Professores da UFFS – Campus Realeza ofertam capacitação em escolas brasileiras e argentinas
De acordo com a professora Ana Carolina Teixeira Pinto, coordenadora da atividade, o objetivo é assessorar pedagogicamente os professores das duas escolas, para que assim seja efetivada a política do programa.

Publicado em: 20 de março de 2013 14h03min / Atualizado em: 12 de abril de 2017 10h04min

O Projeto de Frente para Fronteira, institucionalizado por meio do Edital Ação 20 RJ-MEC, propõe prestar auxílio pedagógico ao Programa Escolas Interculturais de Fronteira, mais especificamente às duas primeiras escolas a aderir ao programa. O Projeto que é coordenado pelos professores do curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, Ana Carolina Teixeira Pinto e Marcos Silva e teve seu segundo encontro do ano nos dias 18 e 19 deste mês. Neste momento os coordenadores ofertaram acompanhamento pedagógico e capacitação continuada aos professores das Escolas Dr. Theodureto de Faria Souto, em Dionísio Cerqueira (SC), e Intercultural Bilíngue de Fronteira nº 1, de Bernardo de Irigoyen, na Argentina.

De acordo com a professora Ana Carolina Teixeira Pinto, coordenadora da atividade, o objetivo é assessorar pedagogicamente os professores das duas escolas, para que assim seja efetivada a política do programa. “Trabalhamos a pedagogia dos projetos, que incentiva o aluno a ser mais autônomo no processo de ensino-aprendizagem. Durante todo o ano, iremos ofertar oficinas contanto com a participação de outros docentes do curso de Letras da UFFS – Campus Realeza”, explica.

As atividades do Projeto de Frente para Fronteira foram iniciadas em fevereiro deste ano, com a participação dos professores Emerson Martins, Cristiane Quadros, e Renata Orlandi.