ATA Nº 17/CGRAD/UFFS/2014

ATA DA 11ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2014 DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO

Aos dezoito dias de novembro de dois mil e quatorze, às oito horas e trinta

minutos, no Auditório Bom Pastor, Campus Chapecó, foi realizada por

videoconferência, a 11ª Reunião Ordinária da Câmara de Graduação do

Conselho Universitário - CONSUNI da Universidade Federal da Fronteira Sul -

UFFS, presidida pelo Professor João Alfredo Braida - Presidente da Câmara.

Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: Edemar Rotta,

Diretor do Campus Cerro Largo e José Oto Konzen, Diretor do Campus

Realeza. Representantes Docentes: Clóvis Alencar Butzge (Campus

Realeza), Angela Derlise Stübe (Suplente Campus Chapecó), Márcio do Carmo

10  Pinheiro (Campus Cerro Largo), João Paulo Bender (Suplente Campus

11  Erechim) e Geraldo D. Gonçalves de Oliveira (Suplente Campus Laranjeiras do

12  Sul). Representante STAE: Ronaldo César Darós (Campus Cerro Largo). Não

13  compareceram e justificaram ausência os conselheiros: Thiago Ingrassia

14  Pereira (Docente Campus Erechim), James Luiz Berto (Docente Campus

15  Chapecó), Rosane Rossato Binotto (Docente Campus Chapecó) e Martinho

16  Machado Júnior (Docente Campus Laranjeiras do Sul). Não compareceram e

17  não justificaram ausência: Tiago Prestes (Discente Campus Laranjeiras do

18  Sul), Junior Kloh (Discente Campus Chapecó) e Rogério Luiz Zanini

19  (Comunidade Externa - Estado SC). Também fizeram-se presentes à

20  reunião: Andressa Sebben (Diretora de Registro Acadêmico) e Derlan

21  Trombetta (Diretor de Organização Pedagógica). O Presidente saudou a todos,

22  conferido o quórum, passou-se a apreciação Ata da 10ª Reunião Ordinária de

23  2014, ocorrida em 16 de outubro e não havendo manifestações, foi

24  considerada aprovada. Em seguida, houve apreciação da Ata da 4ª Reunião

25  Extraordinária de 2014, ocorrida em 3 de novembro 2014 e não havendo

26  manifestações, foi considerada aprovada. Informes: O Presidente informou

27  que na última semana, a UFFS recebeu o Prêmio Santander - Guia do

28  Estudante, como universidade destaque no ano de 2014 na modalidade

29  Inclusão, tendo como projeto avaliado a sua política de ingresso; que nos dias

30  19 e 20 a Prograd reunirá em Chapecó, os Coordenadores Acadêmicos e de

31  cursos de graduação de toda a universidade, para discutir diversos temas,

32  entre eles evasão e retenção, além da organização de um fórum dos cursos de

33  licenciatura buscando discutir um projeto institucional de formação de

34  professores da educação básica, e da constituição de um fórum dos

35  bacharelados, buscando discutir a aproximação destes cursos com o

36  desenvolvimento regional; que o calendário do processo seletivo SISu foi

37  divulgado recentemente, a UFFS tem até o dia 28 de novembro para fazer a

38  adesão, que implica na definição de cursos e vagas que serão ofertadas e que

39  conforme o calendário, o SISu divulgará a primeira chamada no dia 26 de

40  janeiro de 2015, com matrículas no dia 30 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro. O

41  conselheiro Clóvis Butzge comunicou que o Campus Realeza estava

42  realizando atividades e palestras alusivas ao Dia da Consciência Negra, além

43  de semanas acadêmicas de alguns cursos. O conselheiro Edemar Rotta

44  informou que estava sendo realizado no Campus Cerro Largo, o Salão das

45  Ciências, envolvendo o PIBID e as escolas do Ensino Médio, além da

46  realização da Semana Acadêmica de Letras e na próxima semana, um

47  seminário de encerramento do ano do plano de formação com os professores

48  da educação básica. Não havendo mais informes, passou-se à Ordem do Dia:

49  2.1) Processo nº 23205.004049/2014-06 - Proposta de Calendário

50  Acadêmico 2015 - apresentação do relato do conselheiro Edemar Rotta.

51  2.2) Edital Processo Seletivo 2015. 2.3) Processo nº 23205.000299/2014-69

52  - Projeto Pedagógico do curso de graduação em Agronomia -

53  Bacharelado/Campus Erechim (Edital PR0NERA/2012) - apresentação do

54  relato do conselheiro Martinho Machado Júnior. 2.4) Processo nº

55  23205.004072/2014-92 - Proposta de reestruturação do Projeto

56  Pedagógico do curso de graduação em Ciências Econômicas -

57  Bacharelado/Campus Laranjeiras do Sul - apresentação do relato do

58  conselheiro José Oto Konzen. 2.5) Processo nº 23205.002216/2014-76 -

59  Minuta de resolução que regulamenta a abreviação da duração do curso

60  de graduação por extraordinário aproveitamento nos estudos -

61  apresentação do relato do conselheiro Ronaldo César Darós. O Presidente

62  informou que na noite anterior havia recebido mensagem da coordenação do

63  curso regular de Agronomia/Campus Erechim, solicitando tramitação em

64  regime de urgência, do processo de reformulação do PPC daquele curso. O

65  representante daquele campus, conselheiro João Paulo Bender, se pronunciou

66  dizendo que havia recebido a demanda do curso, que foi realizada ontem

67  reunião do colegiado para aprovação das alterações no PPC e que

68  encaminharam pedido de tramitação em regime de urgência em função da

69  justificativa enviada pelo coordenador do curso, que após visita da comissão de

70  avaliação e reconhecimento do MEC, o curso sofreu uma diligência e deveria

71  encaminhar um protocolo de compromisso. Em 15 de outubro foi postado o

72  protocolo de compromisso, que cita a revisão da bibliografia constante no

73  projeto pedagógico do curso, bem como a revisão dos componentes

74  curriculares, considerando de suma importância a aprovação do novo PPC em

75  um prazo de 60 dias. O Presidente lembrou que este processo já está

76  tramitando na CGRAD há mais de um ano, com relator designado, mas que o

77  mesmo não se encontra na presente sessão. Não havendo mais indicações

78  com relação à pauta, o Presidente perguntou se havia concordância na

79  inclusão do item PPC de Agronomia em regime de urgência. O conselheiro

80  Geraldo D. Gonçalves de Oliveira considerou que, devido ao encaminhamento

81  da matéria ter sido feito na noite anterior, não seria justo incluí-lo na pauta

82  desta reunião, em respeito aos demais pontos. O Presidente entendeu que

83  deveria ser feita uma discussão e explicou que a coordenação do curso está,

84  de fato, encaminhando uma resposta à consulta feita pela CGRAD, enviada ao

85  colegiado em 20 de março de 2014; que, conforme a documentação

86  encaminhada pela coordenação, o colegiado do curso encaminhou três atas de

87  reuniões realizadas para tratar deste assunto e pelos documentos que vieram,

88  o processo ficou parado naquele colegiado do mês de março ao mês de

89  setembro, o que caracteriza a não urgência do processo. Enfatizou que a

90  alegação de que o processo precisa tramitar com urgência, por conta do

91  protocolo de compromisso assinado pela universidade junto ao MEC, também

92  de certo modo não justifica o pedido de urgência porque, primeiro, no relatório

93  de avaliação do curso não há apontamentos de necessidade de mudança no

94  PPC. No protocolo de compromisso só precisavam constar as dimensões que

95  tiveram nota menor do que 3, o que ocorreu basicamente na dimensão de

96  infraestrutura, referentes a laboratório e bibliografia. É por conta da nota 1 no

97  quesito bibliografia que o colegiado propôs e justifica uma alteração no PPC

98  agora, como necessidade de atualização da bibliografia para que se possam

99  fazer aquisições de novos livros para suprir a carência apontada pela comissão

100  de avaliação. Explicou que a Prograd, desde que soube que havia sido

101  colocado no protocolo de compromisso a revisão do PPC, vinha estudando

102  alternativas para resolver esta situação, e na última sexta-feira, encaminhou

