Publicado em: 13 de junho de 2017 14h06min / Atualizado em: 13 de junho de 2017 16h06min
Ocorreu na última sexta-feira (9), a II Conferência de Ensino Pesquisa e Extensão (COEPE), promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Passo Fundo. O tema abordado foi “Universidade, Saúde e Comunidade: Integrando Caminhos”.
A COEPE é um evento institucional, que visa promover e fortalecer os espaços de participação da comunidade acadêmica e regional na definição das políticas, diretrizes e ações que devem orientar o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Cultura da UFFS. Além disso, promover a cultura da participação no processo de avaliação e de planejamento das áreas acadêmicas da UFFS e fomentar a integração universidade-sociedade e a participação da comunidade regional nos processos de definição das diretrizes e ações institucionais.
Depois da mesa de abertura, foi ministrada a palestra "Os grandes desafios da saúde pública e da Universidade", pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alcides Miranda. Na sequência, o público presente foi encaminhado aos fóruns temáticos que abordaram os seguintes temas: Agricultura Familiar, Agroecologia, Segurança Alimentar e Saúde; Formação Profissional em Saúde, Consolidação e Expansão do Campus Passo Fundo; Inclusão e Ações Afirmativas; Direitos Humanos, Saúde e Cidadania; Economia, Saúde e Políticas Públicas; Tecnologia de Inovação e Economia em Saúde e Educação e Saúde.
A Comissão Organizadora da II COEPE avaliou o evento positivamente como um momento forte de mobilização e interação da comunidade acadêmica e comunidade regional, reafirmando os princípios e compromissos da Universidade, além da oportunidade em avaliar o momento atual e os grandes desafios que se colocam. Para Adelmir Fiabiani, integrante da Comissão Organizadora, a II COEPE “atendeu a expectativa, que era a presença de vários segmentos, tanto presença interna quanto presença da comunidade regional, significativa, que mostra que a Universidade está cumprindo sua função de formar e também de transformar a sociedade”.
O diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, avalia como bastante positivos o resultado da II COEPE e a presença dos diferentes segmentos da Universidade. “Foi uma participação de qualidade, os debates nos fóruns foram bastante ricos”. Ainda segundo o diretor, “a Universidade como um todo foi pensada, não foi um momento de reflexão somente para o Campus, mas se pensou a Universidade como um todo, e os debates nos fóruns temáticos foram nesse sentido, de pensar a UFFS como instituição e ainda projetar o futuro do Campus Passo Fundo”, pontua.
Segundo Vanderleia Pulga, também integrante da Comissão Organizadora, “esta é a Universidade que ouve a comunidade para definir seus rumos". Para a professora, foi "uma tarde de trabalho intenso e efetivo, na qual conseguimos, a partir da identidade do nosso Campus, que é a Saúde, debater o conjunto dos fóruns temáticos presentes na II COEPE”.
"A II COEPE foi importante por criar espaços de debate, discussões e crescimento, fomentando uma formação política, ideológica e de conhecimento, o que é típico de um ambiente universitário", avalia Cristiano Carvalho, que também faz parte da organização.
Um documento será elaborado e encaminhado à Coordenação Geral do evento para ser discutido no mês de setembro, em Chapecó-SC, onde os delegados eleitos debaterão as propostas dos campi.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS
19 de novembro de 2024
Eventos