IV Congresso Internacional de Memória e Formação Docente inicia no dia 17 de novembro
Evento on-line é organizado pelo grupo de pesquisa “(Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores” (TRIPEC) e traz como temática a “Democratização da educação”.

Publicado em: 11 de novembro de 2021 13h11min / Atualizado em: 12 de novembro de 2021 16h11min

Entre os dias 17 e 19 de novembro, será realizado o IV Congresso Internacional de Memória e Formação Docente (Cimfor) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O evento on-line é organizado pelo grupo de pesquisa “(Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores” (TRIPEC) e traz como temática a “Democratização da educação”.

O Cimfor é direcionado a professores e alunos da educação básica e do ensino superior, sendo possível realizar inscrições para ouvintes pelo site: bit.ly/cimfor4inscricao. A inscrição é gratuita, podendo ser realizada até mesmo nos dias do evento.

A temática desta edição faz alusão ao centenário de Paulo Freire, educador pernambucano e autor de várias obras de repercussão nacional e internacional. Os debates e palestras trazem reflexões sobre a formação de professores, especialmente, a promoção da gestão democrática nas escolas, aspectos étnico-raciais, memória e alteridade. As atividades buscam responder o questionamento “Democratização da Educação: como resistir e esperançar em novos espaços e tempos?”, premissa do evento.

Programação: https://bit.ly/cimfor4programa

17 de novembro

14h - Colóquio Gestão democrática e lançamento do livro “Práticas de gestão escolar e seus indicadores democráticos”. Convidados: Prof. Dr. Almir Paulo dos Santos (UFFS/ Erechim), Prof. Dr. Gilson Luís Voloski (UFFS/Realeza) e Prof. Dr. Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia (UFFS/Realeza)

19h - Apresentação cultural grupo teatral La Broma e abertura oficial

19h30 – Palestra "Formação de professores no Brasil" - Profa. Dra. Bernadete Gatti (USP)

18 de novembro

Das 9h às 11h – Minicurso "Questões étnico-raciais na Educação Básica" - Ministrante Profª Dra. Ione da Silva Jovino (UEPG)

11h – Palestra "Memória e Formação". Convidado: Prof. Dr. Markus Rieger-Ladich (Eberhard Karls Tübingen Universität – Alemanha), mediação Profa. Dra. Mariane Inês Ohlweiler (UFFS/Realeza)

Das 16h30 às 18h30 - Comunicações orais

19h30 – Palestra "Centenário de Paulo Freire”, com Prof. Dr. Manoel Messias (UFG)

19h30 - Mesa redonda "A Educação Estética e a alteridade no espaço-tempo da formação de professores". Convidados: Prof. Pablo Renné Estevez - Cuba (Formação Estética Ambiental) e Profa. Dra Vanise Gomes (UFPel) (Filosofia e Alteridade)

20h45 às 22h - Comunicações orais

19 de novembro

Das 9h às 11h – Minicurso "Temas contemporâneos para atuar na Educação Básica", ministrante Profª Dra. Sônia Maria dos Santos Marques (UNIOESTE/Francisco Beltrão)

14h – Mesa redonda Democratização da Educação. Convidados: Profa. Dra. Maria Inalva Galter (Unioeste), Profa. Dra. Silvia Eliane de Oliveira Basso (IFPR) e Prof. Dr. Gilson Luís Voloski (UFFS/Realeza), mediação Prof. Ms. Helton Adriano de Souza.

Das 16h30 às 18h30 - Comunicações orais

19h30 - Mesa redonda "Relação teoria e prática na formação de professores". Convidados: Profa. Dra. Aparecida Maria de Almeida Barros (UFG – UFCat) e Prof. Dr. Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia (UFFS/Realeza)

Das 20h45 às 22h - Comunicações orais

22h30 - Encerramento