20

133  (vinte dias), retornando à CGRAD para homologação. § 5º A oferta da nova

134  matriz curricular do curso ocorrerá somente após a publicação da Resolução

135  da CGRAD, aprovando o PPC. Houve acordo com as alterações propostas e

136  passou-se à apreciação da sugestão de alteração do parágrafo único do Art.

137  9º , que ficaria desta forma: Parágrafo único. O modelo e a definição

138  conceitual de Projeto Pedagógico de Curso, na versão completa e resumida,

139  bem como os regulamentos e as diretrizes institucionais para a sua formulação

140  e reformulação serão disponibilizadas pela PROGRAD/DOP através de

141  Instrução Normativa. Houve acordo com a sugestão e a alteração foi aprovada.

142  Não havendo mais propostas de emendas, passou-se à votação da nova

143  redação da Resolução 8/2013/CONSUNI/CGRAD, que foi aprovada por

144  unanimidade. 2.3) Calendário Acadêmico 2015 - designação de relator. A

145  proposição foi encaminhada pela PROGRAD/DRA, destacando-se algumas

146  informações: início das aulas previsto para 23 de fevereiro de 2015,

147  encerramento do primeiro semestre letivo no dia 8 de julho, período de férias

148  de duas semanas, início das aulas do segundo semestre no dia 29 de julho, e

149  encerramento do semestre dia 16 de dezembro. Indica, ainda, o início das

150  aulas em 2016 para o dia 22 de fevereiro, o período de formaturas 2014.2 e

151  2015.1. Abriu-se espaço para manifestações e o conselheiro Edemar Rotta

152  falou sobre os dois dias reservados para planejamento, previstos para o início

153  do segundo semestre, segunda e terça-feira, provavelmente os docentes só

154  voltarão na quarta-feira. Sugeriu que se colocasse esses dias no final do

155  primeiro semestre, mas enfatizou que é uma questão que deve ser discutida

156  principalmente entre os coordenadores acadêmicos. O conselheiro Clóvis

157  Butzge acredita que fazer o planejamento antes de encerrar o semestre letivo,

158  pela característica do período (provas, encerramento de diários, esgotamento

159  físico), seria um planejamento pior do que se for feito no retorno das férias.

160  Talvez seria necessário convocar os professores para participar do

161  planejamento. O Presidente explicou que não foi proposto o planejamento no

162  final do semestre porque, nos dois últimos dias, há muitos professores

163  corrigindo provas, trabalhos e fechando diários de classe, e esses professores

164  provavelmente não participariam do planejamento. Afirmou que não há razão,

165  exceto casos excepcionais, para os coordenadores acadêmicos homologarem

166  férias docentes nos dias previstos para o planejamento, pois são dias de

167  trabalho e os professores podem ser convocados. É preciso aprovar os planos

168  de ensino antes do início das aulas, porque há várias queixas de estudantes no

169  sentido de que os planos de ensino ou não são cumpridos, ou sequer são

170  apresentados. O conselheiro Clóvis Butzge considerou que o calendário deve

171  trazer aquilo que é essencial e que provavelmente não será modificado.

172  Questionou a necessidade de colocar as semanas acadêmicas no calendário

173  acadêmico, talvez fosse o caso de criar um calendário de eventos, disponível

174  no site. O Presidente concordou com o conselheiro e após o debate inicial,

175  solicitou interessados em relatar a matéria, o conselheiro Edemar Rotta se

176  candidatou e não havendo oposição, foi aprovado. 2.4) PPC de

177  Agronomia/PRONERA (Campus Erechim) - designação de relator e 2.5)

178  PPC de Ciências Econômicas (Campus Laranjeiras do Sul) - designação

179  de relator. Não houve candidatos e o Presidente foi autorizado pela Câmara a

180  designar relator, baseado em levantamento da secretaria dos relatos feitos até

181  o momento. Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu a presença

182  de todos e encerrou a reunião às dez horas e cinquenta minutos, da qual eu,

183  Debora Cristina Costa, Assistente da Pró-Reitoria de Graduação, lavrei a

184  presente Ata, que após aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo

185  Presidente. Chapecó, 16 de outubro de 2014.

Data do ato: Chapecó-SC, 16 de outubro de 2014.
Data de publicação: 02 de maio de 2017.

João Alfredo Braida
Presidente da Câmara de Graduação

Documento Histórico

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