PIBID – Interdisciplinar do Campus Cerro Largo traz novos conceitos para dentro da escola

Publicado em: 26 de novembro de 2015 09h11min / Atualizado em: 25 de novembro de 2015 09h11min

Projetos de embelezamento da escola, gincanas para conscientização sobre o lixo, viagens de estudos, aulas com debates sobre alimentos transgênicos, paleontologia, astronomia: esses são só alguns exemplos das atividades realizadas pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo na Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio. Essas e outras atividades são ministradas e pensadas pelo PIBID – Interdisciplinar, envolvendo 10 bolsistas graduandos de várias áreas do conhecimento, como Ciências Biológicas, Física e Química.

Segundo a coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Interdisciplinar, FabianePIBID_INTERDISCIPLINAR de Andrade Leite, “desenvolvemos um estudo efetivo acerca da interdisciplinaridade, considerando-a como uma ferramenta de ensino e aprendizagem e como forma de interação entre bolsistas, professores e alunos, baseada inteiramente no diálogo”. A supervisora do PIBID e professora da escola Sargento Sílvio, Franciely Roberta Polanczyk, conta que sua visão era bastante diferente antes de entrar em contato com a interdisciplinaridade: “pensava que determinaria um assunto, faria uma coisa, o professor de Matemática faria outra, a de Geografia outra e não teria aquela ligação. Mas é bem diferente disso”.

A interdisciplinaridade, segundo Franciely, busca integrar as disciplinas, cada uma apresentando pontos de vista diferentes sobre um mesmo tema. Na prática funciona assim: os bolsistas, que são de cursos diferentes e também de PIBIDs diferentes, preparam as aulas, por exemplo, sobre transgênicos e debatem, realizam jogos didáticos e apresentam o assunto por um viés global, não-fragmentado.

O bolsista do PIBID – Química, Martinho Kroetz, conta que é “interessante lecionar com outros cursos porque cada um traz uma visão diferente, específica, melhorando o conceito do todo”. Para a bolsista do PIBID – Interdisciplinar, Ângela Glassmann, as atividades são sempre um desafio: “têm muitas mudanças porque é diferente, é um conceito novo, que está sendo construído. Acredito que vou ter uma mente mais aberta quando eu estiver formada. Nós temos (na Universidade) várias palestras sobre a interdisciplinaridade, temos os encontros dos Ciclos Formativos, então temos a oportunidade de falar e de ouvir os outros, o que acaba ajudando na construção do conceito”, explica.

Universidade na escola

Além da escola Sargento Sílvio, o PIBID Interdisciplinar está presente na escola Pe. José Schardong. Ao todo, são seis bolsistas do curso de Ciências Biológicas, três do curso de Química e três de Física. A supervisora Franciely afirma que é de grande valia essa aproximação entre os universitários com alunos da escola porque, além de trazerem assuntos e propostas diferentes e preparar aulas, “os nossos alunos têm melhorado muito na escrita, tanto para fazer relatos das atividades como no desenvolvimento de projetos. Antes, quando falávamos que eles precisavam fazer um projeto, ficavam assustados, porque não tinham noção, hoje já sabem fazer muito bem”, finaliza.