Publicado em: 01 de junho de 2017 18h06min / Atualizado em: 06 de junho de 2017 13h06min
Uma obra disponível para ser baixada gratuitamente sobre uma cidade que completa cem anos em 2017 e que visa contribuir para futuras pesquisas e para refletir sobre aspectos do município. “Chapecó em Foco: Textos e Contextos sobre o Espaço Urbano-Regional”, lançado recentemente, tem a organização do professor da UFFS – Campus Chapecó, Ederson Nascimento, e da professora da Unochapecó, Ana Laura Vianna Villela.
A obra traz 17 textos de pesquisadores que abordam o tema sob vieses de diversas áreas: Geografia, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, História. O livro é resultado de um evento promovido em 2016, com o apoio da Fapesc, pelo “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Usos do Território e Dinâmicas Socioespaciais (GETESE)”, da UFFS, e “Cidade: Cultura, Urbanização e Desenvolvimento”, da Unochapecó.
Conforme o professor Ederson, a intenção dos grupos com o evento foi a construção de uma rede de pesquisa, abrindo um espaço para discussões a respeito de Chapecó, seu espaço urbano e as relações com a região. “Muito trabalho vem sendo produzido, mas não havia interlocução e nem publicações mais recentes sobre o processo de urbanização, a migração, a economia regional, a organização espacial urbana de Chapecó”, afirma ele. O último livro “de mais fôlego”, conforme o professor, foi feito em 1998 e publicado em 2002, além de uma compilação sobre discussões do Plano Diretor, em 2004.
A professora Maria Adélia de Souza (USP), convidada para o evento, redigiu o capítulo especial, chamado “Chapecó quase 50 anos depois”. Por uma “feliz coincidência”, como nomeou o professor Ederson, assim que chegou na cidade, os pesquisadores souberam que a professora contribuiu, na década de 1970, com o planejamento urbano de Chapecó. Trabalhando no Serviço Federal de Habitação e Urbanismo (SERFHAU), na época, ela fez o termo de referência do Plano Diretor de Chapecó.
As demais seções são: “Urbanização e estruturação do espaço urbano: Estado, agentes econômicos e a questão social”, “Reflexões sobre o planejamento urbano: governança e participação”, “Ambiente urbano e ordenamento territorial” e “Dimensões do espaço regional”.
Sobre o livro, o professor afirma que vê a compilação de pesquisas com bons olhos. “Quero crer, como um marco na pesquisa científica sobre a Geografia, a História, a organização social e territorial de Chapecó. Vivemos numa cidade bastante dinâmica do ponto de vista socioeconômico, e isso se reflete na sua organização social e estrutura territorial”, destaca.
Ele aponta que as pesquisas mostram o crescimento rápido de Chapecó em termos populacionais, econômicos, de tamanho – com novos bairros e loteamentos –, migração mais heterogênea com a vinda de novas universidades e empresas. Segundo ele, essas questões estavam sendo retratadas em estudos científicos, mas de forma dispersa. O livro contribui no sentido de compilar várias pesquisas.
Outro ponto, de acordo com ele, é que o livro sirva de fonte de pesquisa, já que Chapecó é um polo universitário, com grandes universidades e faculdades. “Podemos contribuir com as pesquisas que estão sendo feitas e suscitar a vontade por novas pesquisas”.
O professor sinaliza, por fim, que os autores querem, com o livro, trazer uma contribuição para a sociedade, para a gestão e o planejamento urbano, para a “participação popular, o empoderamento popular, conhecendo a sua cidade não só nos pontos positivos, mas também nos problemas que precisam ser atacados”, frisa.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo
20 de dezembro de 2024
Erechim