RESOLUÇÃO Nº 5/CCENFCH/UFFS/2024
A Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada ATA 3ª Reunião Extraordinária CCENF/UFFS/2023 de 29 de maio de 2023, e considerando:
a) a proposição de novos componentes curriculares (CCRs) no Projeto Pedagógico de Curso de Enfermagem Matriz 2024;
b) o período de tramitação interna UFFS para aprovação do referido PPC;
c) o necessário início da matriz em tramitação no ano letivo 2023/2024, pela inserção da extensão nos currículos determinada por legislação;
d) a urgência na oferta de CCRs propostos pela nova matriz curricular, que se aplica aos ingressantes 2023;
e) o plano de transição e matriz de equivalências constantes no documento,
RESOLVE:
Art. 1º º Incluir os Componentes Curriculares abaixo relacionados, no rol de CCRs optativos da Matriz Curricular 2010, do Curso de Enfermagem, conforme ementários:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GSA0382 |
Fundamentos de Enfermagem e as bases da imunologia |
180 |
EMENTA |
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Aspectos éticos e políticas de saúde. Conceitos básicos, estrutura e organização do sistema imune. Resposta imune celular e humoral. Imunoglobulinas e Complemento. Processamento e apresentação de antígenos. Interações antígeno-anticorpo. Respostas imunes inatas e adaptativas e as vacinas. Imunologia do câncer, doenças autoimunes e imunodeficiências. Imunologia dos transplantes. Hipersensibilidades. Imunoprofilaxia. Imunoensaios. Características gerais de bactérias, fungos e vírus: biologia, manifestações clínicas, epidemiologia. Diagnóstico e prevenção de doenças relacionadas aos micro-organismos. Infecções hospitalares. Processamento de Produtos para a Saúde, limpeza e desinfecção do ambiente, processamento e roupas e gerenciamento de resíduos em serviços de saúde. Os procedimentos de enfermagem para o atendimento nas Necessidades de Eliminações Vesicais, Integridade da Pele, Oxigenação e Necessidades de Nutrição e Eliminações Intestinais. Raciocínio Clinico e Processo de Enfermagem. Contempla Atividades Práticas em laboratório e serviços de saúde e contempla Atividades de Extensão e Cultura. Desenvolvimento dos indicadores inscritos nos referenciais orientadores do PPC, referenciais: Éticos políticos; de Educação Popular; de Saúde Coletiva; Metodológicos.
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OBJETIVO |
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Objetivo Geral: Descrever as características das estruturas e compreender os mecanismos funcionais do sistema imune, relacionados com a manutenção da homeostase e com os processos patológicos e de diagnóstico. Identificar as características morfológicas e compreender os mecanismos funcionais dos principais micro-organismos de importância clínica e os processos de transmissão, patogenia e profilaxia. Compreender e realizar os procedimentos de enfermagem, raciocínio clínico e processo de enfermagem. Compreender o processamento dos produtos e resíduos de saúde e limpeza do ambiente. Objetivos Específicos: - Discutir aspectos éticos e políticas de saúde; - Conhecer o funcionamento do sistema imune; - Estudar os órgãos, as células e as moléculas que participam da resposta imune contra um agente invasor; - Aprender sobre as principais doenças relacionadas ao funcionamento do sistema imune, como reações de hipersensibilidade, doenças autoimunes e imunodeficiências; - Conhecer os diferentes imunoensaios que podem ser utilizados na detecção de agentes que atacam o organismo; - Reconhecer os métodos e procedimentos básicos utilizados no estudo de micro-organismos, assim como conhecer as características gerais de bactérias, fungos e vírus: biologia, manifestações clínicas, epidemiologia; - Estudar o diagnóstico e a prevenção de doenças relacionadas aos micro-organismos e com as infecções hospitalares; - Compreender e realizar o raciocínio clinico e aplicação do processo de enfermagem dos procedimentos nas Necessidades de Eliminações Vesicais; - Compreender e realizar o raciocínio clinico e aplicação do processo de enfermagem dos procedimentos nas Necessidades de Eliminações Intestinais; - Compreender e realizar o raciocínio clinico e aplicação do processo de enfermagem dos procedimentos nas Necessidades de Integridade da Pele; - Compreender e realizar o raciocínio clinico e aplicação do processo de enfermagem dos procedimentos nas Necessidades de Oxigenação; - Compreender e realizar o raciocínio clinico e aplicação do processo de enfermagem dos procedimentos nas Necessidades de Nutrição; - Conhecer o processamento dos produtos e resíduos de saúde, limpeza do ambiente e desinfecção dos materiais. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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AARESTRUP, Fernando Monteiro. Guia prático de alergia e imunologia clínica: baseado em evidências. São Paulo, SP: Atheneu, 2015. ABBAS, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H.; PILLAI, Shiv. Imunologia básica: funções e distúrbios do sistema imunológico. 5. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, c2017. MURRAY, Patrick R.; ROSENTHAL, Ken S.; PFALLER, Michael A. Microbiologia médica. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, c2017. TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R.; CASE, Christine L. Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. POTTER, Patrícia Ann; PERRY, Anne Griffin. Fundamentos de enfermagem. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2013. NETTINA, Sandra M. Prática de enfermagem. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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ALTERTHUM, F.; TRABULSI, L. R. Microbiologia. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2008. ABBAS, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H.; PILLAI, Shiv. Imunologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, c2015. MURPHY, Kenneth. Imunobiologia de Janeway. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. TRABULSI, Luiz Rachid; ALTERTHUM, Flavio (ed.). Microbiologia. 6. ed. São Paulo: Atheneu, 2015. (Biblioteca Biomédica). MARTINS, Milton de Arruda (ed.). Clínica médica: v. 7: alergia e imunologia clínica, doenças da pele, doenças infecciosas e parasitárias. 2. ed. São Paulo: Manole, 2016. E-book. FORTE, Wilma Neves. Imunologia: do básico ao aplicado. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. LEVINSON, Warren. Microbiologia médica e imunologia. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. 788 p. MALE, David K. et al. Imunologia. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, c2014. 477 p. MADIGAN, Michael T. et al. Microbiologia de Brock. 14. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. 1006 p. ROSEN, Fred; GEHA, Raif. Estudo de casos em imunologia: um guia clínico. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 255 p. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GSA0383 |
Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária em Saúde |
150 |
EMENTA |
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Aspectos éticos e políticas de saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Cuidado de Enfermagem a indivíduos e famílias com doenças crônicas não transmissíveis e transmissíveis na atenção primária em saúde. Imunização de adultos e idosos. Promoção da Saúde e Cuidado. Raciocínio Clínico e Processo de Enfermagem. Educação em saúde e estratégias educativas para indivíduos, grupos e equipe profissional. Trabalho em equipe multi e interprofissional. Contempla Atividades Práticas nos serviços e Atividades de Extensão e Cultura. Desenvolvimento dos indicadores inscritos nos referenciais orientadores do PPC, referenciais: Éticos políticos; de Educação Popular; de Saúde Coletiva; Metodológicos. |
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OBJETIVO |
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Objetivo Geral: Aprofundar o conhecimento sobre o cuidado de enfermagem a indivíduos e famílias com doenças crônicas não transmissíveis e transmissíveis, enfatizando a relevância da consulta de enfermagem, raciocínio clínico e processo de enfermagem, promoção da saúde e práticas educativas na Atenção Primária em Saúde (APS). Objetivo Geral: Aprofundar o conhecimento sobre o cuidado de enfermagem a indivíduos e famílias com doenças crônicas não transmissíveis e transmissíveis, enfatizando a relevância da consulta de enfermagem, raciocínio clínico e processo de enfermagem, promoção da saúde e práticas educativas na Atenção Primária em Saúde (APS). Objetivos Específicos: - Discutir aspectos éticos e políticas de saúde; - Desenvolver o raciocínio clínico na aplicação da Consulta de Enfermagem e o Processo de Enfermagem a indivíduos e família que vivenciam doenças crônicas e agravos não transmissíveis; - Conhecer as doenças transmissíveis epidemiologicamente prevalentes na Região da Fronteira Sul e os imunobiológicos disponíveis para adultos e idosos no Sistema Único de Saúde; - Reconhecer a relevância da promoção da saúde no cuidado de enfermagem a indivíduos, famílias e comunidade; - Refletir sobre as concepções de Educação no cuidado de enfermagem a indivíduos, famílias, comunidade e equipe profissional; - Compreender a prática educativa como integrante das ações de saúde desenvolvendo-a em diferentes cenários de atenção de saúde; - Desenvolver habilidades para o trabalho em equipe na atenção primária em saúde. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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CECIL, Russell L.; GOLDMAN, Lee M. D.; SCHAFER, Andrew I. Cecil medicina. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 2 v. FOCACCIA, Roberto (Ed.). Tratado de infectologia. 5. ed., rev. e atual. São Paulo: Atheneu, 2015. HALL, John E. Guyton & Hall Tratado de fisiologia médica. 14. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021. HINKLE, Janice L. Brunner & Suddarth Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 14. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. PELICIONI, Maria Cecília Focesi; MIALHE, Fábio Luiz (org.). Educação e promoção da saúde: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Santos, c2019. SOUZA, Marina Celly Martins Ribeiro de. Enfermagem em saúde coletiva: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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COSTA, Dina Czeresnia; FREITAS, Carlos Machado, (org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, 2009. GUSSO, Gustavo. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. OLIVEIRA, Maria Helena Barros de; TELES, Nair; CASARA, Rubens Roberto Rebello. Direitos humanos e saúde: reflexões e possibilidades de intervenção. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2021. RABELLO, Lucíola Santos. Promoção da saúde: a construção social de um conceito em perspectiva comparada. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010 REZENDE, Eliane Garcia; FAVA, Silvana Maria Coelho Leite (org.). Cronicidade na perspectiva multiprofissional. Alfenas: Universidade Federal de Alfenas, 2020. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GSA0384 |
Fundamentos Anatomofisiológicos para o cuidado B |
180 |
EMENTA |
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Aspectos éticos e políticas de saúde. Política nacional de humanização. Segurança do paciente. Anatomia, fisiologia, semiologia e exame físico dos sistemas cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, geniturinário e tegumentar. Primeiros socorros. Raciocínio Clínico. Contempla atividades práticas de laboratório e Atividades de Extensão e Cultura. Desenvolvimento dos indicadores inscritos nos referenciais orientadores do PPC, referenciais: Éticos políticos; de Educação Popular; de Saúde Coletiva. |
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OBJETIVO |
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Objetivo Geral: Compreender e implementar os conhecimentos de anatomofisiologia para desenvolver a prática clínica de enfermagem fundamentada nos princípios da Política Nacional de Humanização e Segurança do Paciente. Objetivos Específicos: - Discutir aspectos éticos e políticas de saúde; - Aplicar o raciocínio clínico para o cuidado de enfermagem na semiologia; - Desenvolver as competências direcionadas a avaliação clínica do sistema cardiovascular; - Desenvolver as competências direcionadas a avaliação clínica do sistema respiratório; - Desenvolver as competências direcionadas a avaliação clínica do sistema gastrointestinal; - Desenvolver as competências direcionadas a avaliação clínica do sistema geniturinário; - Desenvolver as competências direcionadas a avaliação clínica do sistema tegumentar; - Desenvolver as competências direcionadas a atuação clínica do enfermeiro nos primeiros socorros direcionada a prática de extensão; - Conhecer e implementar os princípios da segurança do paciente e da Política Nacional de Humanização para o desenvolvimento do cuidado de enfermagem. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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BARROS, Alba Lucia Botura Leite de (Org.). Anamnese e exame físico: avaliação diagnostica de enfermagem no adulto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. 471 p. GARTNER, L. P.; HIATT, J. L. Histologia essencial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. HALL, J. E.; HALL, M.E. Guyton & Hall tratado de fisiologia médica. 14. ed. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021. MOORE, K.L. et al. Anatomia orientada para a clínica. 7a. Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. - 3 volumes - 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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BARROS, Alba Lucia Botura Leite de (Org.). Anamnese e exame físico: avaliação diagnostica de enfermagem no adulto. 4. Porto Alegre ArtMed 2021 e book COSTANZO, L. S. Fisiologia. 7. ed. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2018. JUNQUEIRA L. C.; CARNEIRO J. Histologia básica, texto e atlas. 12. ed. Rio de Janeiro, 2013. KOEPPEN, B. M.; STANTON, B. A. Berne & Levy fisiologia. 7. ed. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2018. ROSS, Michael H.; PAWLINA, Wojciech; BARNASH, Todd A. Atlas de histologia descritiva. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2012. TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2016. POTTER, Patricia Ann et al. Fundamentos de enfermagem. 9. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2018. xxii, 1360 p. WIDMAIER, E. P.; RAFF, H.; STRANG, K. T. Vander fisiologia humana: os mecanismos das funções corporais. 14. ed. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2017. JUNQUEIRA L. C.; CARNEIRO J. Histologia básica, texto e atlas. Rio de Janeiro. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. NETTER, F.H. Atlas de anatomia humana 3D. 6ª.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
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Data do ato: Chapecó-SC, 07 de junho de 2024.
Data de publicação: 08 de julho de 2024.
Denise Consuelo Moser Aguiar
Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Chapecó