ATA Nº 11/CONSC RE/UFFS/2018
Aos treze dias do mês de novembro do ano de dois mil e dezoito, as catorze horas e doze minutos, no Auditório do Bloco dos Professores do Campus Realeza da UFFS, em Realeza-PR, foi realizada a 1ª Sessão Conjunta do Conselho do Campus e Conselho Comunitário do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Diretor do Campus, Antonio Marcos Myskiw. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros do Conselho do Campus: Eloá Angélica Koehnlein (Coordenadora do curso de Nutrição), Gilza Maria de Souza Franco (Coordenadora do curos de Ciências Biológicas), Letiére Cabreira Soares (Coordenador do curso de Química), Maiara Garcia Blagitz Azevedo (Coordenadora do curso de Mestrado em Saúde, Bem-estar Animal e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul), Maikel Douglas Florintino (Coordenador Administrativo), Marcos Antônio Beal (Coordenador Acadêmico), Patricia Romagnolli (Coordenadora do curso de Medicina Veterinária), Viviane Scheibel de Almeida (Coordenadora Adjunta do curso de Física); representantes docentes: Clóvis Piovesan, Daniel Galiano, Emerson Martins, Felipe Beijamini, Marcelo Zanetti; representantes técnico-administrativos em educação: Andréia Florêncio Eduardo de Deus, Hudison Loch Haskel; membros do Conselho do Campus ausentes por motivos justificados: Andréia Cristina de Souza (Coordenadora do curso de Letras), Eliani Frizon [titular] (representante docente), Fabiana Elias [titular] (representante docente), Gilson Luís Voloski [suplente] (representante docente), Luciana Pereira Machado [suplente] (representante docente), Márcia Adriana Dias Kraemer [titular] (representante docente), Sergio Roberto Massagli (Coordenador Adjunto do curso de Letras); membros do Conselho do Campus ausentes: Alef Zagato de Araújo [titular] (representante discente), Amanda Rocha Fujita [suplente] (representante discente), Bruna Maykiara Rodrigues [titular] (representante discente), Danielli de Oliveira Loeve [suplente] (representante discente). Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros do Conselho Comunitário: Claudemir de Chaves, Diego Sigmar Kohwald, Elemar Linke, Leocir Sartor, Valmor Dalaroza; representantes técnicos administrativos em educação: João Paulo Gollner Reis, Maikon Fábio Weber (suplente); membros do Conselho Comunitário ausentes por motivos justificados: Adriana Cristina Kozelski, Anderson Luis Michels, Erica Izabel do Nascimento, Gilson Luís Voloski [titular] (representante docente), Fabíola Dalmolin [suplente] (representante docente), Josiane Carine Wedig, Lizandra Felippi Czerniaski; membros do Conselho Comunitário ausentes: Afonso Bruzamarello, Antonio Binotto, Cesar Giovane Colini Gonçalves, Christine Nascimento Grabaski, Claudio Eduardo de Oliveira, Cleide Aparecida Feix, Dalcio Korb, Eliane Salete Vendrusculo, Eloni Terezinha Welter, Inácio José Werle, Jair Divino dos Santos, Jarbas Polo, José Ademar Frey, José Carlos Vandresen, Leandro Turmena, Luis Ademar Panzer, Luis Pirin, Milton Andreolli, Odir Basso, Paulo Fernando Diel, Paulo Roberto Czekalski, Paulo de Souza, Reginaldo Menin, Rosane Aparecida Bettin Baldissera, Rosemeire Migliorini Lobo, Silvio Ribas, Tovar Barbacovi, Valdemir Argenta. Iniciada a sessão, o presidente passou, de imediato à Ordem do Dia. Apreciação do planejamento orçamentário do Campus para 2019. O conselheiro Maikel Douglas Florintino iniciou a apresentação do planejamento orçamentário apresentando a matriz orçamentária de custeio da UFFS para 2019, na ordem de R$ 2.641.899,51, sendo destinado ao Campus Realeza R$ 364.299,68. Além desse valor, o Campus receberá o recurso do Fórum dos Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários (FORDHOV), destinado ao custeio da Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU), correspondente a R$ 226.389,00 e um valor restante do orçamento de 2018 correspondente a R$57.953,00, totalizando um orçamento para 2019 na ordem de R$ 648.641,68. O conselheiro Marcos Beal apresentou o orçamento total solicitado pelos setores, na ordem de R$ 1.543.399,89, conforme segue: a) Direção do Campus: R$ 14.714,16; b) Assessoria de Comunicação: R$ 29.654,57; c) Coordenação Acadêmica: R$ 64.609,73; d) SUHVU: R$971.677,97; e) Clínica-Escola de Nutrição: R$ 12.147,47; f) Áreas Experimentais: R$ 48.617,75; g) Setor de Assuntos Estudantis: R$286,20; h) Laboratórios: R$ 110.627,04; i) Assessoria de Gestão, Administração e Serviços: R$ 41.010,00; j) Assessoria de Gestão de Pessoas: R$ 947,12; k) Assessoria de Logística e Suprimentos: R$ 42.561,39; l) Assessoria de Infraestrutura: R$ 29.348,20; m) Coordenação Administrativa: R$13.333,00; n) Graduação em Ciências Biológicas: R$ 24.778,99; o) Graduação em Física: R$ 4.551,26; p) Especialização em Ciências Naturais e Sociedade: R$ 3.342,45; q) Especialização em Ensino de Língua e Literatura: R$ 3.706,55; r) Graduação em Letras: R$ 4.028,50; s) Graduação em Medicina Veterinária: R$ 19.161,14; t) Mestrado em Saúde, Bem-estar Animal e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul: R$ 62.435,60; u) Graduação em Nutrição: R$ 32.537,10; v) Graduação em Química: R$ 8.323,70. Em seguida, o conselheiro Marcos Beal apresentou orçamento proposto pela equipe diretiva para os cursos, na ordem de R$ 58.000,00, bem como os critérios utilizados para a distribuição deste valor nas seguintes rubricas: a) aulas magnas, aulas de convidados, etc; b) viagens de estudo, visitas técnicas e apoio à ministração de CCRs; c) semanas acadêmicas, seminários, simpósios, congressos, etc; d) estágios e afins (residência pedagógica e PIBID). Para a rubrica “a” foi estabelecido peso 1 para todos os cursos. O orçamento proposto para a rubrica “b” foi distribuído para os cursos de acordo com o número de alunos que utilizarão o recurso. Para as rubricas “c” e “d” foi estabelecido peso 1 para os cursos que demandam destes recursos e peso 0 para os que não demandam. A conselheira Gilza Franco questionou se há possibilidade de remanejamento dentro dos setores. O presidente respondeu que é possível realizar remanejamentos dentro dos setores e cursos. A conselheira Eloá Koehnlein questionou se a rubrica destinada para estágios e afins contemplará todas as viagens para acompanhamento dos estágios supervisionados. O conselheiro Marcos Beal disse que é possível que a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) venha a custear todo o recurso destinado à residência pedagógica e PIBIB, porém ainda não se sabe de qual monta será esse valor. Destacou, ainda, que o orçamento proposto para estágios e afins no planejamento do Campus é exclusivamente para uso de transporte terceirizado. A conselheira Patricia Romagnolli destacou a discrepância existente entre o orçamento solicitado pelos cursos e o proposto pela equipe diretiva. Exemplificou situações em que um determinado curso recebeu menos diárias do que havia solicitado, enquanto outro foi beneficiado com orçamento maior do que o solicitado inicialmente. O conselheiro Marcos Beal esclareceu que o recurso foi distribuído entre os cursos com base nos pesos apresentados anteriormente para definição dos critérios de divisão. O conselheiro Felipe Beijamini sugeriu que o valor destinado ao curso seja limitado ao orçamento proposto inicialmente e o restante seja redistribuído aos demais cursos com base nos pesos estabelecidos pela equipe diretiva. Às dezesseis horas e doze minutos, não havendo o quórum mínimo regimental, o presidente encerrou a sessão e propôs a continuação do debate como reunião de trabalho. Os conselheiros presentes acolheram a proposição da presidência. A sessão foi encerrada, da qual eu, Suellen Karoliny Sergel de Oliveira, Secretária da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente.
Data do ato: Realeza-PR, 13 de novembro de 2018.
Data de publicação: 16 de janeiro de 2025.
Antonio Marcos Myskiw
Presidente do Conselho de Campus Realeza