ATA Nº 6/CONSC RE/UFFS/2024

ATA DA 6ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2024 DO CONSELHO DO CAMPUS.

Aos nove dias do mês de julho do ano de dois mil e vinte e quatro, às treze horas e quarenta minutos, no Auditório do Bloco dos Servidores do Campus Realeza da UFFS, em Realeza-PR, foi realizada a 6ª Sessão Ordinária de 2024 do Conselho do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Diretor do Campus, Marcos Antônio Beal. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: Cláudia Almeida Fioresi (Coordenadora do Curso de Graduação em Química), Flávia Pascoal Ramos (Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição), Marcos Roberto Silva (Coordenador do Curso de Graduação em Letras: Português e Espanhol) e Vanessa dos Santos Moura (Coordenadora do Curso de Graduação em Administração Pública); representantes docentes: Marcelo Zanetti, Berta Lúcia Pereira Villagra; representante discente: Rafael Faller Deola. Participou da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Everton Artuso (Coordenador Adjunto Acadêmico), Eduardo de Almeida (Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Física), Catiane Maria Dalcortivo (Coordenadora Adjunta Administrativo), Dalila Moter Benvegnu (Coordenadora do Curso de Mestrado em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul), Vanessa Silva Retuci (suplente docente), Jackson Luís Martins Cacciamani (suplente docente), e Marcia Adriana Kraemer (suplente docente). Não compareceram à sessão por motivos justificados: Denise Maria Souza de Mello (Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária), Dennis Fernandes Alves Bessada (Coordenador do Curso de Graduação em Física), Edson Antônio Santolin (Coordenador Administrativo), Felipe Beijamini (Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Ciências Biológicas), Tatiana Champion (Coordenadora do Curso de Mestrado em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul), Andréia Cristina de Souza (titular docente), Paulo Henrique Braz (suplente docente), Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia (titular docente). Não compareceram à sessão sem apresentar justificativa: Cristiane de Quadros (Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia), Adalgiza Pinto Neto (Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária), Samuel Aires Lourenço (representante Técnico-Administrativo), Vagner Garcias de Vargas (Suplente Técnico-administrativo), Marcelo Karol Galvão de Meira (representante discente), Aloísio João Scandolara (representante da comunidade regional) e Saudi Mensor (representante da comunidade regional). Após a conferência de quórum, o presidente passou ao Expediente. 1.1 Informes. O presidente informou que o Coordenador Acadêmico Ademir Roberto Freddo estará ausente por um período para tratamento de saúde e que o conselheiro Everton Artuso assumirá a Coordenação Acadêmica neste período de afastamento. O conselheiro Everton Artuso falou que ocorrerá amanhã a reunião do Fórum dos Coordenadores onde será tratado os temas como o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) e sobre a representação do Campus Realeza em uma estande na Feira do Melado que ocorrerá no início de setembro no município de Capanema. O conselheiro Jackson Luís Martins Cacciamani expôs que ocorrerá entre os dias 10 a 13 de setembro de 2024 o Congresso Internacional de Memória e Formação Docente (CIMFOR) e que a submissão de trabalhos a serem apresentados neste congresso se encerram no dia 20 de julho de 2024. A conselheira Márcia Adriana Kraemer informou que o Campus Realeza estará sediando no dias 26 e 27 de setembro o II Seminário de Letramentos Acadêmico-Científicos (SELAC) e que o convite para a participação neste evento se estenderá a todos os campi da UFFS. O presidente falou que o movimento paredista dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) foi encerrado e que os servidores grevistas estão retornando as suas atividades nos diversos setores do Campus. No dia 12 de julho de 2024 ocorrerá em Chapecó uma sessão solene da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) em homenagem aos 15 anos da Universidade Federal da Fronteira Sul, que será celebrado no dia 15 de setembro de 2024. Nessa oportunidade, a ALESC entregará em homenagem uma placa para cada campus, em celebração aos 15 anos da UFFS. Na sequência está