PROCEDIMENTOS (e formulários)

Atestado - Afastamento - Regime Domiciliar 

- Regime domiciliar - Fluxo/mapa do processo

- Formulário para solicitar Regime Domiciliar, atualizado 2024

O fluxo e procedimentos de Regime domiciliar devem ser seguidos de acordo com o estabelecido na  RESOLUÇÃO Nº 55/CONSUNI CPPGEC/UFFS/202, artigos  112 ao 116.

Art. 112. (...)

§ 1º A concessão de tratamento especial em regime domiciliar ficará condicionada à garantia da continuidade do processo pedagógico de aprendizagem.

§ 2º Como compensação da ausência às aulas, atribuir-se-ão ao estudante exercícios domiciliares, sob acompanhamento de professor, sempre que compatíveis com o seu estado de saúde e com as características dos componentes curriculares e do curso.

Art. 114. O pós-graduando ou terceiro deverá solicitar o Tratamento Especial em Regime Domiciliar, conforme orientação disponível na página da PROPEPG, na Secretaria de Pós-Graduação do campus, que encaminhará a documentação à Assessoria de Gestão de Pessoas do campus para análise e parecer.
 
Art. 115. Será da competência da coordenação do programa avaliar e deferir a solicitação de exercício domiciliar.

Segue o link onde há o fluxo e o formulário para solicitar o Regime domiciliar. https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/pesquisa-e-pos-graduacao/pos-graduacao/formularios/formularios-03

A coordenação deve avisar no colegiado aos docentes em que o discente, em regime domiciliar, esteja matriculado. Cada um entrará em contato com o aluno para combinar como serão feitas as atividades pelo aluno. Fica a critério do docente responsável pelo CCR definir que tipo de atividade vai encaminhar e solicitar ao aluno em regime domiciliar.

A secretaria do PPG é responsável por inserir o regime domiciliar do aluno no SGP. Ao aluno não será atribuída presença durante este período, mas haverá garantia de não reprovação por falta no período que corresponde ao regime domiciliar.

 

QUALIFICAÇÃO: Como solicitar banca: 

  1. O orientador deve enviar o pedido para a Secretaria, por email (sec.ppgh@uffs.edu.br). No assunto do email, deverá constar: "Requerimento de Banca de Qualificação - discente XX (nome do discente)". Deverá anexar:

    a) formulário para solicitação de exame de qualificação, preenchidos, com ciência/assinatura do orientador e assinatura da/o discente;

    b) requerimento para banca de exame de qualificação;

    c) relatório de qualificação ou dissertação, em PDF.

  2. Após o despacho da coordenação, a secretaria do PPGH avisa o aluno do deferimento do pedido. 
  3. Para solicitar PRORROGAÇÃO de prazo de qualificação, enviar email à secretaria (sec.ppgh@uffs.edu.br), contendo FORMULÁRIO  com justificativa, prazo solicitado, ciência/assinatura do orientador e assinatura da/o discente. Lembramos que a prorrogação da qualificação, não altera o prazo-limite para a defesa.

Como solicitar banca de DEFESA 

  1. O orientador deve enviar o pedido para a Secretaria, por email (sec.ppgh@uffs.edu.br). No assunto do email, deverá constar: "Requerimento de Banca de Qualificação - discente XX (nome do discente)". Deverá anexar:

    a) Requerimento de banca de exame de final de dissertação, preenchidos, com ciência/assinatura do orientador e assinatura da/o discente;

    b) dissertação, em PDF.

  2. Após o despacho da coordenação, a secretaria do PPGH avisa o aluno do deferimento do pedido. 
  3. Para solicitar PRORROGAÇÃO de prazo, enviar email à secretaria (sec.ppgh@uffs.edu.br), contendo FORMULÁRIO  com justificativa, prazo solicitado, ciência/assinatura do orientador e assinatura da/o discente. 

