Publicado em: 07 de março de 2018 16h03min / Atualizado em: 08 de março de 2018 11h03min
A professora da UFFS – Campus Chapecó, Inês Claudete Burg, será uma das palestrantes na 6ª Festa Nacional das Sementes Crioulas, em Anchieta. Ela falará, no sábado (17), no Seminário Agricultura e Alimentos para a Vida – Cuidando de si e do mundo para uma vida mais longa com saúde.
Ela trará elementos de discussão sobre os desafios e as oportunidades da produção agroecológica. Também abordará a importância da conservação das sementes crioulas para a segurança alimentar.
Segundo a professora, a Festa Nacional das Sementes Crioulas e outros eventos desse tipo são grandes incentivadores da troca de sementes. “As festas congregam muitos agricultores guardiões das sementes crioulas e promovem as trocas, cujo papel é essencial para a conservação”.
Inês ressalta que, especialmente a partir dos anos 70, com a modernização da agricultura, tentou-se, no Brasil, cercear a circulação das sementes crioulas. “O argumento era que as sementes crioulas seriam grãos sem qualidade para a produção e que apenas com certificação era possível ter boa produtividade”. E completa: “as pesquisas mostraram que as sementes crioulas têm muita qualidade e que a grande indústria inventou determinadas questões para impedir sua circulação”.
Na agenda da professora também está o Encontro Regional de Agroecologia da Região Sul (ERA-Sul/2018), nos dias 13 e 14. O evento é preparatório para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA), cujo tema será “Agroecologia e democracia unindo campo e cidade”. A professora representa a UFFS e a Associação Brasileira de Agroecologia no encontro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo
20 de dezembro de 2024
Erechim