Compartilhamento de saberes é objetivo de evento dos PIBIDs do Campus Cerro Largo

Publicado em: 11 de maio de 2016 09h05min / Atualizado em: 11 de maio de 2016 09h05min

Na manhã de terça-feira (10), no Auditório da Unidade Bloco A, realizou-se o I Seminário de Relatos de Práticas dos PIBIDs do Campus Cerro Largo. O evento, organizado pelo PIBID – Química, contou com diversos relatos de atividades desenvolvidas por bolsistas e supervisoras em atividades dos programas dos cursos de Química, Física, Ciências Biológicas e Interdisciplinar, além de relatos do Programa de Educação Tutorial – PETCiências.

Uma das organizadoras do evento, professora Rosângela Uhmann, explica que o objetivo do seminário é “socializar as práticas de ensino já apresentadas em eventos de Ensino de Ciências, Biologia, Química, Física e áreas afins para o aperfeiçoamento coletivo e reflexivo dos participantes”.

Para a estudante Amanda Fritzen, que está ingressando no PIBID Ciências Biológicas, “essas atividades são um ótimo espaço para a troca de ideias, para que se possa ouvir de colegas o que fizeram e assim saber pensar no que fazer em sala de aula”, relata. Também apontando a troca de saberes, a acadêmica Djady Masdtdorf, que apresentou seu relato durante o evento, contou sobre como é levar o aprendizado da universidade para a escola: “sempre que aprendemos algo novo durante o curso, pensamos em como trazer isso até a sala de aula da escola, mas conseguir criar dinâmicas de ensino e aprendizagem, que fujam do convencional e surtam um melhor efeito é, sem dúvida, incrível e digno de ser compartilhado”, enfatiza.

A professora Sílvia Siveris, atuante na rede pública de Ensino Fundamental e Médio, chama a atenção para o quanto esses eventos também auxiliam na formação do professor: “muitas vezes temos algum problema em trabalhar com certas temáticas, e muitos desses problemas são expostos e resolvidos nessas trocas de experiências”, completa.

Após os relatos, os acadêmicos apresentaram pôsteres que já foram expostos em eventos das respectivas áreas. “Foi mais um rico momento de formação”, diz a professora Rosângela. Ela ainda complementa que “essa formação é significativa no movimento de aprender para melhor ensinar, e isso ocorre por meio dessa interação dialógica dos participantes, constituindo-se em mais um dos momentos de formação proporcionado devido à inserção nos programas do PIBID e PETCiências”, conclui.