103  um memorando à coordenação do curso, determinando que fosse feita a

104  atualização da bibliografia do ementário do PPC vigente. Além disso, pesa

105  contrariamente ao pedido do colegiado como ele próprio tem tratado esta

106  matéria, porque quem definiu no protocolo de compromisso que seria feita uma

107  alteração no PPC foi o próprio colegiado, contrariando inclusive recomendação

108  da Prograd. O colegiado fez isto na primeira semana de outubro, já sabia da

109  necessidade de alteração do PPC antes da sessão ordinária do mês de

110  outubro, ocorrida dia 16 daquele mês. Depois disso houve sessão

111  extraordinária dia 3 de novembro, também não foi encaminhado pedido do

112  colegiado, deixando para encaminhar na última hora. Considerou que isso

113  demonstra que o próprio colegiado não tem tratado o assunto com a urgência

114  que agora exige da Câmara. O conselheiro José Oto Konzen enfatizou que

115  está bem esclarecido que a caracterização da urgência, por parte do colegiado,

116  é bem focada no que diz respeito aos referenciais bibliográficos, e o

117  encaminhamento administrativamente já foi feito pela Prograd, de maneira que

118  não há motivação para a tramitação em regime de urgência e julgou não ser

119  adequado adotar este tipo de procedimento para analisar os processos na

120  CGRAD. O conselheiro Edemar Rotta também entendeu que não havia

121  nenhuma necessidade de regime de urgência e se reportou à fala do

122  Presidente, sobre a comissão que já existe para revisão conjunta dos PPCs de

123  Agronomia e estabelecimento de diretrizes para os cursos, e tratando o curso

124  do Campus Erechim em regime de urgência se estaria "quebrando” o acordo

125  que já existe. O prof. Gismael Francisco Perin, pertencente ao colegiado do

126  curso de Agronomia/Campus Erechim, se manifestou dizendo que é membro

127  da comissão de acompanhamento do MEC, justificou a necessidade de

128  urgência de aprovação do PPC, conforme postagem da Pesquisa Institucional.

129  Explicou que o colegiado já começou a trabalhar em março, assim que recebeu

130  o retorno da CGRAD, mas parou os trabalhos porque foi informado de que

131  haveria uma discussão entre todos os cursos de Agronomia da universidade.

132  No final de setembro foram informados da diligência do MEC e agilizaram o

133  processo para o retorno à CGRAD o mais breve possível. O colegiado do curso

134  só conseguiu aprovar estas alterações na reunião de ontem, sendo

135  encaminhada em seguida à CGRAD. Enfatizou que provavelmente não haverá

136  novo pregão para compra de livros e o problema persistirá na nova visita do

137  MEC, significando que a instituição não tomou nenhuma providência neste

138  sentido, e o resultado disto é que a próxima turma não se forma até o curso

139  não ter estes itens atendidos. Citou que a nova listagem de livros, autorizada

140  pela Prograd, geraria troca de ementas, de objetivos de disciplinas, e o trabalho

141  que tiveram para a reformulação do PPC foi muito maior do que uma

142  substituição de livros. Informou que terão que enviar relatório para o MEC até o

143  início de dezembro, e gostaria de enviar notícias de que a universidade está

144  preocupada com a qualidade da formação dos estudantes de Agronomia do

145  Campus Erechim. O Presidente esclareceu que tanto a Prograd, quanto a

146  Reitoria e a CGRAD estão sim preocupadas com os estudantes do curso de

147  Agronomia e com todos os estudantes da universidade, não há porque duvidar.

148  Por conta disto, tomou-se a iniciativa de determinar administrativamente a

149  alteração daquele PPC exatamente para que se possa cumprir o termo de

150  compromisso, elaborado pelo colegiado e não pela Pesquisadora Institucional

151  nem pela Prograd. O que está escrito no plano de ação é a aprovação com

152  vistas às referências bibliográficas e se está garantindo que aconteça a

153  atualização das referências bibliográficas dentro do prazo previsto. Gostaria de

