Inscrições para VI Semana Acadêmica de Biologia da UFFS - Campus Realeza iniciam nesta quarta-feira (25)
Programação traz três palestras e oito minicursos, abordando, especialmente, as relações ambientais e a biodiversidade, assim como educação ambiental, agricultura sustentável, entre outras temáticas.

Publicado em: 23 de abril de 2018 14h04min / Atualizado em: 24 de abril de 2018 10h04min

Entre os dias 22 a 24 de maio será realizada a VI Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza. A programação traz três palestras e oito minicursos, abordando, especialmente, as relações ambientais e a biodiversidade, assim como educação ambiental, agricultura sustentável, entre outras temáticas. As inscrições para o evento iniciam a partir dessa quarta-feira (25).

Os interessados podem confirmar a participação no evento por meio do site: https://semanadabiologiauffs2018.blogspot.com.br/. O valor da inscrição é de R$ 25,00 para o período de 25 de abril a 18 de maio. Após essa data, o custo da inscrição fica em R$ 30,00. As confirmações das inscrições através do pagamento serão realizadas a partir de 1º de maio, no 3º andar do Bloco A, com o Centro Acadêmico de Ciências Biologia.

A palestra de abertura, no dia 22 de maio, aborda o surto de febre amarela, que ameaçou a população de macacos, em 2017. A convidada para falar sobre o tema é a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Vanessa Barbisan Fortes, que estuda ecologia e o comportamento de bugios há 20 anos. Em seu trabalho mais recente, a pesquisadora criou projetos para divulgar informações sobre o ciclo biológico da doença e sensibilizar à população sobre a necessidade de proteger os primatas.

Já os minicursos concentram temáticas sobre permacultura, identificação de árvores da floresta com Araucária, perícia criminal, impactos de rodovias sobre a fauna silvestre, diversificação, ecologia e comportamento dos aracnídeos, alterações genéticas e o câncer, ciência da escola e do cotidiano, meio ambiente e educação ambiental.

Confira a programação completa:

Dia 22/05 (Terça-feira)

19h - Palestra “Febre amarela: mais uma ameaça aos primatas brasileiros” – Dra. Vanessa Barbisan Fortes (UFSM). Local: Auditório do Bloco A - Campus Realeza

23/05 (Quarta-feira)

13h30 - 17h30

Minicurso 1: “Introdução à Permacultura” – Biol. Carlos Eduardo Cereto, Biol. Cássio Batista Marcon, Giuliano Kluch e Dra. Caroline Heinig Voltolini (UFFS, Realeza). Local: Bloco A, sala 301. Vagas: 20.

19h - 22h30

Minicurso 3: “Perícia Criminal: análise química e biológica de vestígios criminalísticos” – Perito João Henrique Suliman (Instituto Geral de Perícias do RS). Local: Auditório do Bloco A. Vagas: 50.

Minicurso 4: “Impactos de rodovias sobre a fauna silvestre” – Dr. Paulo Hartmann (UFFS, Erechim). Local: Bloco A, sala 301. Vagas: 20.

Minicurso 5: “Aspectos gerais sobre a Ordem Araneae: diversificação, ecologia e comportamento” – Dr. Luiz Ernesto Costa Schmidt (UNISINOS). Local: Bloco A, sala 302. Vagas: 30.

Minicurso 6: “Do cientificismo para a ciência da escola e do cotidiano” – Dr. Celso Aparecido Polinarski (UNIOESTE). Local: Bloco A, sala 303. Vagas: 20.

Minicurso 7: “Ambiente e nutrição: alterações genéticas e o câncer” – MSc. Gisele Arruda (NRE/UEM). Local: Laboratório 312. Vagas: 20.

Minicurso 8: “Concepções de meio ambiente e tendências da educação ambiental” – MSc. Elizabete França (UFFS, Realeza). Local: Bloco A, sala 304. Vagas: 15.

24/05 (Quinta-feira)

13h30 - 17h30

Minicurso 2: “Identificação de árvores da Floresta com Araucária” – Dr. Marcelo Malysz (UFRGS/ URI). Local: Laboratório de Botânica. Vagas: 20. (continuação)

19h: “Presentes nupciais em aranhas: uma estratégia moldada por tomadas de decisão” – Dr. Luiz Ernesto Costa Schmidt (UNISINOS). Local: Auditório do Bloco A.

21h: “Por uma agricultura mais sustentável” – Dra. Gisele Louro Peres (UFFS, Realeza). Local: Auditório do Bloco A.