Campus Realeza recebe II Seminário de Letramentos Acadêmico-Científicos (SELAC)
Evento reunirá pesquisadores representativos da Linguística Aplicada e dos Estudos da Linguagem do Brasil

Publicado em: 13 de agosto de 2024 14h08min / Atualizado em: 15 de agosto de 2024 14h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza será a sede do II Seminário de Letramentos Acadêmico-Científicos (SELAC) nos dias 26 e 27 de setembro. O evento reunirá pesquisadores representativos da Linguística Aplicada e dos Estudos da Linguagem do Brasil. A organização das atividades congrega a participação de 11 instituições de ensino superior públicas do estado do Paraná. Com a temática “Múltiplos olhares e práticas globalizadas de pesquisa”, o seminário tem na programação diversas conferências, mesas de debate, rodas de conversa, mostras culturais e apresentação de trabalhos.

O evento tem inscrições gratuitas e será realizado no formato híbrido. É possível confirmar a participação através do site https://sites.google.com/view/selac-lila. Para submissão de trabalhos acadêmico-científicos, os participantes devem enviar o resumo expandido até o dia 30 de agosto. Serão aceitos trabalhos com caráter de relato de experiência ou de pesquisa, de acordo com as áreas temáticas. Todas as orientações para a submissão estão no site do evento.

Reunindo diferentes pesquisadores brasileiros, o II SELAC buscará discutir o campo de práticas de estudo e a formação para a pesquisa na educação básica, diferentes propostas de produção de textos acadêmicos e científicos, práticas de letramento na contemporaneidade, resultados de pesquisa, tecnologias e o enfrentamento da desinformação.

A coordenação geral do evento é do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), na Universidade Estadual de Londrina (UEL), através da professora Vera Lúcia Lopes Cristovão, e da professora da UFFS Márcia Adriana Dias Kraemer.

Programação:

26/09 - Quinta-feira

09h – 09h30 Acolhida aos Participantes – Comissão Organizadora

09h30 – 11h30 Roda de Conversa: O Campo de Práticas de Estudo e a Formação para a Pesquisa na Educação Básica: (im)possibilidades de agir.

Atividade híbrida, com a participação da Profa. Dra. Regina Celi Mendes Pereira da Silva (UFPB) e do Prof. Dr. José Ribamar Lopes Batista (UFPI), mediada pela Profa. Dra. Jacqueline Costa Sanches Vignoli (LILA/UNESPAR - Campo Mourão)

13h30 – 15h30 Comunicações Coordenadas

16h – 17h30 Mesa de Debate: Propostas de Produção de Textos Acadêmicos e Científicos entre Práticas Clássicas e Inovadoras

Atividade híbrida, com a participação da Profa. Dra. Ada Brasileiro (UFOP) e Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada (USP), mediada pela Profa. Dra. Paula Baracat De Grande (LILA/UEL)

19h – 19h45 Abertura do Evento – Comissão Organizadora

Mostra Cultural

19h45 – 22h30 Conferência de Abertura: Divulgação científica, mundialização e práticas de letramento na contemporaneidade.

Atividade presencial, com a participação da Profa. Dra. Juliana Alves Assis (PUC-Minas), mediada pela Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (LILA/UEL)

27/09 – Sexta-feira

08h30 – 11h30 Painel de pesquisas: Resultados e Perspectivas em Pesquisas sobre Letramentos Acadêmico-Científicos

Atividade presencial, com a participação das coordenadoras (e representantes) de projetos vinculados ao LILA: Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL), Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP), Letícia Jovelina Storto (UENP), Rosana de Fátima Silveira Jammal Padilha – (IFPR), Jacqueline Costa Sanches Vignoli (UNESPAR), Josimayre Novelli (UEM), Lídia Stutz (UNICENTRO), Márcia Adriana Dias Kraemer (UFFS), Madalena Benazzi Meotti (UNIOESTE), Marlene Aparecida Ferrarini Bigareli (IFPR) e Simone da Costa Carvalho (UNILA)

12h – 13h Almoço de Confraternização - por adesão

14h – 17h Comunicações Coordenadas

19h – 19h45 Encerramento do Evento – Comissão Organizadora

Mostra Cultural

19h45 – 22h30 Conferência de Encerramento Letramentos e Tecnologias: por uma educação científica para o enfrentamento da (des)informação.

Atividade híbrida, com a participação da Profa. Dra. Fabiana Cristina Komesu (Unesp), mediada pela Profa. Dra. Márcia Adriana Dias Kraemer – (LILA/UFFS – Realeza)