 

Dissertação e Diplomação

 

Orientações para Entrega da Versão Final da Dissertação e para protocolar o pedido de Diplomação

 

Após os ajustes apontados na Banca Final, o Discente deverá enviar por email (sec.ppgh@uffs.edu.br) os documentos para a entrega da versão final da Dissertação e os documentos para a Diplomação, todos juntos, obrigatoriamente num único email. O discente deverá entrar no Portal do Aluno e conferir TODOS os seus dados pessoais e, se houver inconsistência, comunicar à secretaria no email sec.ppgh@uffs.edu.br. Após os ajustes/conferência, enviar para a Secretaria do Programa, documentos (TODOS salvos em PDF), salvos, em arquivos separados, conforme nome e a numeração abaixo. Não serão aceitos protocolos incompletos, com falta de documentos ou documentos com pendências. Depois de receber a confirmação do protocolo pelo secretário do PPGH, é pertinente solicitar informações sobre o andamento do processo de expedição do diploma, enviando email para sec.ppgh@uffs.edu.br em intervalos de tempo de até 15 dias. É responsabilidade do discente apresentar os documentos e informações para este protocolo, bem como a responsabilidade sobre os documentos apresentados e enviados. 

DOCUMENTOS: 

  • I - Requerimento de Diplomação: preenchido, impresso e assinado (pode ser assinatura digital GOV). Preenche diretamente no arquivo PDF, digitando (não preencher à caneta). Imprime. Assina o formulário (pode ser assinatura digital GOV).

    II - Certidão de Nascimento/Casamento (PDF)

    III - CPF (PDF)

    IV - RG (PDF)

    V - Diploma de Graduação (digitalizar Frente e Verso no mesmo arquivo)(PDF)

    VI - Histórico de Graduação (salvar em um arquivo único PDF)

    VII - Ata de Defesa da Dissertação (solicitar o documento ao presidente da banca/orientador, com assinatura digital SIPAC)

    VIII - Atestado de Desempenho Acadêmico: está no Portal do Aluno. CCR ‘Dissertação’ deve aparecer como Aprovado. Caso aparecer como CUR (Cursando), o Orientador deve entrar no Portal do Professor, no CCR Dissertação/TCC e mudar a situação do mestrando para APROVADO.

    IX - Declaração de Nada Consta – biblioteca. (Clique AQUI para saber como obter). Solicita para a biblioteca a verificação de pendências, se houver pendências, regularizar situação, caso não haja pendências, solicitar documento de negativa de pendências.

    X - DISSERTAÇÃO Versão Final: PDF único do texto aprovado, incluindo folha de rosto com assinaturas dos membros da banca + ficha catalográfica da biblioteca (Gerar a ficha no site:) 

    XI - Formulário para entrega de Dissertação - Versão Final. (pode ser assinatura digital GOV)

    XII - Termo de permissão de acesso ao documento preenchido e assinado (pode ser assinatura digital GOV)

Validação de - ACC's

Atividades Curriculares Complementares 

1.       O/A discente deverá protocolar o pedido na Secretaria, com FORMULÁRIO (digitado, não preencher à mão) e assinado. No assunto do email, é preciso constar: "Solicitação de validação de ACC - discente XX (nome do aluno)".

2.       A Secretaria confere a documentação apresentada,  e encaminha por e-mail à Coordenação.

3.       A Coordenação envia o pedido de validação à Comissão de ACCs.

4.       O secretário recebe a avaliação da Comissão de ACCs e implanta no SGP.

5.       Os Requerimentos são avaliados pela Comissão de ACCs e não precisam de validação do Colegiado. O presidente da comissão assina e envia à Secretaria.

6.       Os documentos são arquivados na pasta do/da discente (física ou virtual).

 * Baixe o FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE VALIDAÇÃO DE ACC's.

Validação de exame de proficiência

São aceitos certificados em inglês, espanhol, italiano, francês ou alemão (Art.24 - IV do Regimento)

1.       O pedido de validação é protocolado na Secretaria, por email sec.ppggh@uffs.edu.br. No assunto, o email deverá constar: "Solicitação de Validação de Proficiência - discente XX (nome do aluno)".

2.       O discente deverá anexar: a) formulário: Preencher digitado e não manuscrito.; b) Certificado. 

3.       A Secretaria envia à Coordenação para assinatura. Após deferimento, a Coordenação devolve à Secretaria para lançamento no sistema.

 *Baixe o FORMULÁRIO PARA VALIDAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA – PPGH

 

 

Validação de CCR

(aproveitamento de disciplinas)

 

Para validar CCR's cursados no PPGH/UFFS, antes de ingressar como aluno regular: 

O primeiro passo para a validação de CCR, é o discente enviar solicitação para a secretaria do PPGH (sec.ppgh@uffs.edu.br). No assunto do email, deve constar: "Solicitação de Validação de CCR - (Nome do CCR), Discente XXX (nome do aluno)" com os seguintes documentos anexados:

          - FORMULÁRIO PARA VALIDAÇÃO DE COMPONENTES CURRICULARES. Preencher digitado e não manuscrito.

