Perfil de Egresso
O geógrafo possui um conjunto significativo de atribuições profissionais que ganham força e inserção em meio à contemporaneidade. As atribuições profissionais do Bacharel em Geografia são regulamentadas pela Lei Federal 6.664 de 26 de junho 1979 e pelo Decreto 85.138 de 15 de setembro de 1980, e fica assim vinculada, registrada e fiscalizada pelo Sistema CONFEA/CREA's. Cabe destaque para resolução 1.073, de 19 de abril de 2016, que regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação aos profissionais registrados no Sistema CONFEA/CREA para efeito de fiscalização do exercício profissional.
O egresso do curso de Geografia-Bacharelado estará habilitado a cumprir atividades técnico-científicas de pesquisa, consultorias e atuação em instituições. Constitui-se em um profissional com capacidade crítica, criativa, com formação flexível para atender demandas da sociedade e capaz de conduzir e/ou articular trabalhos em equipes multidisciplinares. O profissional deverá compreender os elementos e processos relativos à produção e uso do espaço geográfico, elaborar e desenvolver as abordagens pertinentes ao processo de investigação e sistematização do conhecimento.
O egresso terá competência para:
a) Compreender os elementos e processos concernentes às categorias e aos conceitos da Geografia;
b) Analisar e identificar as dinâmicas do ordenamento espacial e planejamento territorial;
c) Desenvolver e implementar estudos diagnósticos e prognósticos que examinem e orientem a ocupação/uso do espaço;
d) Manejar as tecnologias digitais e sistemas de representações cartográficas com vistas ao reconhecimento das dinâmicas espaciais;
e) Reconhecer, através da pesquisa científica realizada em níveis lato e stricto sensu, a importância da formação continuada e da educação;
Desta forma, o egresso será capaz de suprir demandas provenientes de órgãos e instituições (como IBGE, Secretarias Municipais e Estaduais de Planejamento, comitês de gestão e outros), empresas privadas e organizações sociais. Atuando, nas áreas de planejamento, gestão e ordenamento territorial, ambiental, urbano, agrário e regional. Destaca-se ainda sua atuação nas áreas de cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento (como, por exemplo, mapeamento estratégico de problemáticas relacionadas à cidade, aos espaços rurais e proposição de soluções que contemplem as necessidades institucionais a que venha se vincular), como também a educação ambiental.