Curso de Física do Campus Realeza promove IX Semana Acadêmica
A próxima atividade será na quinta-feira (26), a partir das 19 horas. A inscrição para participação pode ser realizada pelo site do Centro Acadêmico.

Publicado em: 24 de agosto de 2021 09h08min / Atualizado em: 24 de agosto de 2021 09h08min

Neste mês de agosto, o curso de Física da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove a IX Semana Acadêmica (SAFís). Nesta edição, as palestras e minicursos serão realizados ao longo do mês. A próxima atividade será na quinta-feira (26), a partir das 19 horas. A inscrição para participação pode ser realizada pelo site do Centro Acadêmico do curso de Física. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade.

Com objetivo de promover a socialização e a divulgação de conhecimentos da Física, da Ciência e da Educação, a IX SAFíS iniciou no dia 9 de agosto abordando didaticamente aspectos da Teoria Quântica, do ensino de astronomia e do estudo do patrimônio cultural por meio da física. As palestras e o minicurso são transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube PRACTICE UFFS LIVES

Nesta quinta-feira (26), às 19 horas, o evento traz a palestra “O Ensino de Física na perspectiva da Educação Inclusiva: desafios presentes no cenário educacional brasileiro”, com o professor Éder Pires de Camargo, do Departamento de Física e Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A temática reflete sobre práticas que promovam a inclusão e a cidadania a partir de “um ensino de ciências apoiado em atividades dialógicas/participativas, em experimentos e representações multissensoriais e em comunicações plenamente acessíveis a todos os estudantes”.

No horário das 20h50, inicia a palestra “No mundo das partículas”, com a pesquisadora Gabriela Bailas, que atualmente trabalha no High Energy Accelerator Research Organization (KEK), em Tsukuba, no Japão. Além de abordar o contexto histórico e conceitual sobre partículas elementares e a interação entre elas, a palestrante também irá apresentar uma área dentro da Física de Partículas chamada Lattice QCD.

O encerramento será no dia 3 de setembro, quando será abordado os “Benefícios e desafios para o uso da História da Ciência no ensino”. A palestra será proferida pela professora Thaís Cyrino de Mello Forato, que atua na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A convidada desenvolve pesquisas envolvendo interfaces entre a História das Ciências, a Educação Científica, a Formação de Professores e a Divulgação da História das Ciências.

Organização

A comissão organizadora da IX SAFíS é composta por estudantes e professores do curso de Física da UFFS – Campus Realeza. Parte dos colaboradores compõem também o Grupo de Pesquisa e Extensão em Cosmologia e Astrofísica Georges Lemaître, o Centro Acadêmico do Curso de Física- Licenciatura (CAFís Alfa) e o Programa PRACTICE- UFFS.

Galeria de Imagens: