ATA Nº 4/CONSCCH/UFFS/2021
Aos onze dias do mês de maio de dois mil e vinte e um, às quatorze horas, através do sistema de videoconferência WEBEX, na sala virtual do Conselho de Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, realizou-se a 4ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus, presidida pelo diretor do campus Chapecó, Roberto Mauro Dall’Agnol. Participaram da sessão os conselheiros titulares: Gabriela Gonçalves de Oliveira (coordenadora Acadêmica), Diego de Souza Boeno (coordenador administrativo), Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Samuel Mariano Gislon da Silva, Fernando Bevilacqua, Élsio José Corá, Vicente Neves da Silva Ribeiro, William Zanete Bertolini, Kátia Aparecida Seganfredo, Morgana Fabiola Cambrussi, Lucia Menoncini, Marcelo Moreno (coordenadores de cursos de graduação); Aline Gravina, Marlon Brandt, Samira Moretto, Milton Kist (coordenadores de curso de pós-graduação); Guilherme Dal Bianco, James Luiz Berto, Letícia Ribeiro Lyra, Nedilso Lauro Brugnera (representantes docentes); Roseni Maria Zuconelli, Rozilene Bellaver, Tiago Boldrin, (Representantes TAE’s); Cleber Felipe Martins Esposti, Bernardo André Mantovani (representantes discentes) Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Claudio Claudino da Silva Filho, Guilherme Martinez Mibielli, Valdete Boni (coordenadores adjuntos de graduação); Flavio Miguel de Oliveira Zimmermann (coordenador adjunto de pós-graduação); Alexandre Maurício Matiello, Claudia Andrea Rost Snichelotto (representante docente); Elisângela Ribas dos Santos, Jonas Goldoni (representante técnico administrativo em educação); Diana Cristina Dahmer (representante discente). Não participaram da sessão por motivos justificados, os conselheiros: Odair Neitzel (coordenador de programa de pós-graduação) Não participaram da sessão e não justificaram, os conselheiros: Débora Tavares de Resende e Silva (coordenadora de curso de pós-graduação); Ricardo Demeneck Reinaldo (representantes discentes). O Presidente iniciou a sessão com ponto 1 Expediente. Item 1.1 Apreciação da Ata da 3ª Sessão Ordinária de 2021. Em votação, a ata foi aprovada, com uma abstenção. Comunicados: O presidente comunicou que no decorrer do ano de 2020, em diálogo com os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciência da Computação, Matemática, discutiu-se a possibilidade de criação de um núcleo de engenharias; atualmente o núcleo ainda não está oficialmente constituído, mas o grupo de trabalho está realizando estudos quanto à possibilidade de criação de novos cursos relacionados à área de engenharia e inovação. O presidente passou a palavra ao conselheiro Diego comunicou sobre as obras que estão sendo realizadas no campus, informou que houve a entrega dos materiais para as estufas das áreas experimentais, porém havia divergência entre as medidas solicitadas e o material entregue, por isso a empresa recolheu os materiais com divergência e fará nova entrega. Sobre o orçamento o conselheiro informou que a LOA foi aprovada no final de março, e que ainda não foi publicada a liberação orçamentária. Em seguida o presidente passou a palavra à conselheira Kelly Tosta, a conselheira fez um convite para o WEBINAR sobre Ansiedade e Saúde mental, o evento será transmitido pelo canal no do Empreende UFFS, no Youtube. A conselheira também informou que, no dia 17 de maio, acontecerá o Workshop: “Emoções o que você sabe sobre elas?” o evento também será transmitido pelo canal do Youtube. O presidente passou a palavra à conselheira Morgana que fez um convite para que a secretaria e a presidência do conselho de campus passassem a compor um grupo, já existente, no aplicativo whatsapp, o objetivo é formalizar as comunicações feitas no grupo, gerenciar e atualizar os participantes, e compartilhar informações sobre as pautas debatidas nas sessões. Em seguida o presidente passou a palavra ao conselheiro Élsio, que fez um convite para a aula Magna do curso de Filosofia. A aula será ministrada pelo Professor Gabriele Cornelli no dia 13 de maio às 19h, a aula é uma parceria entre o curso de graduação em Filosofia do campus Chapecó, o programa de mestrado em Filosofia e o curso de graduação em Filosofia do campus Erechim. Não havendo novos comunicados o presidente passou para o item 2 Ordem do dia. O presidente sugeriu a inclusão em regime de urgência da proposta apresentada pela conselheira Morgana sobre a formalização do grupo de whatsapp do conselho de campus Chapecó. Em votação, a solicitação de inclusão do tema foi aprovada por unanimidade. Em seguida a secretaria apresentou a solicitação de inclusão em regime de urgência da homologação do colegiado do curso de Pedagogia, justifica-se que a eleição para coordenação do curso ocorreu após o envio da convocação e por este motivo não foi incluído previamente na pauta. Em votação, a solicitação de inclusão foi aprovada por unanimidade. O Presidente solicitou a retirada do item 2.3 - Homologação dos servidores indicados para compor Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares, considerando que ainda não foram preenchidas todas as vagas disponíveis nesta comissão. Em votação a solicitação de exclusão do ponto de pauta 2.3 foi aprovada por unanimidade. O presidente sugeriu que o ponto apresentado pela conselheira Morgana fosse inserido como primeiro ponto de pauta, não houve objeções. O presidente passou então ao Item 2.1 – formalização do grupo