Apresentação da Área Experimental do Campus Chapecó
O Campus Chapecó possui uma área de aproximadamente 97 hectares, dos quais cerca de 16 hectares são destinados ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito agrícola.
Infraestrutura da Área Experimental
- Estufas para cultivo (casa-de-vegetação) 03 unidades
- Viveiro agrícola 01 unidade
- Galpão de maquinário agrícola: Com área de aproximadamente 550 metros quadrados, utilizado para abrigar máquinas, tratores, implementos agrícolas e armazenar insumos.
- Máquinas agrícolas: Semeadoras de fluxo contínuo e precisão, arado de discos, grade aradora e niveladora, trilhadeira de parcelas, semeadora de parcelas, rolo-facas, pulverizador tratorizado, microtrator, distribuidores de fertilizantes sólidos e líquidos, roçadeiras, carreta agrícola, roçadeiras costais, pulverizadores costais, atomizadores manuais, motosserras, perfuradores de solos, subsolador, escarificador, plaina tratorizada, trator agrícola, entre outros.
- Câmara fria 01 unidade
Culturas Implantadas
- Grãos e Oleaginosas: Milho, soja, amendoim forrageiro, aveia-branca, aveia-preta, trigo.
- Outras culturas: Cana-de-açúcar, grama tifton, eucalipto, plantas de cobertura de solo de inverno e verão.
- Sistemas agroflorestais
- Pomar (aproximadamente 3 hectares): Pêssego, maçã, figo, amora, araticum, pitanga, jabuticaba, maracujá, araçá, goiaba serrana, sete capotes,guabiroba.
Infraestrutura de Acesso
A área experimental conta com vias de acesso pavimentadas com pedra britada, facilitando o trânsito de veículos e máquinas.
Gestão das Áreas Experimentais
As áreas experimentais de todos os campi da instituição são de responsabilidade da Coordenação Adjunta de Áreas Experimentais (CAAEX), que organiza as atividades desenvolvidas no espaço, com o apoio de servidores técnico-administrativos da universidade.