Treinamento para a Omoc mobiliza estudantes de Itapiranga
Além de estudarem, jovens conheceram a estrutura da UFFS – Campus Chapecó

Publicado em: 08 de agosto de 2024 14h08min / Atualizado em: 14 de agosto de 2024 17h08min

Levantar ainda mais cedo do que o tradicional e enfrentar aproximadamente 150 quilômetros de estrada para estudar. Foi para isso, e para conhecer a UFFS – Campus Chapecó, que estudantes da Escola de Educação Básica São Vicente vieram à cidade vizinha na quarta-feira (7).

Os jovens do primeiro ano do Ensino Médio fizeram o treinamento para a Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (Omoc), promovida pela UFFS – Campus Chapecó e cuja primeira fase, presencial nas escolas, acontece na quinta-feira (15). Os estudantes resolveram questões parecidas com as que serão cobradas na prova e aproveitaram para conhecer a estrutura da Instituição.

Maria Eduarda Grothngimich, 15 anos, conta que nunca gostou de Matemática. “Mas nesse ano comecei a gostar e ter notas melhores. Participar das olimpíadas estimula que a gente se interesse mais pela Matemática. Talvez não vá tão bem na olimpíada, mas é uma oportunidade que precisamos aproveitar e dar nosso melhor”, ressalta ela.

Sobre a UFFS – Campus Chapecó, ela conta que foi muito importante vir e visitar o local. “Gostei bastante do que vi e estou achando bastante interessante conhecer o local. Sonho em estudar aqui”, comenta.

A professora da escola Julia Dammann relata que decidiu inscrever a escola para a participação dos estudantes na Omoc por estar sempre pensando em estratégias para oportunizar momentos diferentes, que explorem mais as habilidades dos estudantes na Matemática. “Na Omoc eles se desafiam. É uma atividade diferente, então eles entram no mundo da competição e querem se superar. Dessa forma, exploramos coisas que, em sala, nem sempre conseguimos”.

A professora da UFFS Divane Marcon, uma das docentes envolvidas na organização e realização da Omoc, acredita que a vivência na UFFS pode inspirar os estudantes a conhecerem os cursos e, futuramente, serem graduandos na Instituição. Quanto ao treinamento, ela frisa que o diferencial não necessariamente é o estudante ter aptidão com a matemática: “ele precisa querer fazer”.

Outro ponto que ela destaca é a oportunidade dos graduandos do curso se envolverem mais com a sala de aula e a docência, já que são estagiários e voluntários que ministram os treinamentos. “Eles aperfeiçoam os conhecimentos, uma vez que quando a gente ensina, também está aprendendo”.

Anderson Ribeiro Valesan, graduando em Matemática da sexta fase, é estagiário da Omoc, depois de ser, durante um semestre, voluntário no projeto. “Contribui na minha formação para ter a experiência de como explicar questões matemáticas que muitas são muito abstratas. Estou aprendendo com eles, já melhorei no ofício de explicar. Todo dia é um aprendizado novo”, considera ele.

A Omoc

A Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense tem duas fases: a primeira acontece nas escolas, e a segunda será no dia 26 de outubro, às 9h, na UFFS – Campus Chapecó.

Os melhores colocados receberão suas medalhas no dia 7 de dezembro, às 14h, também na UFFS – Campus Chapecó.