          - Negativa de Pendências com a Biblioteca: veja o TUTORIAL, ou solicite por email: biblio.ch@uffs.edu.br;

          - Atestado de Desemplenho Acadêmico (pode ser obtido no Portal do Aluno);

Em seguida, secretário confere os documentos e os envia para a coordenação, para o despacho no formulário. A coordenação analisa e dá o despacho no formulário.

O secretário baixa o certificado no SGP e solicita o número de registro à DCRA. Ao receber o número indicado, inserir no certificado, salvar e inserir no SIPAC designando como assinante, o coordenador ou CAAPG, depois da assinatura, baixar o documento, salvar e devolver ao aluno.

Por fim, o secretário junta todos os documentos e envia para a DCRA para implantação no SGP.

 

Para validar CCR's cursados em outros programas de pós-graduação da UFFS, depois de estar matriculado no PPGH: 

O aluno deverá enviar solicitação para a secretaria do PPGH (sec.ppgh@uffs.edu.br). No assunto do email, deve constar: "Solicitação de Validação de CCR - (Nome do CCR), Discente XXX (nome do aluno)" com os seguintes documentos anexados:

          - FORMULÁRIO PARA VALIDAÇÃO DE COMPONENTES CURRICULARES Preencher digitado e não manuscrito.

          - Negativa de Pendências com a Biblioteca: veja o TUTORIAL, ou solicite por email: biblio.ch@uffs.edu.br;

          - Plano de Ensino do CCR (pode ser obtido na secretaria do programa que você cursou, por email)

          - Atestado de Desempenho Acadêmico (baixar no Portal do Aluno);

 

Para validar CCR's cursados em outras Universidades: 

Para solicitar aproveitamento de créditos de CCR cursada em Programas de Pós-Graduação de outras Universidades, enviar email para a secretaria do PPGH (sec.ppgh@uffs.edu.br), com o título/assunto: "Solicitação de validação de CCR externo - discente XX (nome do aluno)."

Anexar:

a)FORMULÁRIO PARA VALIDAÇÃO DE COMPONENTES CURRICULARES. Preencher digitado e não manuscrito.

b) certificado de conclusão do CCR cursado externamente e o plano de ensino do CCR cursado em outra universidade;

Os arquivos em PDF não poderá exceder 09 MB em cada email;

  • Para validar mais de uma disciplina, envia-las individualmente, uma em cada email.
  • A Secretaria confere e envia à Coordenação.
  • Coordenação devolve à Secretaria com o despacho Ad Referendum no formulário. A secretaria insere na pauta da reunião de Colegiado.
  • Secretaria envia para DCRA por email, para ser implantado no SPG.
 
 

 

Estágio de Docência


O estágio de docência é obrigatório para os estudantes bolsistas do PPGH/UFFS, conforme regulamentação institucional.

Estágio de Docência

  1. O/A discente deverá protocolar o pedido na Secretaria, com formulário preenchido e assinado por ele/ela e pelo/a orientador/a.

  1. O secretário confere os documentos e os dados dos formulários: a) formulário; b) Plano de ensino de cada pós-graduando (com anuência do orientador e do professor da disciplina - Art. 42 do regimento).

  1. Coordenação analise e emite parecer sobre o estágio.

  1. Secretaria notifica por e-mail a um membro da Comissão de Bolsas, que deverá assinar o pedido.

  1. A Comissão de Bolsas ou a Coordenação deverão informar ao Colegiado a realização do estágio (nos informes).

  1. O secretário inclui o Estágio de Docência no SGP.

  1. Ao concluir o estágio, o/a discente deverá enviar o Relatório à Secretaria. O fluxo do relatório é idêntico ao do requerimento.

  1. Depois da aprovação do relatório, os documentos são arquivados na pasta (física ou virtual) do/a discente.

  1. O docente responsável encerra o estágio no Portal do Professor.

 

Atestado - Afastamento - Regime Domiciliar 

- Regime domiciliar - Fluxo/mapa do processo

- Formulário para solicitar Regime Domiciliar, atualizado 2024