Conferência no Campus Cerro Largo discutiu políticas e diretrizes das licenciaturas

Publicado em: 06 de junho de 2016 10h06min / Atualizado em: 06 de junho de 2016 10h06min

Na tarde da terça-feira (1º), o Campus Cerro Largo sediou a abertura da etapa local da Conferência das Licenciaturas. A coordenação do evento ficou a cargo da professora do Campus, Paula Bervian, juntamente do pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida e do diretor de Organização Pedagógica, Derlan Trombeta. Durante o evento, analisou-se o modo como o documento-base foi gerado a partir das discussões realizadas nos campi no ano de 2015 e estabelecida a metodologia para a finalização do documento.

Houve grande participação de docentes, além da Coordenação dos Cursos de Licenciatura, demais docentes e técnicos do Campus. Esse público auxiliou no debate que ocorreu no final da tarde e discorreu sobre o futuro das licenciaturas do Campus, cumprindo assim um dos objetivos do evento.

Dentro do documento-base apresentado e discutido, pode-se elencar sete temas fortes que norteiam a política de formação de professores da UFFS: a integração entre as licenciaturas, a docência como foco, o currículo dos licenciandos, o fortalecimento da relação com a educação básica, as relações entre Ensino, Pesquisa e Extensão, as relações entre teoria e prática e a gestão pedagógica e a inclusão.

Para a coordenadora acadêmica do Campus, professora Lauren Zamin, a participação da comunidade acadêmica foi de grande importância: “a presença desses diversos membros faz com que se cumpra o papel desta Conferência, que é a discussão para a criação das políticas e diretrizes dos cursos de Licenciatura da Instituição.” Para Bervian, a Conferência, ao longo de suas quatro etapas que se estendem por 24 meses, “tem uma grande importância no movimento formativo de todos os envolvidos, na possibilidade de (re)pensarmos as ações, os limites e os desafios em relação aos cursos de licenciatura da UFFS e, em especial aos professores formadores, possibilitando o (re) pensar de suas práticas docentes”, complementa.