Mais de 600 estudantes da região Sudoeste participam das atividades do XIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Realeza
Encerramento do XIII teve homenagem aos trabalhos acadêmicos apresentados durante o SEPE

Publicado em: 21 de outubro de 2024 15h10min / Atualizado em: 21 de outubro de 2024 17h10min

Dedicado ao desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, a Universidade Federal da Fronteira Sul — Campus Realeza promoveu uma série de atividades para a comunidade durante o XIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE). O evento, realizado no período de 14 a 18 de outubro, está vinculado à temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Com diferentes palestras e oficinas, o SEPE também agregou atividades práticas e interativas voltadas aos estudantes do ensino médio da região.

Visitantes puderam explorar projetos e ações desenvolvidos pelos diferentes cursos, participando de experiências didáticas e jogos pedagógicos

Mais de 600 estudantes visitaram a instituição durante o período por meio da atividade “UFFS Portas Abertas”. O objetivo é fortalecer a relação entre as escolas e a universidade através da troca de experiências, além de desmistificar o ambiente acadêmico. Os visitantes puderam explorar projetos e ações desenvolvidos pelos diferentes cursos e aprenderam mais sobre a rotina de pesquisa e do ensino superior.

A interação inclui ainda a visitação aos espaços de laboratórios, salas de aula, Hospital Veterinário Universitário e da Clínica-Escola de Nutrição da UFFS, assim como a participação em experiências didáticas e jogos pedagógicos organizados pelos acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores e técnicos do Campus Realeza.

A atividade “UFFS Portas Abertas” é uma ação contínua da universidade e busca esclarecer dúvidas sobre os cursos de graduação e o processo seletivo. A UFFS utiliza como principal forma de ingresso o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação. A seleção dos estudantes se dá com base nos resultados da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Há reserva de vagas para candidatos que cursaram integralmente ou parcialmente o ensino médio em escolas públicas, para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e para pessoas com deficiência. O preenchimento da reserva de vagas também considera a renda familiar do candidato.

Entrega de menção honrosa ao trabalho de Noan da Cruz Silva e Luana Carolina Portela Lopes, orientação professora Dalila Moter Benvegnú

Apresentação de trabalhos

O caráter científico do XIII SEPE é desenvolvido também pela realização da mostra de trabalhos acadêmicos. Nesta edição foram 183 trabalhos submetidos pelos acadêmicos de graduação e pós-graduação do Campus Realeza. As apresentações são uma forma de promover a socialização de resultados de projetos de iniciação científica, acadêmica, docência e de extensão desenvolvidos pelos estudantes da UFFS, além de fortalecer a cultura da investigação científica e a publicação de resultados. Um dos diferenciais foi a valorização da qualidade da produção acadêmica com a entrega das menções honrosas aos trabalhos inscritos no evento. Confira:

Área de “Ciências Humanas”: Trabalho “Inclusão digital e capacitação tecnológica: impactos do projeto de informática aplicada para estudantes do ensino médio”, produzido por Nicoli Caroline Ficanha, orientação professor Marcelo Zanetti.

Área de “Ciências da Saúde”: Trabalho “Ipamorelin e seus efeitos na redução da adiposidade visceral em adultos vivendo com HIV: uma revisão sistemática da literatura”, produzido por Noan da Cruz Silva e Luana Carolina Portela Lopes, orientação professora Dalila Moter Benvegnú.

Área de “Ciências Agrárias”: Trabalho “Avaliação da pressão arterial sistêmica em pacientes com hipercortisolismo”, produzido por Nicole Strozack Marcom, Pamela Regina Pimenta Busato, Maria Eduarda Pogorzelski, Daniele Camila Hiert, orientação professora Tatiana Champion.

Área de “Ciências Biológicas”: Trabalho “Percepções e conhecimentos dos munícipes de Ampére-PR sobre a fauna de morcegos (Mammalia, Chiroptera)”, produzido por Josiane de Almeida Freire, Mariana Letícia Piaia, Tiago Cristiano Wons, orientação professora Adelita Maria Linzmeier.