Além de promover o debate, o evento também traz a proposta de construir narrativas a partir da vivência dos participantes sobre as situações de ensinar e de aprender. Os relatos podem ser enviados pelo blog do evento: ciclodebates.blogspot.com.br/, onde serão publicadas posteriormente.
Este ano além das aulas teóricas nos cursos de curta duração, será possível a realização da parte prática na Unidade de Medicina Veterinária, conforme destacou o coordenador do curso, Gentil Ferreira Gonçalves.
De acordo com a coordenadora dos projetos, professora Ana Carolina Teixeira Pinto, as apresentações culturais contribui para a formação de plateia, além de estreitar a relação entre escolas e universidade.
A abertura oficial do evento será no dia 4 de novembro, às 19 horas, na Casa de Cultura de Realeza, com a palestra “Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e o ensino da Medicina Veterinária no Brasil”, que será proferida pelo professor da Universidade de Cuiabá, Marcelo Diniz dos Santos, que também integra a Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária, no CFMV.
Em Planalto, a atividade será encerrada nessa quinta-feira (31), no Centro Cultural Professor Ernesto José Machado de Souza. Cerca de 30 professores participam da formação, que totaliza carga horária de oito horas.
No cenário apresentado, foi evidenciado como desafio a superação do uso abusivo de agrotóxicos associado ao modelo de agricultura tradicional, o problema da sucessão familiar associada à saída dos jovens do campo, com o consequente envelhecimento da população rural e a construção de um diálogo entre o campo e a cidade para integrar ações políticas e educativas que consolidem um projeto territorial sustentável.
De acordo com a professora Camila Caracelli Scherma, uma das coordenadoras do evento, outra intenção é a elaboração de narrativas a respeito das vivências em torno das situações de ensinar e de aprender.
Na palestra foi apresentado um software que simula um laboratório virtual de química, em que podem ser realizados diversos experimentos.
A participação da UFFS nessa atividade é feita a partir do Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional (Nutrisan), por meio do Projeto Atuação Interdisciplinar na Atenção Primária à Saúde. O programa conta com financiamento do PROEXT 2013 – MEC/SESU.
Os exames de proficiência em leitura serão realizados nas dependências da UFFS – Campus Realeza, no dia 23 de novembro.
A palestra na Aula Inaugural teve como tema “Soberania e Segurança Alimentar: avanços e desafios”, que foi trazida professora Silvia do Amaral Rigon (UFPR).
Os debates apontaram preocupações com o perfil de formação dos professores, tomando por base as dificuldades evidenciadas pelos sistemas de ensino, seja pela ausência de profissionais em várias áreas do conhecimento, seja pelos problemas e limites da formação inicial da formação dos professores vinculada a um modelo de formação que tem dialogado pouco com o contexto escolar.
Em pauta estão questionamentos como, o perfil de professor a ser formado, para qual escola, para que tipo de educação e em quais áreas do conhecimento.
Os visitantes conheceram: Laboratório de Zoologia, Laboratório de Botânica, Laboratório de Anatomia, Embriologia e Biologia Celular, Laboratórios de Tecnologia de Alimentos e de Técnica Dietética, Laboratório de Avaliação Nutricional, trabalhos em Medicina Veterinária de Anatomia e Parasitologia, apresentação de diversos trabalhos em todos os cursos do Campus Realeza.