Campus Cerro Largo: dia dos “muertos” contará com a participação das escolas municipais

Publicado em: 29 de outubro de 2015 10h10min / Atualizado em: 29 de outubro de 2015 10h10min

Nesta quinta-feira (29), acontecerá a terceira comemoração do “Día de los Muertos” da UFFS – Campus Cerro Largo. O evento é organizado por docentes e discentes do curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura, junto do projeto “Linguagem, Interação e Comunidade”, e é aberto ao público interessado em aprender mais sobre a cultura originária do México. A acadêmica da 4ª fase de Letras, Mirela Klein destaca a importância da participação das escolas da região: “convidamos as escolas do município para tentar avivar esse gosto pela cultura hispánica, já que o espanhol sempre tem pouco tempo para ser trabalhado na sala de aula”, explica.

O evento contará com a exibição da animação The Book of Life (Festa no Céu) de Guilhermo del Toro, às 17h30 no auditório da Unidade Seminário. Para as 19h30, estão previstas apresentações culturais e uma exposição de catrinas feitas por Raul Franzmann, tatuador. “As catrinas representam que todos somos iguais depois da morte; achamos legal exibir tatuagens de catrinas por mostrar a popularização da cultura”, explica a representante da comissão organizadora do evento, Sabrina Ferraz.

Para a fala principal da noite estarão à mesa as professoras da UFFS Neiva Graziadei, Caroline Mitidieri e Angelise Fagundes. Ao final do evento, está prevista uma confraternização. Para tal, os participantes deverão trazer um lanche para ser partilhado, como acontece na festa tradicional mexicana. “Confraternizar, partilhar o alimento, também é um traço importante dessa festa”, complementa Sabrina.