Publicado em: 09 de março de 2018 11h03min / Atualizado em: 09 de março de 2018 16h03min
Análise Socioeconômica e Auxílios Socioeconômicos. Percebendo a dificuldade dos estudantes em entender as diferenças entre a análise e os auxílios, a importância de cada um e qual o regramento de cada processo, técnicas do Setor de Assuntos Estudantis (SAE) da UFFS – Campus Chapecó resolveram tomar uma atitude: criar materiais informativos a respeito do assunto.
A ideia surgiu ainda quando a assistente social, Larissa Brand Back, trabalhava na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). “O sistema de análise e de auxílios causa bastante confusão nos estudantes, dificultando a compreensão. São dúvidas corriqueiras sobre como proceder, o que fazer, as etapas de cada um, como e quando se recebe o auxílio. As tentativas de esclarecimento das diferenças já vêm sendo feitas há tempo – e seguimos fazendo isso pessoalmente, por e-mail e pelo Facebook. Essa é mais uma maneira de buscarmos esse entendimento por meio de outros canais”, ressalta.
“Quando falamos em ‘auxílio’, para os estudantes, é uma coisa só. Mas são duas etapas até o estudante receber, de fato, o auxílio. Às vezes os estudantes já fazem a inscrição para os auxílios sem ter o cadastro para a análise. Em outras, vêm, fazem o cadastro para a análise e acham que está tudo pronto e em dois meses, vêm perguntar por que não estão recebendo. Então, o objetivo é esclarecer mesmo”, reforça a chefe do SAE, Dulce Maria Di Mare.
Para disseminar as informações, o SAE buscou a parceria da Assessoria de Comunicação do Campus Chapecó. A pedido da PROAE, o Departamento de Divulgação e Comunicação Visual, da Diretoria de Comunicação, preparou os materiais. Cartazes serão distribuídos nas salas e outros espaços do Campus. Panfletos serão distribuídos aos estudantes – tanto aos calouros quanto aos veteranos, que, muitas vezes, ainda se confundem com os processos. Além disso, a campanha será publicada também na página do Facebook da UFFS – Campus Chapecó. “Estamos buscando ferramentas para facilitar o entendimento sobre análise e auxílios socioeconômicos ao estudante, o que, claro, não tira a necessidade de que eles leiam a Resolução nº 10/2016 CONSUNI/CGAE e os editais (o atual é o nº 48/GR/UFFS/2018)”, destaca Larissa. “A linguagem da resolução e dos editais, de fato, é difícil. O material da campanha, escrito com linguagem mais simples, pode contribuir”, finaliza Dulce.
De qualquer maneira, o SAE se coloca à disposição para tirar dúvidas dos estudantes. No espaço do SAE do Campus Chapecó no site da UFFS , as informações estão bastante completas. Quem quiser conversar pessoalmente, o atendimento no SAE acontece das 13h às 17h e das 18h às 22h nas segundas e quintas-feiras, e das 8h às 12h e das 13h às 17h nas terças, quartas e sextas-feiras.
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