Publicado em: 21 de maio de 2019 10h05min / Atualizado em: 22 de maio de 2019 17h05min
Nessa sexta-feira(24), das 14h às 17h, no auditório do Bloco B do Campus Chapecó, acontece um bate-papo sobre o ensino e o aprendizado de artes cênicas – dança, teatro e performance – com foco na experiência coletiva e na invenção de realidades. Terá a participação da diretora do projeto Andanças Poéticas na Cidade, de Florianópolis, Ana Alonso. Também foram convidados artistas de para se somarem ao bate-papo.
Essa é a primeira atividade do ciclo de oficinas gratuitas de formação e experimentação em Contato Improvisação (CI) voltada para iniciantes.
Contato improvisação é uma dança cujo foco é a relação recíproca de duas ou mais pessoas que exploram improvisadamente as possibilidades de movimento da relação entre seus corpos em contato. A ideia de fomentar a prática e a experimentação da CI em Chapecó surgiu pela importância curativa, inclusiva, criativa e pedagógica desse tipo de dança.
O projeto, que é coordenado pelo professor do curso de Ciências Sociais Ubi Vieira, tem como parceiros o projeto Andanças Poéticas na Cidade, de Florianópolis, que conta com um grupo de professoras e professores qualificados na prática de CI; o projeto Espaço-Criação do SESC Santa Catarina; a Lenitiva Produção Cultural e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFFS (PROEC).
As oficinas e jams – espaço seguro para livre experimentação em dança improvisada – ocorrerão no SESC Chapecó e a atividade é aberta para todas as pessoas maiores de 18 anos. Ao todo o curso oferecerá 22 horas de formação e experimentação em CI e a inscrição pode ser feita pelo link abaixo. Também haverá certificação.
Veja abaixo a programação completa do ciclo:
Sexta (24) – 14h às 17h
Auditório Bloco B da UFFS – Campus Chapecó
Bate-papo sobre o ensino e o aprendizado de artes cênicas
Um bate papo sobre o ensino e o aprendizado de artes cênicas (dança, teatro e performance) com foco na experiência coletiva e na invenção de realidades. Contará com a participação de Ana Alonso, diretora do projeto Andanças Poéticas na Cidade, de Florianópolis, mestre em educação pela UFSC, pesquisadora e professora de Contato Improvisação com vasta experiência em processos coletivos de produção artística em dança. Também foram convidados artistas da cena da cidade de Chapecó para se somar ao bate-papo. Presenças confirmadas de Clodoaldo Calai, Estevan Casanova, Jovani dos Santos, Manolo Kottwitz e Grupo Vertingens de Ações Poéticas.
Sábado (25) - 13h às 17h
Oficina 1, com Ana Alonso
Peso, inércia e toque
Nesta oficina nos aproximamos do Contato Improvisação, uma prática que convida à experimentação improvisada das forças motrizes no encontro com o outro. Treinos relacionando percepção, peso, inércia, toque, desorientação e comunicação entre corpos são alguns dos pontos de partida dessa dança.
Domingo (26) - 9h às 13h
Oficina 2, com Felipe Ferro
O que precede o movimento?
Propomos o estudo dos vetores que atravessam o corpo tendo em conta o toque e suas múltiplas possibilidades de ativação do movimento. Também investigaremos preparações para entrarmos em estados de dança através do CI. Somado a isto, investigaremos as trajetórias do movimento ativadas a partir do Contato Improvisação.
14h às 17h
Jam aberta integrada às oficinas
Momento e oportunidade de experimentar livremente as práticas apreendidas nos treinos das oficinas. Introdução às jams como espaço de prática contínua de CI.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo
20 de dezembro de 2024
Erechim