Especialização ofertada no Campus Erechim atende demanda regional por formação de gestores escolares

Publicado em: 17 de outubro de 2016 08h10min / Atualizado em: 03 de fevereiro de 2017 07h02min

A UFFS – Campus Erechim está ofertando, neste ano de 2016, a primeira turma do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar. A especialização foi idealizada por um grupo de docentes do Colegiado de Pedagogia a partir de uma demanda percebida nas relações que o curso estabeleceu com as escolas da região por ocasião de estágios curriculares e projetos de Extensão.

A coordenadora da especialização, professora Sandra Simone Hopner Pierozan, explica que, nos processos de escolha de gestores da maioria das escolas, existe a obrigatoriedade de o candidato à função de diretor comprovar que tenha realizado cursos específicos de formação em gestão escolar. “Entendemos, então, que poderíamos contribuir, ofertando uma especialização voltada aos elementos da gestão, com foco na proposta de uma escola democrática, buscando qualificar e capacitar os gestores ou futuros gestores que atuarão na Educação Básica”, afirma Sandra.

A coordenadora destaca ainda que “o curso objetiva ofertar um ensino de qualidade, em sintonia com as novas concepções, conhecimentos e inovações dessa área profissional, e também com os avanços tecnológicos necessários para atuação no campo de trabalho, no sentido de compreender e propor práticas alternativas para os problemas que afetam a escola na sua multidimensionalidade”.

As aulas iniciaram no dia 19 de agosto. A turma é formada por 38 estudantes provenientes de diversos municípios da região, que, em sua maioria, são atuantes em escolas das redes municipais de ensino. Para Márcia Rodrigues, diretora da Escola Municipal Lucas Vezzaro, de Erechim, são muitas as expectativas em relação ao curso. “Venho em busca de reflexões e atualização de meus conhecimentos para qualificar minha prática como profissional de educação. Acredito que seja essencial parar para pensar sobre teoria e prática, principalmente quando falamos de escola e gestão escolar", destaca Márcia.

A previsão de encerramento das aulas é 16 de setembro de 2017, e os trabalhos de conclusão de curso serão apresentados para a comunidade em novembro de 2017. Dez docentes estão envolvidos na execução: Adriana Loss, Adriana Sanceverino, Lidiane Puiatti, Maria Sílvia Cristofoli, Sandra Pierozan, Sonize Lepke, Jerônimo Sartori, Leandro Ody, Thiago Ingrassia Pereira e Mara Terezinha Rodrigues Terra (como convidada).