Publicado em: 21 de fevereiro de 2017 19h02min / Atualizado em: 07 de março de 2017 08h03min
A UFFS – Campus Chapecó realizou, nesta terça-feira (21), a Audiência Pública preparatória para a II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE). O auditório do Bloco A esteve cheio, já que dirigentes, professores, técnicos-administrativos e estudantes da UFFS estiveram presentes, assim como representantes de movimentos sociais.
A diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, iniciou o evento tratando da questão do “popular”. Ela abordou aspectos e reflexões feitas pela mestra em Educação pela UFFS e diretora de Cultura da instituição, Marlei Dambrós. Ressaltou que, como concluiu Marlei, não há um entendimento único sobre “popular”.
A vereadora Marcilei Vignatti falou em nome do Legislativo Municipal. Citou que mais de 90% dos estudantes da Graduação saíram da Escola Pública e comentou a pertinência dos debates da audiência.
O vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, comentou os desafios da UFFS desde sua criação, como ter inclusão social e excelência acadêmica, manter o diálogo entre as comunidades regional e acadêmica, realizar, ao mesmo tempo, a expansão e a consolidação da Instituição. Lembrou que quando a I COEPE foi realizada, a UFFS tinha apenas um terço dos professores que tem agora e que, também por esse motivo, é necessário retomar as discussões.
Num segundo momento, os pró-reitores de Graduação, João Alfredo Braida, e de Extensão e Cultura, Emerson Neves da Silva, e os diretores de Pesquisa, Rosiléa Garcia França, e de Pós-Graduação, José Carlos Radin, traçaram um panorama de suas áreas desde a realização da I COEPE.
Depois, o público pode levantar temas que serão debatidos nos fóruns temáticos. Foram inquietações, problemáticas e possíveis soluções envolvendo a UFFS – Campus Chapecó. Por fim, os temas dos fóruns foram ajustados. A partir desta audiência até o mês de setembro, grupos discutirão os seguintes temas:
- Agricultura Familiar e Agroecologia;
- Consolidação e Expansão, Inclusão, Ações Afirmativas e Evasão;
- Direitos Humanos e Cidadania;
- Educação Básica e Formação de Professores;
- Conhecimento, Currículo e Interdisciplinaridade na Perspectiva da Universidade Popular;
- Meio Ambiente e Sustentabilidade;
- Mobilidade Acadêmica e Internacionalização;
- Saúde Pública
- Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social;
- Educação do Campo;
- Desenvolvimento Regional e Urbano;
- Gestão, Cooperativismo e Economia Solidária.
A diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia, saiu satisfeita da audiência. “A avaliação é muito positiva. Tivemos uma participação enorme da comunidade regional e representação importante da comunidade acadêmica. Conseguimos cumprir com o objetivo da audiência, fazendo a avaliação das ações implementadas a partir da I COEPE e aprovar os fóruns que serão discutidos durante este ano, até setembro”, finalizou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS
19 de novembro de 2024
Eventos