agendado a ida à Brasília para o dia 15 de julho de 2024 para participar da audiência pública da Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados Federais que tratará sobre o Projeto Lei nº 4505/2021, que visa transformar os campi da UFFS do Paraná na Universidade Federal do Iguaçú. O presidente também falou que participou na semana passada de uma reunião com os dirigentes da UFFS, onde foi tratado sobre a criação de uma Corregedoria da UFFS, em substituição à Comissão Permanente do Processo de Administrativos Disciplinares (CPPD). Também informou que foi tratado nesta reunião sobre a distribuição de códigos de vagas docentes para os campi da UFFS, e que estes códigos de vagas serão encaminhado aos campi por meio de ofício. Uma resolução do Conselho do Campus define que qualquer destinação de código de vaga deve passar por um parecer do Núcleo Permanente de Pessoal Docente (NPPD), seguido da elaboração do parecer da Coordenação Acadêmica, e em seguida para a deliberação no Conselho do Campus. Encerrado o Expediente, o presidente passou à leitura da Ordem do Dia: 2.1 Processo nº 23205.016151/2024-64 - Homologação dos membros do Comitê Assessor de Extensão e Cultura do Campus Realeza (CAEC-RE); 2.2 Apresentação dos resultados das audiências do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2025-2032) do Campus Realeza – Para encaminhamentos: O pleno aprovou a Ordem do Dia, e o presidente passou para a leitura do primeiro item. 2.1 Processo nº 23205.016151/2024-64 - Homologação dos membros do Comitê Assessor de Extensão e Cultura do Campus Realeza (CAEC-RE). O presidente falou que foi recebido um ofício da Coordenação Acadêmica sobre a constituição dos novos membros que comporão o CAEC-RE, juntamente com as normativas que versam sobre a forma de indicação de membros para o CAEC-RE. Em seguida o presidente realizou a leitura nominal desta nova composição dos membros do CAEC-RE e colocou em votação para a aprovação desta nova composição dos membros do CAEC-RE. Não houve manifestações contrárias, sendo assim aprovado por unanimidade a composição dos membros do CAEC-RE. Passou-se ao item 2.2 Apresentação dos resultados das audiências do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2025-2032) do Campus Realeza – Para encaminhamentos. O presidente afirmou que, como Diretor do Campus, escreveu em ofício para este Conselho do Campus, solicitando a análise do relatório final das audiências locais para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFFS (PDI). O presidente explicou apresentando o relatório para o pleno da seguinte forma:“Então, o relatório que nós vamos apresentar na sequência e que estamos aqui desde já, vamos sugerir um encaminhamento para esse relatório, ele é composto por dois capítulos. O primeiro, que aborda a dinâmica de construção das propostas do campus para integrar PDI. Este primeiro capítulo já é de conhecimento, inclusive esta dinâmica foi devidamente aprovada pelo conselho, por este Conselho, lá no mês de maio. Então, nós não vamos tratar deste capítulo aqui, porque a implementação da dinâmica seguiu rigorosamente ou quase rigorosamente as demarcações aprovadas pelo conselho. Houve, eu acho que, uma modificação de data, que foi a data da realização da audiência com os técnicos administrativos. Houve um pedido do comando de greve dos técnicos para que a audiência fosse postergada, então postergamos. Mas, de resto, a dinâmica foi seguida a risca, a dinâmica aprovada pelo conselho do campus foi seguida a risca. Realizando, então, um total de dez audiências públicas e o segundo capítulo, portanto, aborda, do relatório, aborda os resultados colhidos junto a estas dez audiências públicas. Nós estamos solicitando, como comissão que conduziu o processo, quero já deixar um agradecimento profundo, agradecimento aqui aos servidores Adair Perdomo Falcao, Andréia Florêncio Eduardo de Deus, Cristina Zulmira Almeida de Campos, Edson Antonio Santolin e a Bruna Aparecida Piran, acho que são estas quatro, cinco pessoas que integraram a comissão de organização das audiências, que se fizeram presentes nas audiências, ajudando a organizar os espaços, no desenvolvimento dos questionários, na confecção do relatório, enfim. E agora, então, esta comissão traz para o conselho o resultado dessas audiências, solicitando que o conselho, então, com base nos resultados dessas audiências, dos resultados coletados nas audiências, defina aí prioridades e metas para o campus realeza, para os próximos oito anos. Faça a construção dessas prioridades e metas para posterior aprovação por parte deste conselho. Então, nós estamos sugerindo como encaminhamento o seguinte, depois nós podemos entrar no detalhamento do relatório, mas nós estamos sugerindo como um encaminhamento possível o seguinte, que a gente desmembre o relatório em eixos, nos seus eixos, e separa esses eixos, delegando cinco eixos para a CPEPE e cinco eixos para a CPPOG e CPLN, que são as três Comissões Permanentes do Conselho do Campus, para, dentro de um prazo delimitado, apresentarem um conjunto de prioridades e metas a serem aprovadas pelo Conselho do Campus, em conjunto com o Conselho Comunitário, já que o Conselho Comunitário participou efetivamente da elaboração deste planejamento. Mas na nossa proposta, que trazemos ao Conselho, inclusive, para apreciação, é a seguinte: que a CPEPE se debruce a pensar metas e prioridades para o Eixo 1 - Desenvolvimento da Graduação, Eixo 2 - Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Informação, Eixo 3 - Desenvolvimento da Pós-graduação e Internacionalização, Eixo 4 - Desenvolvimento da Extensão e Cultura e Eixo 6 - Permanência do Estudante e Assistência Estudantil. Ao passo que a CPPOG e a CPLN se debrucem sobre os eixos 5 - Políticas de Gestão de Pessoas e Saúde do Trabalhador, Eixo 7 - Gestão e Reestruturação organizacional, Eixo 8 - Comunicação Institucional da UFFS, Eixo 9 – Manutenção, Adequação de Infraestrutura, Expansão e Sustentabilidade Financeira, e Eixo 10 - Gestão para Sustentabilidade Ambiental. Então, me faço entender aqui: a proposta é que dos 10 eixos que a instituição pautou, agora, com base nos resultados das audiências, as nossas Comissões Permanentes do Conselho do Campus peguem 5 eixos cada, 5 eixos da CPEPE, 5 eixos da CPPOG e CPLM, e estabeleça um conjunto de objetivos e prioridades, ou metas e prioridades, para os próximos 8 anos, dentro de um prazo que nós precisaremos combinar aqui, e que ao término desse prazo, a gente paute e vote no âmbito do Conselho do Campus, em conjunto com o Conselho Comunitário, a definição dessas prioridades que depois teremos que trabalhar para ser inclusas dentro do PDI, ao longo dos meses de agosto a novembro. Então, a ideia basicamente, vou pegar um eixo aqui qualquer, vamos pegar o Eixo 2. O segundo eixo trata do tema da Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Na proposta que nós estamos fazendo, a CPEPE trabalharia com os indicadores produzidos, o diagnóstico produzido, tem números para esse diagnóstico, que foram apresentados, inclusive, no âmbito dos questionários, e depois, na sequência os dados acerca dos questionários, dados compilados acerca das nove audiências realizadas, e que a última audiência foi só uma audiência da apresentação final dos dados agregados. Então, a ideia que nós trazemos para o Conselho é que, nesse caso por exemplo do Eixo 2, a CPEPE se debruce sobre os indicadores produzidos, sobre os dados coletados, e estabeleça ao Conselho do Campus até dez objetivos e metas para o tema Desenvolvimento da Pesquisa Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. As comissões fariam o trabalho ao longo do próximo mês, e nós voltaríamos, então, ou numa sessão ordinária, ou eventualmente, em até mais de uma sessão, a depender, porque são dez Eixos, se cada um estabelecer dez metas, nós teremos cem metas para votar. Então, tem esses encaminhamentos para ser discutido aqui. Mas a proposta seria agora que o Conselho do Campus, com base nos números levantados, nas proposições, enfim, nos encaminhamentos, na coleta de dados que foi feita, numa reflexão crítica sobre tudo que foi produzido, propusesse objetivos e metas para os próximos oito anos a serem implementados pelo Campus. Nas dez audiências que nós realizamos, no total nós ouvimos 421 pessoas, seja presencialmente, no espaço das audiências, seja por meio da resposta ao questionário que foi encaminhado, em alguns casos de forma antecipada, nos casos de algumas audiências de forma antecipada, ou seja, para respostas. Mas, por padrão, cada audiência respondeu a um questionário e retirou das suas deliberações, enfim, as indicações de metas. Aí estão os números, e depois dentro de cada GT, então, tem aí o resultado