ATA Nº 5/CONSCCH/UFFS/2023

ATA DA 2ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2023 DO CONSELHO DE CAMPUS CHAPECÓ

Aos vinte e dois dias do mês de março de dois mil e vinte e três, às catorze horas e cinco minutos, no auditório da Biblioteca do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul, realizou-se a 2ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus, presidido pelo Diretor do campus Chapecó, prof. Roberto Mauro Dall?Agnol. Participaram da sessão os conselheiros titulares: Diego Boeno (coordenação administrativo); Guilherme Dal Bianco, Valdete Boni, Marlon Luis Neves Da Silva, Bruno Antônio Picoli, Solange Labonia, Divane Marcon (coordenadores de cursos de graduação); Milton Kist, Sarah Maciel e suplente (coordenadores de curso de pós-graduação); Jean Franco Mendes Calegari, Marco Aurélio Spohn, Noeli Gemelli Reali, Odair Neitzel (representantes docentes); Luciano Pessoa de Almeida, Elise Cristina Eidt, Jonas Goldoni, Alana Zamoner Valmorbida (representantes TAE?s); Thaís Daniela Santos Machado (representante discente graduação); Gerson Junior Naibo (representante discente pós-graduação). Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Ari Sothe, James Berto, Andrey Luis Binda, Jane Teresinha Donini Rodrigues (coordenadores adjunto de graduação); Flávio Zimmermann (coordenador adjunto de pós-graduação); Renilda Vicenzi (representante suplente docente). Justificaram ausência: Larissa Hermes Thomas Tombini, Katia Aparecida Seganfredo, Cristina Otsuchi, (coordenadoras de cursos de graduação); Claudecir dos Santos, Ani Marchesan, Marcelo Jacó Krug (coordenadores de curso de pós-graduação); Claudete Gomes Soares (representante docente). Não participaram e não justificaram ausência: Gabriela Gonçalves de Oliveira (coordenadora acadêmica); Ediovani Antônio Gaboardi, Elsio José Corá, Thais Nascimento Helou, Maíra Rossetto, (coordenadores de cursos de graduação); Fabiana Brun Haag(coordenadora adjunta de curso de graduação); Ana Maria De Oliveira Pereira (coordenadora adjuta de pós-graduação); Newton Marques Peron Flávio Zimmermann, Antonio Marcos Myskiw e Marlon Brandt, Pedro Murara e Willian Simões, (coordenadores de curso de pós-graduação); Angelo Brião Zanela e Antonio Luiz Miranda (representantes docentes); Edimar Roque Martello Júnior e Rodrigo Rodrigues (representantes TAE); Stefani Daniele Quadros da Silva e Maria Lúcia Ferreira Toledo, Thais Campos da Silva e Marcos Paulo Albert de Freitas (representantes discente graduação); Walter Parizotto e Locenir de Moura Selivan (representantes comunidade regional). A sessão teve início com o 1.1 Expediente Comunicado que Ata da primeira sessão será disponibilizada em breve e apreciada na próxima sessão, devido à dificuldade operacional do setor. 1.2 Comunicados: conselheiro Jean Franco Mendes Calegari questionou sobre orientações do plano de ensino para este semestre, dentro das orientações veio o novo regulamento e também um ofício circular 02/2023 da PROGRAD, na qual autoriza os docentes a utilizar o sistema avaliativo já existente, no entanto, apresenta um conflito legal entre estes dois documentos. O mesmo conselheiro questionou sobre a exigência da vacinação contra COVID-19. O presidente do conselho apontou que verificaria essa orientação e dará o retorno posterior, e frisou que pela resolução do CONSUNI, a qual se mantêm, mas será verificado se houve alguma mudança de normativa. Sobre o questionamento do conselheiro Jean Franco Mendes Calegari, a conselheira Divane Marcon, esclareceu que entende que o sistema SGA ainda deve ser usado, visto a não implantação do novo sistema SIGAA. Conselheiro Diego de Souza Boeno, comunicou em relação às obras do campus, a respeito da quadra poliesportiva que no momento conta somente com a terraplanagem realizada, a gestão e fiscalização é realizada pela secretaria de obras, seu setor busca-se acompanhar o andamento também, o término era previsto para dia cinco de maio, a empresa já foi advertida, sendo que a empresa está com processo sancionador em andamento. Quanto a obra do estacionamento central, a empresa iniciou, realizou a obra até uma certa etapa e parou, a empresa foi notificada, a mesma afirma dificuldades com mão de obra, encaminhando-se para um processo sancionador essa obra dada a não execução da empresa. Essas duas obras acima citadas estavam sendo realizadas por empresas de outros estados. Já a obra da cantina universitária, estando quase pronta, com a empresa cobrada e notificada, realizou-se termo aditivo de mais trinta dias para a conclusão da obra. A empresa desta obra realizou naquela semana reunião com a secretaria de obras com fim de dar o encaminhamento desta obra e a do patrimônio e almoxarifado central, na qual é da mesma empresa. A obra do galpão das áreas experimentais, tem estado mais adiantada, deve ser feito mais um termo aditivo para atender as estufas e com finalização para o início de abril. Conselheiro Luciano Pessoa de Almeida, usou o espaço para divulgar o projeto de extensão Feirinha da UFFS ? Campus Chapecó, que conta com a comercialização de produtos coloniais e artesanais, com previsão de volta para o dia treze de abril, provável todas as quinta-feira das dez horas da manhã às vinte e uma horas. Já foi entrado em contato com alguns agricultores e possui inscritos. O conselheiro Luciano estendeu seu convite caso algum dos conselheiros conheça alguém que gostaria de participar, como agricultores familiares, estudantes, estes podem fazer o cadastramento. Conselheiro Jonas Goldini, no papel