18º EnPLEE aborda temáticas sobre "Língua, Fronteira e Integração" em Realeza
Evento contou com a participação de 80 pessoas, entre professores e acadêmicos do curso de Letras - Português e Espanhol do Campus Realeza e de outras instituições paranaenses

Publicado em: 24 de setembro de 2018 14h09min / Atualizado em: 25 de setembro de 2018 08h09min

No último sábado (22), foi finalizado o 18º Encontro de Professores de Língua Espanhola do Estado do Paraná (EnPLEE). Promovido pela Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná (APEEPR) e pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o evento contou com a participação de 80 pessoas, entre professores e acadêmicos do curso de Letras - Português e Espanhol do Campus Realeza e de outras instituições paranaenses.

O encerramento contou com um debate sobre os desafios diante da nova Base Nacional Comum Curricular, a função do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) e o ensino de Língua Espanhola. Também foi definida a realização da 19ª edição do EnPLEE, que será em Foz do Iguaçu, em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Iniciado no dia 21 de setembro, o Encontro contou com debates a respeito da formação de professores de línguas estrangeiras, aplicações de tecnologias da informação e comunicação e estudos sobre "Língua, Fronteira e Integração", temática escolhida para esta 18ª edição. Na abertura também foi destaque o lançamento da Revista Digital Prisma (www.prismadigital.com.ar), desenvolvida para crianças e jovens argentinos, trazendo novidades sobre entretenimento, ciência e tecnologia.

O evento foi permeado com apresentações culturais, como uma homenagem à Violeta Parra, compositora, cantora, artista plástica e ceramista chilena. As canções foram interpretadas pelo Grupo Musical Nudos de Corbata e a história de vida da cantora foi contada pelo Grupo de Teatro La Broma, ambos criados na UFFS.

Integrada ao evento também estava a VIII Semana Acadêmica do curso de Letras, que foi realizada nos dias 19 e 20 de setembro. A programação contou com oficinas e palestras sobre a cultura indígena, mulheres e poesia, estudos sobre música popular brasileira, entre outros.

Galeria de Imagens: