Publicado em: 30 de outubro de 2012 12h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min
“A educação como um território de amplas possibilidades para uma ação transformadora”. Conforme a professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, e uma das organizadoras do livro “Educação Básica: políticas e práticas pedagógicas”, Marilane Wolff Paim, foi a partir desse pressuposto que a obra se construiu. O livro, editado pela Mercado das Letras, de Campinas (SP), foi lançado no dia 24 de outubro, durante a 35º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), realizada em Porto de Galinhas, Pernambuco.
A professora da UFFS – Campus Erechim, divide a organização do livro com o professor Geraldo Antonio da Rosa, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Participam com capítulos os professores da UFFS: Adriana Richit, Adriana Regina Sanceverino Losso, Bárbara Pasa, Ivone Maria Mendes Silva, Jerônimo Sartori, Maria Silvia Cristofoli, Nauíra Zanardo Zanin, Roberto Rafael Dias da Silva e ,Rodrigo Manoel Dias da Silva.
Conforme Marilane, além de pesquisadores da UFFS e da Uniplac, a obra também conta com textos de estudiosos da Universidade de Antioquia, Colômbia.
Construção
A professora da UFFS explica que os artigos publicados foram elaborados a partir de pesquisas desenvolvidas pelos autores. “Mesmo nossa universidade sendo muito nova, já estamos pesquisando e divulgando nossas pesquisas”, diz Marilane a respeito da participação da UFFS. O livro tem como público-alvo, especialmente, profissionais da educação.
“A coletânea procura divulgar as reflexões realizadas sobre as políticas e práticas pedagógicas na educação básica, focadas para além do discurso neoliberal. Parte-se do pressuposto da educação como um território de amplas possibilidades para uma ação transformadora”, afirma Marilane. Segundo ela, a ideia é trazer ainda mais elementos para os debates nessa área. “Fica o convite aos leitores para ler, adensar e contribuir com o debate”, conclui.
Artigos escritos por professores da UFFS:
Capítulo 1 - Educação e Cultura nas Políticas de Escolarização Contemporâneas: Um diagnóstico crítico (Roberto Rafael Dias da Silva e Rodrigo Manoel Dias da Silva)
Capítulo 2 - Formação Continuada: Os limites e os desafios do supervisor educacional (Jerônimo Sartori)
Capítulo 3 - O Espaço Escolar e sua Importância nos Processos Educacionais e de Subjetivação Vividos por Estudantes de Escolas Públicas (Maria Silvia Cristofoli, Ivone Maria Mendes Silva e Nauíra Zanardo Zanin)
Capítulo 5 - Práticas Pedagógicas com Tecnologias na Educação Básica: Compreensões, limites e perspectivas (Adriana Richit e Bárbara Pasa)
Capítulo 6 - Mediação Pedagógica e Processos de Alfabetização: até aonde se produz a inclusão/exclusão social nas práticas escolares? (Marilane Maria Wolff Paim, Adriana Regina Sanceverino Losso)
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14 de janeiro de 2025
Extensão
14 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
14 de janeiro de 2025
Concursos e Processos Seletivos
13 de janeiro de 2025
Laranjeiras do Sul
13 de janeiro de 2025
Concursos e Processos Seletivos