de servidor solicitou pedido de encaminhamento sobre a comissão de readequação dos espaços dos laboratórios, na qual no ano passado foi encaminhado um relatório e a não definição de uma posição em relação aos trabalhos da comissão pois relata diversos transtornos que estão ocorrendo na CLAB sobre os espaços. Desta forma solicitando posicionamento da direção de campus sobre o assunto. O presidente esclareceu que a intenção foi ter uma discussão ampla com todos os representantes de todos os laboratórios obre os espaços disponíveis para que a comissão composta pudesse se reunir com o objetivo de verificar a ociosidade de alguns espaços e avaliar a necessidade de novos espaços, se possível, compartilhá-los, procurando atender as necessidades de todos os cursos. Ao final a comissão não chegou à conclusões efetivas. E que o relatório encontra-se disponível no processo 23205023427/2022, constando as sugestões dos técnicos da CLAB. A coordenação acadêmica com base nesses dados e no relatório propôs alguns ajustes, mas nem todos os ajustes estavam de pleno conhecimento dos cursos e dos laboratórios envolvidos. Esclareceu também que está buscando conversar com os cursos, com sensibilização dos cursos que necessitem de outros espaços ou de mudanças. A intenção foi fazer um trabalho mais técnico e com as negociações possíveis. Há a necessidade de diálogo para devidas acomodações/realocações e que precisam ser dialogadas agora. Nos próximos dias será resolvido esse consenso e também terá conversa com a CLAB sobre. Além disso, a direção está tentando viabilizar espaços para laboratórios que não estavam inclusos no relatório. A conselheira Solange Labonia, do curso de letras, relatou que não foram consultados sobre alteração de laboratórios de letras, explanando que não tiveram acesso ao relatório e que membros do curso que faziam parte da comissão também não foram informados. E que se sentiram desrespeitados pela forma como foi conduzida essa situação, questionando a legitimidade deste processo. Conselheiro Jonas ponderou sobre não ocuparem espaços previamente, porém em contato com Coordenação Acadêmica alguns espaços precisaram ser ocupados previamente de forma emergencial, mas foi consultado a coordenadora acadêmica sobre a necessidade. Sobre o espaço da copa explicou que seria para uso dos servidores da CLAB e discentes, especialmente da pós, os quais algumas vezes comem no corredor. Presidente encaminhou que nesses casos que envolvem discussões o correto seria mais adequado colocar como ponto de puta para não avançar em uma discussão que não é pautada, e para não fugir do regimento, assim reservarmos ao período de comunicados a apenas os comunicados. O presidente também esclareceu à conselheira Solange Labonia que q a direção de campus nomeou a comissão e que foi coordenada pela comissão acadêmica com a melhor das intenções e que desencontros de informações e que eventuais situações que tenham ocorrido tem sido trabalhado para consertá-las, sem a intenção de prejuízo a algum curso. A conselheira Renilda Vicenzi, questionou sobre a situação e previsão de ar-condicionado nos blocos A e B. Conselheiro Diego informou que já temos alguns equipamentos entorno de dez equipamentos para instalar e acredita que dentro da próxima semana conseguirão instalar, a princípio no bloco A no lado que tem mais insolação. Está no aguardo da empresa que foi contratada para manutenção e instalação destes equipamentos, dentro da próxima semana a empresa pode ser notificada. Para demais salas de aula do bloco A e B incluiu para aquisição este ano no plano de comprar. Em 2021 havia sido incluído porém os itens não tiveram as propostas de fornecedores. O presidente frisou o esforço feito pela coordenação administrativa e secretaria de obras quanto as obras, e o que mais preocupante é o estacionamento central que não se está visualizando a conclusão, mas a cantina e o galpão veremos sua finalização, a quadra poliesportiva também não tem se visualizado avanços, e frisa que a legislação por vezes trava muitas coisas nestas situações não permitindo a transferência do valor para uma outra empresa, e tendo que passar novamente por um processo licitatório. Para complementar o presidente informou que os brises que desde sua gestão na direção até o momento não tem conseguido contrato com uma empresa para o concerto dos mesmos. 2.1 Recomposição da vaga referente ao Pedido de Exoneração do docente Adriano Padilha (domínio específico) para o curso de Ciência da Computação; em apreciação, aprovado por unanimidade. Na sequência, foi tratado do item 2.2 Apreciação ad referendum de servidores para compor o CEP ? Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos ? Ofício 03/2023 ? Conselho de Campus; em apreciação, aprovado por unanimidade. Como critério o primeiro inscrito. Por fim, o item 2.3 Indicação de suplente para a Comissão de Ética em Pesquisa (CEUA-UFFS), conforme OFÍCIO N° 1/2023 ? CEUA. Por meio de consulta aos docentes não se teve candidatos à vaga, no entanto a Professora Gabriela Gonçalves de Oliveira candidatou-se a suplência. Em apreciação, aprovado por unanimidade. As dezesseis horas e três minutos, com a conclusão da pauta, o presidente declarou a sessão encerrada e eu, Simone Knakievicz Prestes, Secretária da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue assinada por mim e pelo presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 08 de maio de 2023.
Data de publicação: 09 de maio de 2023.

Roberto Mauro Dallagnol
Presidente do Conselho de Campus Chapecó