Publicado em: 28 de maio de 2021 17h05min / Atualizado em: 31 de maio de 2021 10h05min
O formando Andrew Malta Silva levou a sério o conselho dos professores de que “na área da tecnologia, é muito importante saber inglês”. Incentivado pelos professores, ele foi o primeiro estudante a escrever e apresentar o trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de Ciência da Computação totalmente em inglês.
A apresentação foi no dia 19. Conforme o orientador, professor Dênio Duarte, o trabalho foi muito bom (a nota da banca examinadora foi 10) também pela iniciativa e pelo desafio de ser apresentado em língua estrangeira. “Enquanto curso, queremos incentivar outros estudantes a tomarem essa iniciativa”, ressalta o professor.
No histórico do curso de Ciência da Computação, outros estudantes já haviam escrito o trabalho em inglês, porém Andrew foi pioneiro na apresentação na língua estrangeira. O incentivo é dado em vários CCRs, mas, em especial, em um que é optativo, ministrado pelo professor Dênio e ofertado sempre nos primeiros semestres de cada ano: “Aprendizado de máquinas”.
O TCC de Andrew foi a respeito do Stack Overflow, um site de perguntas e respostas sobre erros em programas. Ele é colaborativo, sendo que as perguntas são respondidas pela própria comunidade.
Conforme Andrew, o site está na plataforma Stack Exchange, que congrega vários sites de perguntas e respostas, como de estatísticas, línguas, etc. O estudante avaliou diversos aspectos do Stack Overflow — que tem mais de 50 milhões de perguntas e respostas —, como os conteúdos mais tratados, popularidade de cada tópico e análise de usuários. “As informações sobre os usuários são bem específicas, inclusive podendo contribuir na seleção de funcionários de empresas”, destaca ele.
O desafio de escrever e apresentar o TCC em inglês foi grande, segundo Andrew. Ele conta que antes de entrar na UFFS, não havia frequentado um curso de inglês, mas que aprendeu bastante com jogos, especialmente os on-line que não tinham servidores no Brasil. Para jogar com estrangeiros, a solução era aprender para conseguir se comunicar.
No meio do curso de graduação, ele relata que decidiu tentar melhorar no inglês. Baixou aplicativos, fez cursos de inglês na UFFS e intensificou a leitura de artigos em inglês. Teve a ajuda da namorada e, basicamente, se desafiou.
E esse é o conselho que ele dá aos colegas que estão estudando: “se desafie. O medo precede a coragem. Ninguém nasceu sabendo, mas é preciso se desafiar. Não dê ouvidos à síndrome do impostor (que parece que a gente não é capaz de nada). Estude com aplicativos gratuitos, em vídeos do Youtube… É totalmente possível. Eu consegui, mesmo estando longe de ser fluente!”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo