RESOLUÇÃO Nº 19/CCLPCH/UFFS/2023
RESOLVE:
Art. 1º Incluir no item ?8.10 Rol de componentes optativos? do PPC 2019 do curso de Pedagogia - Licenciatura da UFFS? o componente curricular Educação do Campo: processos de escolarização, conforme informações abaixo:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GCH1787 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO |
30 |
EMENTA |
||
Questão agrária e os povos do campo no Brasil. Os sujeitos da Educação do Campo: trabalho, organização, cultura, ambiente, políticas e conflitos. O Movimento por uma Educação do Campo: história e desenvolvimento. Fundamentos epistemológicos e político-pedagógicos da Educação do Campo. A Legislação da Educação do Campo. A Escola do Campo. |
||
OBJETIVO |
||
|
||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
||
CALDART, Roseli. Função Social das escolas do campo e desafios educacionais do nosso tempo. URGS, 2020. COSTA Lucinete Gadelha da. RODRIGUES Ana Cláudia da Silva. COSTA Lucielio Marinho da. Educação do campo nos últimos 20 anos: conquistas, retrocessos e resistências. In. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, Ano 24, n. 41, jan./abr. 2019. Revista do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFPI | ISSN 2526-8449 (Eletrônico) 1518-0743 (Impresso) p. 135 ? 166 FERNANDES Bernardo Mançano. Educação do Campo e Território Camponês no Brasil. In. Educação do Campo: campo- políticas públicas ? educação N° 7 / Bernardo Mançano Fernandes ... [et al.]; organizadora, Clarice Aparecida dos Santos. -- Brasília: Incra; MDA, 2008 FILHO José Luiz Alcantara. FONTES Rosa Maria Olivera. A formação da propriedade e a concentração de terras no Brasil. IN. Revista de História Econômica & Economia Regional Aplicada ? Vol. 4 Nº 7 Jul-Dez 2009. KOLLING, Edgar Jorge. CERIOLI, Paulo Ricardo. CALDART, Roseli (organizadores). Educação do Campo: identidade e política pública. Brasília/DF articulação nacional por uma educação do campo, 2002. Coleção Por uma Educação do Campo, nº 4 http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livrosdiversos/educacao-do-campoidentidade-e-politicas-publicas.pdf/view SANTOS, Clarice Aparecida dos. (et al, organização) Dossiê da educação do campo: documentos 1998-2018. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020. |
||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
||
BENJAMIN, C. e CALDART, R. S. (orgs). Projeto Popular e Escolas do Campo. Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, nº 3. 2 ed. Brasília: UnB, 2001 disponível em http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/projeto-popular-e-escolas-docampo-colecao-por-uma.pdf CURY, Carlos R. Jamil. A Educação Básica como Direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, 293-303, maio/ago. 2008 Disponível em: www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf Dicionário da Educação do Campo. / Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto. ? Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf HENRIQUES, Ricardo. MARANGON Antônio, DELAMORA Michiele. CHAMUSCA Adelaide. (orgs) Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Cadernos SECADI n° 2. Brasília, março/2007. PEREIRA Caroline Nascimento. CASTRO Cesar Nunes de. Educação no meio rural: diferenças entre o rural e o urbano. / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ? IPEA - Brasília: 2021.
|
Art. 2º Esta resolução entra em vigor no dia 1º de dezembro de 2023.
Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia ? Licenciatura do Campus Chapecó, 10ª Reunião Ordinária, em Chapecó/SC, 23 de novembro de 2023.
Data do ato: Chapecó-SC, 24 de novembro de 2023.
Data de publicação: 05 de dezembro de 2023.
Andrea Simoes Rivero
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia do Campus Chapecó