154  apresentar no relatório parcial, dia 15 de dezembro, que este trabalho foi feito e

155  que a partir do início de 2015 esta universidade poderá fazer a atualização do

156  PPC de Agronomia, dentro destas condições, pois já existe grupo de trabalho

157  atuando na dinâmica de reformulação dos PPCs de Agronomia e isto será

158  indicado no relatório parcial. Destacou que a UFFS tem o prazo de um ano

159  para fazer isso e portanto não vê como perigo os estudantes não receberem

160  diploma. Afirmou que acredita que fazendo a atualização bibliográfica agora,

161  trabalhando para a atualização do acervo da biblioteca ao longo de 2015 e

162  fazendo um processo coordenado entre toda a universidade de revisão dos

163  PPCs de Agronomia, e apresentando isso nos relatórios, não há porque o MEC

164  não reconhecer o esforço que está sendo feito. Não havendo mais

165  manifestações, o Presidente colocou a votação do tema em regime de

166  urgência, que com sete votos contrários e um favorável, foi rejeitado. Como já

167  tramita na CGRAD, o processo seguirá o fluxo normal. 2.1) Processo nº

168  23205.004049/2014-06 - Proposta de Calendário Acadêmico 2015 -

169  apresentação do relato do conselheiro Edemar Rotta. O relator apresentou

170  seu relato e voto, em seguida abrindo-se espaço para manifestações. O

171  Presidente colocou em debate o adiamento do início do ano letivo, pois devido

172  ao calendário SISu, divulgado na última semana, com este calendário proposto,

173  iniciando as aulas em 23 de fevereiro, só será possível fazer duas chamadas

174  do processo seletivo antes do início das aulas. Por conta disto, cogitou-se a

175  possibilidade de atrasar o início do primeiro semestre em uma semana, para o

176  dia 2 de março, o que possibilitaria fazer três chamadas antes do início das

177  aulas. O relator se manifestou dizendo que é preciso considerar a questão do

178  calendário do SISu e é favorável a estender o calendário todo por uma

179  semana, para não prejudicar o andamento das atividades. O conselheiro José

180  Oto Konzen considerou que como configura no texto do Plano Nacional de

181  Educação, se está caminhando para um sistema nacional de educação

182  integrado e isso reflete na organização funcional das instituições. Existem

183  questões de ordem prática, e na medida que o calendário da UFFS

184  dessintoniza muito com o de outras instituições, cria-se dificuldades de várias

185  ordens. Dando continuidade à discussão, o Presidente informou que recebeu

186  diversas contribuições dos campi para o calendário acadêmico, principalmente

187  com relação à inclusão de eventos e sugeriu debate sobre a possibilidade de

188  publicação de um calendário de eventos, fora do calendário acadêmico. Foi

189  colocado em votação o voto do relator, sendo aprovado por unanimidade e

190  passou-se, então, a discutir sobre a necessidade ou não de adiar o início do

191  semestre em uma semana. O conselheiro Clóvis Butzge manifestou sua

192  posição de não protelar o início do semestre, o que gerará atraso também no

193  final do ano, e problemas nas chamadas devem ser resolvidos

194  administrativamente pela Reitoria. A conselheira Angela Derlise Stübe

195  considerou um problema iniciar o semestre letivo sem ter uma parcela dos

196  estudantes matriculados, o que provavelmente ocorrerá se for mantida a

197  proposta de início para dia 23/02. Após o debate, procedeu-se a votação da

198  proposta de início do primeiro semestre em 02/03 e final em 15/07, início do

199  segundo semestre em 05/08 e final 19/12. Com três votos contrários, um

200  favorável e três abstenções foi recusada a proposta de alteração do início e

201  final do ano letivo, mantendo-se o que está na proposta original. Sobre a

202  inclusão ou não, no calendário acadêmico, dos eventos (semanas acadêmicas,

203  datas de formaturas e outras), após amplo debate entendeu-se que devem

204  constar no calendário as datas que dizem respeito à vida acadêmica e os

205  eventos deverão constar em outro calendário. Sobre a sugestão do relator de

206  definir com clareza quais as datas, em cada semestre, serão utilizadas para a

207  integralização dos dezoito dias letivos em cada dia da semana, o Presidente

208  perguntou se a Câmara autorizava a Prograd a fazer o estudo de modo a

209  garantir de que sejam nas últimas semanas de aula e houve acordo sobre isto.

