Aberto novo período para inscrições no Curso de Formação Continuada Educação em Direitos Humanos
Os campi Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo são polos de oferta do curso, com 30 vagas cada

Publicado em: 07 de agosto de 2024 14h08min / Atualizado em: 09 de agosto de 2024 08h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul participa, juntamente com outras instituições de ensino federais no Rio Grande do Sul, e sob coordenação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (RedBEDH), da oferta do Curso de Formação Continuada Educação em Direitos Humanos. O curso é destinado a professores da educação básica com formação em alguma licenciatura.

As atividades do curso serão realizadas de forma mista, com uma parte presencial, aos sábados, aulas síncronas, nas sextas-feiras, e algumas atividades assíncronas. A maior parte dos encontros será quinzenal. O curso será ofertado em 7 polos/cidades do Rio Grande do Sul, destes, três serão sediados pela UFFS: Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo. Os demais são: Jaguarão (Unipampa), Osório (IFRS), Pelotas (UFPel) e Porto Alegre (IFRS). Em cada um dos polos são ofertadas 30 vagas.

O curso terá oito módulos temáticos: 1 - Direitos Humanos: concepções e dimensão histórica (15h); 2 - Educação em Direitos Humanos: Conceituação, História e Política Pública (30h); 3 - Escola: proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes (30h); 4 - Violências na escola: estratégias de enfrentamento e mediação de conflitos (30h); 5 - Direitos Humanos e Diversidade na escola: gênero, raça, classe e sexualidades (15h); 6 - Direito à terra, ao território e meio ambiente (15h); 7 - Didática da Educação em Direitos Humanos (15h); 8 - Projeto de Ação em Educação em Direitos Humanos (30 h).

Requisitos
I - Ser professor/a, coordenador/a pedagógico/a ou gestor/a da rede pública municipal e/ou estadual da
Educação Básica;
II - Ser graduado/a em Pedagogia ou outra Licenciatura Plena, incluindo todas as modalidades de
Ensino previstas por lei.
III - Ter disponibilidade para dedicação de, no mínimo, 20 horas/semanais ao curso: aulas, estudos e
produções relacionadas.
IV - Ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais, obrigatórios, nos locais previstos.
V - Dispor de computador com acesso à internet.

Inscrições
As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de agosto, com preenchimento do formulário de inscrição disponível em: https://forms.gle/56JRjcoNMw6SyWzYA, ao qual deverá ser anexada a documentação informada no Edital nº 29/2024 – PROEX-REI.