Publicado em: 23 de maio de 2017 14h05min / Atualizado em: 23 de maio de 2017 14h05min
Estudantes do Componente Curricular Direitos e Cidadania, do curso de Agronomia, tiveram uma aula diferente na segunda-feira (22). O professor Alexandre Matiello convidou a representante do Movimento das Mulheres Camponesas, Noemi Krefta, para levar aos estudantes um pouco das discussões realizadas no movimento.
Segundo o professor, a intenção foi aproximar o curso das reivindicações e lutas do campo, fazendo com que os estudantes conheçam e tenham um espaço aberto para a discussão sobre essas demandas.
Um dos assuntos mais comentados por Noemi foi o papel da mulher no campo. Ressaltou a desigualdade com os homens na questão financeira da propriedade. Lembrou que a maioria das mulheres acaba adiando ou desistindo de estudar em função do trabalho no campo.
Ela também defendeu a produção agroecológica e frisou a importância, mesmo em um mundo tão modernizado, da produção de alimentos. Noemi abordou a Reforma da Previdência e as mudanças consideradas “drásticas” para os agricultores.
A respeito do MMC, muitas perguntas surgiram: sobre a organização – nacional e internacionalmente, sobre a articulação e as relações com outros movimentos e iniciativas do mesmo cunho e sobre as formações e repasses do conhecimento aos demais membros do movimento.
Na próxima aula, no dia 29, os estudantes ouvirão lideranças da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar em Santa Catarina. Eles falarão sobre direitos no campo, trabalho, violência e cidadania.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo
20 de dezembro de 2024
Erechim