Projeto de Extensão realiza concurso para criação de logomarca
Identidade visual escolhida será usada em materiais e na divulgação do projeto

Publicado em: 08 de junho de 2018 10h06min / Atualizado em: 08 de junho de 2018 16h06min

O projeto de Extensão “Cuidados Paliativos e Espiritualidade: Linhas Entrelaçadas no Cuidado ao Paciente Oncológico” lançou um concurso para criação de sua logomarca. O objetivo é selecionar a melhor proposta de logomarca para identificação do projeto, bem como integrar a comunidade acadêmica e a população em geral.

A logomarca escolhida será usada em todas as formas de comunicação visual, tais como em eventos, fôlderes, cartazes, impressos, papéis timbrados, convites, envelopes, site institucional e em outras aplicações ou mídias definidas pelo projeto.

Poderão participar todos os servidores docentes e técnico-administrativos do quadro permanente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó e todos os estudantes com matrícula regular ativa, bem como a comunidade em geral. A inscrição deverá ser feita on-line mediante preenchimento da ficha de inscrição que está no regulamento (abaixo), a qual deverá ser anexada juntamente com a proposta. A inscrição é gratuita e as propostas de logomarca poderão ser enviadas do dia 8 de junho até o dia 22 de junho para o e-mail: projetouffsextensao2018@gmail.com

Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis no Regulamento.

Projeto
O projeto de Extensão tem como objetivo central fomentar o conhecimento e a assistência em cuidados paliativos utilizando a espiritualidade como âncora e também como medidas de conforto. O Hospital Regional do Oeste (HRO), local do desenvolvimento do projeto, é referência em Oncologia, atendendo uma demanda de 87 pacientes\dia, totalizando o atendimento ambulatorial de 1.740 pacientes/mês, e uma demanda expressiva de pacientes oncológicos nas unidades de internação, procedentes de diferentes municípios.

Os cuidados paliativos são uma forma terapêutica de auxiliar pacientes e familiares a enfrentarem problemas associados a doenças que ameaçam a vida, através da prevenção e alivio do sofrimento, avaliando-se precocemente as necessidades humanas básicas, no tratamento para alivio da dor e outros problemas físicos, psicológicos, psicossociais e espirituais, sendo o objetivo o cuidado a todas as dimensões do paciente e não a cura da doença.

Para concretizar os objetivos, o projeto utiliza metodologias diversificadas, buscando a excelência na assistência de Enfermagem nas situações de dor, perdas e finitude, fortalecendo a dimensão espiritual de cada um. Serão desenvolvidas as seguintes atividades: Reiki, Massagem, Auriculoterapia, Homecare, Jogos, Leituras, Músicas, Grupos de oração, Permissão de partida, Atendimentos sobre Direitos dos Pacientes Oncológicos e Grupos de Apoio Terapêutico aos Familiares e Equipe.