Projeto “Um professor lê” do Campus Realeza fará live no instragram sobre literatura
Obra da poeta portuguesa Florbela Espanca é tema da live que será transmitida na quarta-feira (6), às 19h30.

Publicado em: 05 de maio de 2020 15h05min / Atualizado em: 06 de maio de 2020 18h05min

Nesta quarta-feira (6), às 19h30, o Projeto de Extensão "Um professor lê: diálogos virtuais de literatura" fará uma live no Instagram @umprofessorle sobre a obra da poeta portuguesa Florbela Espanca. O projeto busca apresentar diferentes autores da literatura, decifrar poemas, contar histórias e interpretar os textos produzidos por eles de uma maneira leve e descontraída.

A obra de Florbela Espanca será apresentada pelo coordenador do projeto do Campus Realeza, professor Saulo Gomes Thimoteo, e pelo professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Edson Santos Silva.

O objetivo do Projeto de Extensão "Um professor lê: diálogos virtuais de literatura" é produzir podcasts sobre autores e obras literárias e que estão disponíveis no site www.umprofessorle.com.br, bem como em plataformas de áudio.

Na apresentação, o professor Thimoteo destaca: “mostraremos textos de diferentes autores e buscaremos apresentar uma interpretação (dentre as possíveis) para demonstrar como a leitura é algo em contínua expansão, que se vai somando a todas as leituras anteriores e que abre caminho para futuras associações, a serem descobertas numa nova visita ao texto”.

No site, estão disponíveis nove podcasts, que abordam temáticas como o papel da leitura,   a arte de narrar e análises de autores como Machado de Assis e José Saramago.

O último podcast publicado aborda “A sofrência através do séculos”, trazendo poemas que revelam as dores do amor num percurso de oitocentos anos. O episódio inicia com a leitura do poema de Fernando Pessoa “Autopsicografia” e percorre pelo trovadorismo de Martim de Guinzo e Pêro da Ponte, passando pelo barroco de Mariana Alcoforado e Gregório de Matos, chegando, no século XXI, ao sertanejo universitário das canções de Marília Mendonça e de Jorge & Mateus.