Minicurso “O Método Científico: uma Abordagem Ontológica” está com inscrições abertas
Minicurso acontece no Campus Chapecó nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro

Publicado em: 13 de novembro de 2017 12h11min / Atualizado em: 13 de novembro de 2017 11h11min

Até dia 30 de novembro estão abertas as inscrições para o minicurso “O Método Científico: uma Abordagem Ontológica”, que acontece nos dias 30 de novembro, das 08h30 às 12h, e 1° de dezembro, das 14h às 17h30, no auditório do Bloco dos Professores, do Campus Chapecó. Estão abertas 130 vagas e interessados podem realizar as inscrições pelo link: goo.gl/Tu4TZq

Ministrado pelo professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Ivo Tonet, o minicurso é destinado aos professores, estudantes, técnicos e comunidade regional, e foi organizado pelo Grupo de Estudos em Trabalho e Educação (Getred), com o apoio do curso de Psicologia da Unochapecó.
O minicurso tem como objetivo aproximar os interessados dos fundamentos da ontologia marxiana, pressupostos necessários para, não somente se apropriarem de chaves de compreensão da obra do filósofo alemão, como também para orientar metodologicamente, desde este viés teórico, àqueles que estudam e pesquisam fenômenos e complexos nos mais diversos campos da produção de conhecimentos.
Para o professor do curso de Pedagogia e também um dos organizadores do evento, Maurício José Siewerdt, o tema central do minicurso se configura como de importância acadêmica em razão de realizar um percurso histórico de recuperação do desenvolvimento dos métodos científicos de investigação de fenômenos em geral, desde a antiguidade aos dias atuais. “Tem como finalidade ainda, e mais específica,a apresentação e o cotejamento de três padrões de concepção e compreensão da ciência e seu uso - o padrão greco-medieval, o padrão moderno e o padrão marxiano - tendo como ponto de chegada a abordagem e sistematização do método empregado por Marx em seus estudos. Desse modo, o minicurso, por tratar de questões de método que envolvem as pesquisas nas mais diversas áreas de produção de conhecimento, tem potencial alcance de contribuir para a formação de estudantes de graduação e pós graduação, técnicos e professores”, explicou.
Palestrante
O Professor Ivo Tonet, atualmente aposentado da Universidade Federal de Alagoas, possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). É possível afirmar ainda com segurança ser ele uma dos maiores especialistas brasileiros na obra do filósofo húngaro György Lukács, de tal maneira que foi convidado pela Editora Boitempo para acompanhar a tradução e editoração da obra Para uma ontologia do ser social, do referido filósofo, no Brasil. Importante referência no campo crítico das Ciências da Educação, tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia política, atuando principalmente nos seguintes temas: socialismo, marxismo, política e educação. Publicou mais de trinta artigos e quatorze livros.