210  Ainda serão feitos pequenos ajustes, por parte da DRA, mas que não alteram a

211  estrutura do calendário e não havendo nada mais a tratar, o assunto foi

212  encerrado e será publicada resolução. 2.2) Edital Processo Seletivo 2015. O

213  Presidente explicou que a matéria foi encaminhada para esta sessão em

214  virtude da urgência das datas e solicitou que se considere o parecer da

215  Procuradoria como o relato adequado e suficiente para a tramitação deste

216  processo, sem designação de relator, para que se possa fazer a aprovação e

217  publicar ainda no mês de novembro o edital do Processo Seletivo. O

218  Presidente comunicou que recebeu uma solicitação do Campus Erechim,

219  referente à oferta do curso de Engenharia Ambiental, que o ingresso seja no

220  segundo semestre letivo, ainda que o processo seletivo seja agora,

221  contrariando a Resolução nº 10/2014/CONSUNI/CGRAD. Da mesma forma, foi

222  enviada solicitação do curso de História/Campus Chapecó para ingresso no

223  segundo semestre, pedidos inclusive apoiados pela Direção de Campus. O

224  conselheiro Edemar Rotta colocou que ainda não estava convencido da

225  necessidade de mudança solicitada pelo curso de Engenharia

226  Ambiental/Campus Erechim e da História/Campus Chapecó. O conselheiro

227  Edemar Rotta considerou que isso foi discutido na última reunião, as

228  justificativas não estão convincentes e entende que deve ser mantido o que foi

229  aprovado. O conselheiro João Paulo Bender se manifestou sobre a solicitação

230  do curso de Engenharia Ambiental, para entrada no segundo semestre, que foi

231  devido ao colegiado não ter tempo hábil de alterar a matriz do curso para oferta

232  em 2015, no primeiro semestre. Não havendo mais manifestações, o edital foi

233  posto em votação, sendo aprovado por unanimidade. Passou-se à apreciação

234  das alterações solicitadas: alteração do ingresso dos cursos de

235  História/Campus Chapecó e Engenharia Ambiental/Campus Erechim, do

236  primeiro para o segundo semestre de 2015 e em regime de votação, a proposta

237  teve três abstenções, três votos contrários e um voto favorável, não sendo

238  aprovada. O Presidente aproveitou para registrar que neste edital está indicada

239  a oferta de 62 vagas no curso de Medicina/Campus Passo Fundo, (31 no

240  primeiro e 31 no segundo semestre), de acordo com o que está na Resolução

241  nº 10/2014/CONSUNI/CGRAD. Ocorre que até esta data, o MEC não autorizou

242  a oferta de 62 vagas no Campus Passo Fundo, continuam as 40 originalmente

243  autorizadas. O edital poderá ter que ser corrigido se o MEC não publicar a

244  ampliação de vagas até a data de sua publicação. O mesmo ocorre com as

245  vagas de Medicina/Campus Chapecó, que não constam no edital, mas há um

246  processo em andamento no MEC e até a presente data não houve publicação

247  de autorização do funcionamento deste curso. É provável que se houver esta

248  autorização, as vagas serão incluídas no edital. 2.3) Processo nº

249  23205.000299/2014-69 - Projeto Pedagógico do curso de graduação em

250  Agronomia - Bacharelado/Campus Erechim (Edital PR0NERA/2012) -

251  apresentação do relato do conselheiro Martinho Machado Júnior. Em

252  virtude da ausência justificada do relator, o conselheiro suplente Geraldo

253  Gonçalves leu o relato e voto. O Presidente tomou a palavra e fez alguns

254  esclarecimentos: o curso de Agronomia já está no seu segundo semestre, este

255  processo tramitou tardiamente, após o início do curso, porque inicialmente,

256  este PPC estava vinculado à aprovação da alteração do PPC do curso de

257  Agronomia regular do Campus Erechim. Aquele processo está com um atraso

258  bastante grande e isso acabou desvinculando os processos e foi necessário

259  reorganizar a proposta do PPC específico ofertado em regime de alternância,

260  no edital do Pronera. Sobre a sugestão apresentada pelo relator, da

261  necessidade de prever aulas práticas nos componentes de Física, Química e

262  Informática, o curso de Agronomia não é regido pelas DCNs das Engenharias,

263  ainda que o curso seja referido em alguns documentos como Engenharia

264  Agronômicas e ainda que o exercício profissional de Agronomia e Engenharia

265  estejam hoje reguladas pelo mesmo conselho regional. Nas diretrizes

266  específicas do curso de Agronomia não há indicação de que obrigatoriamente

267  estes componentes curriculares tenham aulas práticas. O conselheiro José Oto

268  Konzen solicitou esclarecimento se proposta de oferta do curso pelo Pronera é

269  distinta das outras propostas de Agronomia oferecidas na instituição e o

270  Presidente esclareceu que, em essência, é a mesma grade curricular, com

271  pequenos ajustes de ementas e componentes, sem mudança substancial. Não

272  havendo mais manifestações, colocou-se em votação o voto do relator, que foi

273  aprovado por unanimidade. Em seguida, questionou se há proposições em

274  contrário ao relator no sentido de que as sugestões sejam encaminhadas

275  apenas como recomendações, e em não havendo, o processo será

276  encaminhado à DOP para os encaminhamentos necessários e posterior

277  publicação da resolução. 2.4) Processo nº 23205.004072/2014-92 - Proposta

278  de reestruturação do Projeto Pedagógico do curso de graduação em

279  Ciências Econômicas - Bacharelado/Campus Laranjeiras do Sul -

280  apresentação do relato do conselheiro José Oto Konzen. O relator

281  apresentou seu relato e voto. Foi aberto espaço para discussão e não havendo

282  manifestações, colocou-se em votação o voto do relator, sendo aprovado por

283  unanimidade. Na sequência, o Presidente questionou os conselheiros sobre as

284  indicações do relator sobre condicionamentos obrigatórios à aprovação do PPC

285  e em não havendo indicações, houve acordo com o voto do relator. Finalizou-

286  se a apreciação do processo nesta sessão e como há alterações obrigatórias,

287  será feita indicação ao colegiado, enquanto Câmara, estabelecendo o prazo

288  para que eles procedam as alterações, sob supervisão da DOP, e também

289  procedam a análise das sugestões indicadas pelo relator. O conselheiro

290  Edemar Rotta ressaltou sua preocupação com as correções solicitadas pelo

291  relator, pois foi relator do processo que transformava o antigo curso para

292  Ciências Econômicas, e algumas observações que fez naquele momento estão

293  sendo refeitas agora pelo novo conselheiro, especialmente no que se refere às

294  linhas de formação, articulação entre desenvolvimento e cooperativismo,

295  referências bibliográficas e também com relação ao ementário. Será

296  recomendado ao colegiado que dialogue com o relator, o que poderá facilitar a

297  reorganização do texto. O Presidente explicou que as alterações que são

298  obrigatórias, nem precisariam retornar ao colegiado porque a própria equipe da

299  DOP as fará e que após o colegiado do curso se manifestar, o processo volta à

300  CGRAD para homologação da aprovação. Considerando o adiantado da hora,

301  não foi possível apreciar o último ponto de pauta, ficando para a próxima

302  reunião. Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu a presença de

303  todos e encerrou a reunião às doze horas, da qual eu, Debora Cristina Costa,

304  Assistente da Pró-Reitoria de Graduação, lavrei a presente Ata, que após

305  aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo Presidente. Chapecó, 18

306  de novembro de 2014.

Data do ato: Chapecó-SC, 18 de novembro de 2014.
Data de publicação: 02 de maio de 2017.

João Alfredo Braida
Presidente da Câmara de Graduação

Documento Histórico

ATA Nº 17/CGRAD/UFFS/2014