de whatsapp do conselho de campus Chapecó: O presidente consultou se havia concordância da secretaria do conselho de campus em assumir o gerenciamento do grupo no whatsapp. Na condição de secretária do conselho de campus Chapecó, eu, Patricia Santana Dorta, informei que não tenho interesse em compor o grupo e que também não concordo que a gerência do grupo seja atribuída à secretaria. Após debates o presidente, além de elogiar a iniciativa de criação de um grupo para que todos os conselheiros pudessem participar, sugeriu que o grupo permanecesse aberto para que os conselheiros que tiverem interesse possam participar. Não havendo necessidade de votação a pauta será retomada em outro momento, para deliberação. Item 2.2 - Homologação do Colegiado do curso de Pedagogia: O presidente comunicou que o Ofício Nº 37/2021 - CCLP – CH está disponível no moodle aos conselheiros. Não havendo necessidade de leitura do documento e considerando que o mesmo contém o parecer da Coordenação Acadêmica, o presidente colocou a matéria em regime de votação. Em votação a homologação do colegiado do curso de Pedagogia foi homologada por unanimidade. Item 2.3 - Definição do NSO para o mês de junho/2021: A conselheira Gabriela fez uma breve exposição dos dados coletados pela comissão de monitoramento das implicações do COVID-19 no Campus Chapecó. Com base no relatório produzido pela comissão sugere-se a manutenção do NSO 5 para o mês de junho. Em votação o NSO 5 foi aprovado por unanimidade. Item 2.4 - Homologação da CEL – Comissão Eleitoral do Campus Chapecó para as eleições do Consuni: O presidente fez a leitura dos nomes que serão indicados para compor a CEL, conforme segue: representantes docentes: Antônio Luiz Miranda; Darlan Kroth; Jaisson Teixeira Lino; representantes TAEs: Giovani Zocche; João Felipe H. de Camargo; Marina Marafon; representantes discentes: Alexsander Burtet; Ana Carla Batista. Após o debate o presidente colocou a matéria em votação. Em votação as indicações foram homologadas por unanimidade. Item 2.5 - Redistribuição de servidor docente (Processo 23205.005654/2021-61): A conselheira Gabriela, fez uma breve leitura do parecer que consta no processo 23205.005654/2021-61, pedido de redistribuição com permuta entre Ederson Staudt (UFRGS) e Rodrigo Dal Bosco Fontana (UFFS) disponível no moodle aos conselheiros. Após debate o parecer da relatora foi colocado em regime de votação e foi aprovado por unanimidade. Item 2.6 - Requerimento de Remoção de servidor docente: O conselheiro Élsio Corá fez uma breve apresentação do parecer que consta no processo 23205.007630/2020-66, que trata do pedido de remoção por motivo de saúde de servidora docente lotada no campus Realeza, disponível no moodle aos conselheiros. Após a apresentação do parecer, o presidente ponderou que o processo foi encaminhado para relatoria por conta da solicitação de contrapartida de vaga feita no despacho do campus Realeza, destacando que essa solicitação não se aplica na situação em tela. A conselheira Kelly Tosta reforçou a fala do presidente no sentido de que a solicitação de contrapartida de vaga é totalmente descabida e que no processo em análise não caberia sequer manifestação por parte do conselho de campus, uma vez que a remoção por motivo de saúde é direito líquido e certo da servidora e independe do interesse da administração. A conselheira Morgana sugeriu que fosse incluído ao parecer do relator que a remoção se dará sem contrapartida de código de vaga. Em votação o parecer foi aprovado com 4 abstenções, passando a ter a seguinte redação: “"Diante do exposto, o voto do relator é FAVORÁVEL ao requerimento de Remoção a pedido da servidora Danielle Nicolodelli, do Campus Realeza para o Campus Chapecó, de acordo com as justificativas e pareceres apresentados no processo e sem CONTRAPARTIDA DE VAGA.”. Item 2.7 - Requerimento de Remoção de servidor técnico administrativo em educação (Processo 23205.000289/2021-07): O conselheiro Alexandre Matiello fez uma breve apresentação do parecer que consta no processo 23205.000289/2021-07 – requerimento de remoção da servidora Diana Baldin -, disponível no moodle aos conselheiros. Após debate o parecer foi colocado em votação e aprovado com uma abstenção. Item 2.8 Requerimento de remoção de servidores técnicos administrativos em educação (Processos 23205.001362/2021-50 e 23205.001693/2021-90): A conselheira Kelly Tosta, fez um breve relato sobre os pedidos de remoção dos servidores TAE’s Vanessa Zamodzki de Camargo e Marcos Eugenio Franceschi. Considerando que o pedido da servidora Vanessa trata de remoção para o Gabinete do Reitor e que o servidor Marcos está lotado na PROGRAD, a relatora solicita que seja incluído ao processo a confirmação de que a servidora Vanessa será removida para o gabinete do reitor. O presidente informou que já está formalizado entre as chefias e os servidores interessados, que a remoção será para o gabinete do reitor. Encerrado o debate o voto da relatora foi colocado em regime de votação, restando aprovado por unanimidade. Sendo dezesseis horas e seis minutos, e não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Patricia Santana Dorta, Secretária de Direção e dos Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue assinada por mim e pelo presidente.
Data do ato: Chapecó-SC, 10 de junho de 2021.
Data de publicação: 17 de junho de 2021.
Roberto Mauro Dallagnol
Presidente do Conselho de Campus Chapecó