Cursos de Letras da UFFS promovem debate sobre Base Nacional Comum Curricular
Inscrições até este domingo (17), e transmissão do evento na próxima segunda-feira (18), às 19h30.

Publicado em: 14 de maio de 2020 16h05min / Atualizado em: 15 de maio de 2020 15h05min

Os cursos de Letras dos campi Realeza, Chapecó e Cerro Largo, em parceria com os Centros Acadêmicos (CAs), promovem um debate on-line sobre o ensino da Língua Portuguesa de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A transmissão será na próxima segunda-feira (18), às 19h30, porém as inscrições para participação no evento devem ser confirmadas até este domingo (17).

Inscrições

O evento é organizado pela professora do Campus Chapecó Aline Cassol Daga e conta com apoio do Centro de Ensino de Línguas (CeLUFFS) de Realeza. As inscrições para o debate devem ser realizadas pelo link: http://abre.ai/livebncc, são gratuitas e podem ser realizadas também por pessoas que não possuem vínculo com a UFFS. Os inscritos receberão o link de acesso ao evento por e-mail.

Temática

A proposta busca refletir sobre condições de produção da BNCC e sobre o ensino de Língua Portuguesa presentes no livro "Uma Leitura Crítica da Base Nacional Comum Curricular: compreensões subjacentes”, organizado pelas professoras Márcia Adriana Dias Kraemer (Campus Realeza) e Terezinha da Conceição Costa-Hübes (Unioeste/Cascavel).

O livro, que possui 12 capítulos, tem a participação de pesquisadores de universidades federais e estaduais do Sul e do Sudoeste do Brasil e traz uma reflexão acerca da BNCC, a fim de compreender como sua implantação pode afetar a Educação Básica, tendo como foco o Ensino Fundamental. A análise empreendida é balizada pela concepção interacionista e dialógica da linguagem, decorrente do Círculo de Bakhtin.