I Semana Acadêmica de Geografia da UFFS – Campus Erechim inicia com debate sobre educação no campo

Publicado em: 08 de maio de 2012 13h05min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 10h01min

Iniciou na noite desta segunda-feira (7) a I Semana Acadêmica do curso de Geografia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. “Educação no Campo: limites e perspectivas” foi o tema discutido pela mesa redonda que contou com a participação de Willian Simões, doutorando em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além do geógrafo e professor da UFFS, Márcio Freitas Eduardo, e da também professora da UFFS, Naira Estela Roesler Mohr.

“Nesta primeira noite os professores fizeram um resgate histórico da educação no Brasil, apontando a evolução da educação no campo. Enfatizaram também a questão da educação em escolas de Movimentos Sociais e a formação em escolas itinerantes, assim como a relação da educação com a sociedade”, explicou a acadêmica de Geografia e organizadora do evento, Shaiane Carla Gaboardi.

Mais duas mesas redondas estão programadas. Uma abordará o tema “Comunidades Indígenas: direitos e vivências”, e será realizada na noite de terça-feira (8), a partir das 19 horas, com a participação da geógrafa da prefeitura de Porto Alegre, Rosa Maris Rosado, do antropólogo e professor da UFFS, Daniel de Bem, e do geógrafo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Silvio Márcio Montenegro Machado. A outra discutirá o tema “Território Urbano e o Direito à Cidade”, e contará com a presença da geógrafa do Observatório das Metrópoles/Núcleo Porto Alegre, Lucimar Fátima Siqueira, da geógrafa e professora da UFFS, Juçara Spinelli e do professor Alvenir Antônio de Almeida, representando o Movimento Popular Urbano (MPU). A atividade será realizada na quarta-feira (9), a partir das 19 horas.

A programação, que segue até a próxima sexta-feira (11), ainda contempla espaço de diálogos e práticas com apresentação de trabalhos, mostra fotográfica e a oficina “Philcarto: introdução à cartografia automatizada”, com o geógrafo da Faculdade de Ciência e Tecnologias da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Oséias da Silva Martinuci, e com a geógrafa e professora da UFFS, Paula de Faria Lindo.