Professor se voluntaria para atendimento a colegas enfermeiros da linha de frente
Ele integra o Programa Enfermagem Solidária, criado pelo Conselho Federal de Enfermagem

Publicado em: 24 de agosto de 2021 11h08min / Atualizado em: 24 de agosto de 2021 11h08min

Desde março de 2021, o professor de Enfermagem da UFFS – Campus Chapecó, Anderson Funai, integra o Programa Enfermagem Solidária, criado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Pelo programa, enfermeiros e enfermeiras de todo o país que estão na linha de frente no combate à Covid-19, recebem atendimento em saúde mental.

O professor, que é doutor em Enfermagem Psiquiátrica, resolveu se voluntariar depois que atuou em ações de apoio à Secretaria de Saúde de Chapecó, pelo Acordo de Cooperação Técnica firmado com a UFFS. “Pensei: ‘quem está na linha de frente deve estar saturado’”, lembra ele.

A partir de então, o professor passou a ficar à disposição durante três horas por semana para os atendimentos. Conforme o professor, os relatos dos colegas apontam que, desde o início do programa, os sintomas que mais apareceram, conforme o professor, foram ligados à ansiedade e ao receio de contaminar os familiares. “De maneira geral, a ansiedade interfere no desempenho em qualquer situação, independente de pandemia”, ressalta o professor.

Os atendimentos, feitos por aproximadamente 130 enfermeiros com formação ligada à área da saúde mental, acontecem por meio de plataforma digital. Os enfermeiros que desejarem o suporte, podem agendar diretamente no site do Cofen.