agregado destas nove audiências, sobre todos os temas que foram objeto de consulta à comunidade. Então, agora eu peço para voltar para o ofício de encaminhamento do relatório final, para que a gente possa discutir encaminhamentos, eventualmente, se houver necessidade ou interesse por parte do Conselho, a gente pode repassar um ou outro dado relativo ao relatório final. Mas, gostaríamos de discutir, então, agora, o que fazer com este relatório, para que este relatório, agora, seja convertido em objetivos, metas e prioridades para os próximos oito anos do campus.” O conselheiro Jackson Luís Martins Cacciamani falou que estava pensando nesse processo, desse instrumento de avaliação, que é o questionário, como uma análise exploratória. Que a partir disso será necessário organizar como uma análise que tenha um viés quantitativo. Que é necessário organizar como uma análise qualitativa, pensando fora das licenciaturas, por exemplo, e não se investe tão somente nas licenciaturas, mas em vários aspectos que emergem no questionário contemplados na primeira audiência e na segunda audiência também. No sentido de uma triangulação de dados ou informações: o Fórum das Licenciaturas por um lado, e os PPCs dos cursos por outro lado, no sentido de conseguir cruzar essas informações e posturá-las no sentido de uma reflexão não somente empírica, mas teórica também, fundamentada teoricamente a partir do que emerge desta análise. Porque a ideia é que justamente nos temas atinentes a CPEPE, se faça assim e fazer todas as consultas que achar pertinente. Mas a ideia é que a CPEPE nos apresente um conjunto de metas para aqueles eixos que, e a CPPOG e CPLN também, e os outros eixos façam o mesmo trabalho, porque vão ter que ser ouvidas várias outras instâncias para indicação dessas metas e prioridades. O conselheiro Marcelo Zanetti disse que a preocupação é com o tempo, pois terá duas semanas de férias agora, e voltando na primeira semana de agosto, há três semanas talvez para ser encaminhado para o Conselho do Campus, para a próxima sessão que seria realizada na segunda semana de agosto, dia 13 provavelmente, e terá que ser enviado uma semana antes, ou seja, uma semana e meia para organizar, com o agravante do início de semestre, com a preparação de plano de ensino, reuniões dos colegiados do curso. A preocupação é com o prazo. O presidente explicou que o prazo fixado pela instituição, para definição das prioridades e metas da instituição é novembro. Então, ao terminar os encaminhamentos em agosto, estaremos avançando no calendário, e que os Grupos de Trabalhos (Gts) para cada eixo terão que propor a definição dos objetivos e metas. Se quisermos levar para dentro das dinâmicas dos Gts as prioridades e metas, elas terão que ser aprovadas em agosto, para que ainda, já consumindo um mês do prazo no calendário, tenha-se dois meses para fazer as proposições. Se houver uma audiência pública do GT 5 ou 6, ou qualquer GT, no mês de agosto, significa que o Campus não terá o que apresentar como prioridades para esses GTs, porque não teremos concluído essa dinâmica no Campus. O presidente fez a proposição para votação de distribuir esta relatoria dos Eixos 1, 2, 3, 4 e 6 para a CPEPE por se tratar de temas acadêmicos, como ensino, pesquisa e extensão, e os Eixos 5, 7, 8, 9 e 10 para a CPPOG e CPLN por se tratar de temas administrativos, com o prazo de entrega destas prioridades e metas até o dia 20 de agosto, para ter tempo suficiente para tramitar na sessão conjunta do Conselho Comunitário e Conselho do Campus planejado para o dia 27 de agosto, com um número mínimo de 10 prioridades a serem elencados pelas comissões para cada eixo. Em votação o pleno aprovou a proposição apresentado pelo presidente, com a ressalva para se ter 5 prioridades mínimas a serem apresentadas. Sendo 15 horas e oito minutos, não tendo mais nada a tratar, o presidente encerrou a sessão, da qual eu, Flavio Riuzo So, Secretário da Direção e Órgãos Colegiados, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo presidente.

 

 

MARCOS ANTÔNIO BEAL

Presidente do Conselho do Campus

FLAVIO RIUZO SO

Secretário da Direção e Órgãos Colegiados

 

 

Data do ato: Realeza-PR, 09 de julho de 2024.
Data de publicação: 01 de outubro de 2024.

Marcos Antônio Beal
Presidente do Conselho de Campus Realeza

Documento Histórico

ATA Nº 6/CONSC RE/UFFS/2024