Casa cheia no I Seminário PIBID da UFFS - Campus Realeza

Publicado em: 03 de abril de 2012 14h04min / Atualizado em: 08 de maio de 2017 11h05min

O I Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza recebeu um ótimo público entre os dias 28 e 29 de março, na Casa da Cultura Professor Antonio Baccin. O evento intitulado “A Licenciatura em Foco”, ofertou duas palestras, além da apresentação dos trabalhos dos bolsistas do Programa.

A abertura do I Seminário PIBID aconteceu com a palestra da professora da Unioeste, Márcia Borin da Cunha, com o tema “Ser ou Estar Professor”. Para a professora, há diferenças entre o “ser” e o “estar” professor. O “estar” é algo que constantemente vimos nas escolas, profissionais com formação diversa a disciplina que ministram. Já o “ser” professor implica em uma construção de uma identidade para tal, adquirida através da construção de conhecimentos, científicos e pedagógicos, e pela experiência adquirida, por exemplo, a que se dá na formação acadêmica, através dos estágios e também pelo próprio PIBID. “A formação do professor deve proporcionar a tomada de consciência das concepções e modelos pessoais e provocar a formação de uma identidade docente própria”, afirmou a professora.

No segundo dia, a palestra foi proferida pela professora da Unicentro, Karina Worm Beckmann, que trabalhou com o tema “O PIBID e o incentivo às licenciaturas”. Em sua fala, Karina apresentou uma visão geral do programa, destacando objetivos e perspectivas. Ela também expôs algumas dificuldades encontradas pelos bolsistas durante o desenvolvimento das atividades propostas pelo PIBID.

Após as palestras, houve um momento para apresentação dos trabalhos realizados pelos bolsistas do PIBID, durante a execução do programa. No primeiro dia a apresentação ficou por conta dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Letras, já no segundo, a apresentação ficou a cargo dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências.

Participaram do seminário, o diretor do Campus Realeza, João Alfredo Braida, o coordenador acadêmico, Antonio Marcos Myskiw, o coordenador do curso de Licenciatura em Letras, Clóvis Alencar Butzge, o coordenador do curso de Licenciatura em Ciências, José Otto Konzen, a secretária de educação e cultura do município de Realeza, Leocárdia Andreolli, o  vice-diretor do Colégio Estadual Doze de Novembro, José Jairo Neckel, a diretora do Colégio Estadual João Paulo II, Leila Teresinha Deliberali Leão, os coordenadores do I Seminário PIBID, Marcos Leandro Oshe e Sérgio Massagli, e professores e alunos da UFFS e da rede pública de ensino.