Abertas inscrições para o I Seminário PIBID da UFFS - Campus Realeza
Na UFFS, o PIBID também está presente com vários projetos que atendem a estes objetivos nas áreas de Sociologia, Filosofia, Pedagogia, Ciências, Geografia, História e Letras, distribuídos nos cinco campi da instituição.

Publicado em: 16 de março de 2012 12h03min / Atualizado em: 08 de maio de 2017 11h05min

Estão as inscrições para o I Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O Evento, intitulado “A Licenciatura em Foco”, será realizado entre os dias 28 e 29 de março, na Casa da Cultura Professor Antonio Baccin.

Os interessados poderão inscrever-se gratuitamente na secretaria acadêmica do Campus Realeza, entre os dias 15 e 27 de março de 2012, nos horários de atendimento da universidade, ou mediante envio da ficha de inscrição, devidamente preenchida, para o e-mail: marcosohse@uffs.edu.br.

No dia 28 de março de 2012 as inscrições poderão ser efetuadas no local do Seminário antes de se iniciar a programação, caso ainda existam vagas.  Há disponibilidade de 500 vagas, por ordem de inscrição.

A participação nos dois dias do evento proporcionará aos inscritos certificação de 08 horas

28/03/2012
19:15 h – Solenidade de abertura
19:45 h – Palestra Prof. Dra. Márcia Borin da Cunha
21:00 h – Intervalo
21:15 h – Apresentação trabalhos bolsistas PIBID
22:15 h – encerramento

29/03/2012
19:30 h – Palestra Prof. Ms. Karina Worm Beckmann
20:45 h – Intervalo
21:00 h – Apresentação trabalhos bolsistas PIBID
22:15 h – Encerramento

Saiba mais sobre o  PIBID

O PIBID é um programa do Ministério da Educação e Cultura, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa promover o incentivo às licenciaturas por meio de atividades complementares nas escolas públicas brasileiras.

Este programa tem por objetivo possibilitar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura um primeiro contato com a realidade escolar. Desta forma, os futuros professores começam, desde o seu ingresso nos cursos de licenciatura a vivenciar o cotidiano escolar. Também é objetivo deste programa o aumento da aprendizagem dos alunos do ensino básico nas escolas públicas.

No campus Realeza este projeto está sendo desenvolvido nas áreas de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol e Licenciatura em Ciências: Física, Química e Biologia que são desenvolvidos em parceria com duas escolas públicas: Colégio Estadual João Paulo II e Colégio Estadual Doze de Novembro. Nestas escolas está sendo realizado o trabalho de aulas complementares para os alunos interessados em que são trabalhados os conteúdos regulares, priorizando uma abordagem diferenciada para que o aluno possa ter uma aprendizagem significativa.