Música embala análises de estudantes em oficina da UFFS – Campus Realeza

Publicado em: 30 de maio de 2012 13h05min / Atualizado em: 03 de maio de 2017 13h05min

Com o desafio de apresentar uma visão panorâmica das principais tendências da música brasileira para os alunos do terceiro ano do ensino médio, os integrantes do projeto de extensão “Diálogos interdisciplinares através do estudo das letras da Música Popular Brasileira” da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza estiveram na quarta-feira (30), no Colégio Estadual Doze de Novembro, desenvolvendo oficina aos alunos do terceiro ano.

O projeto, coordenado pelo professor do curso de Letras da UFFS, Sérgio Roberto Massagli, busca contribuir para a transformação intelectual dos alunos, auxiliando-os a tornarem-se leitores críticos. “A professora de Língua Portuguesa da escola nos informou sobre o conteúdo programático da disciplina e faremos quatro intervenções ao longo do ano, trazendo contribuições da MPB que dialogam com diversas áreas”, destacou o coordenador.

De acordo com o professor Massagli, as análises de letras de músicas contribuem como elemento de ensino que atravessa diferentes disciplinas. “Através do estudo de uma determinada letra de música podemos estudar elementos da cultura, dos valores, da política, da história e os valores literários da própria letra”, relatou.

O bolsista do projeto e estudante do curso de Letras da UFFS, Ivan Lucas Faust, relatou que ocorrem semanalmente encontros entre os bolsistas e o professor coordenador para debater letras e, como o objetivo do projeto é fazer um resgate interdisciplinar, a ideia é repassar aos alunos do ensino médio essas múltiplas interpretações. O bolsista destaca a importância desse projeto na formação profissional. “Estar aqui na frente da turma é bem diferente. Você vê a sala de aula de um outro ponto e a partir disso temos o contato com a experiência da docência”, disse.

A professora da turma atendida pelo projeto, Valéria Dolores Kohl Barbiero, comenta que a oficina realizada enriquece os conteúdos que estão sendo abordados em Literatura nesse bimestre. “A oficina vem a acrescentar o processo de ensino aprendizagem”, concluiu a professora.

Para Marina da Rosa, aluna do terceiro ano, a oficina possibilitou a muitos a ideia do que é MPB. “Muita gente fala só sobre música estrangeira ou aquelas que estão em evidência na mídia, então o projeto mostra possibilidades de avaliar e conhecer novas formas e detalhes da música popular brasileira”, ressaltou.