Projeto do Campus Realeza “Um Professor Lê” incentiva a leitura com a produção de podcasts

Publicado em: 15 de agosto de 2024 14h08min / Atualizado em: 15 de agosto de 2024 14h08min

Apresentar diferentes autores, explorar a literatura de forma acessível e envolvente e fazer isso através de podcasts, esta é a proposta do Projeto de extensão “Um Professor Lê”, coordenado pelo professor Saulo Gomes Thimóteo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza. A sexta temporada foi dedicada à literatura portuguesa do século XX, destacando autores como Florbela Espanca, Manuel da Fonseca, Mário de Sá-Carneiro, entre outros.

Com episódios disponíveis no site umprofessorle.com.br e nos tocadores como Spotify, a nova temporada contará com 16 episódios, dos quais oito já estão disponíveis. Em cada um deles é apresentado o estilo literário de cada um dos autores, o contexto das obras produzidas e as razões para escrevê-las. Ao abordar os romances e contos dos escritores, por exemplo, além de falarem dos personagens e contar a história, os bolsistas e voluntários do projeto buscam associações com outros grandes clássicos da literatura e até com séries televisivas ou memes da internet.

Nova temporada contará com 16 episódios, oito já estão disponíveis (UFFS/Divulgação)

“Cada episódio traz uma conversa, onde contamos histórias e o ouvinte vai construindo suas impressões e ideias. No podcast explicamos, mas sem uma linguagem acadêmica muito carregada. Buscamos agregar todos os públicos, quem tem uma bagagem de leituras boa ou quem está construindo seu repertório. O que vale é criar ligações entre os muitos conhecimentos que a literatura e a cultura em geral proporcionam”, explicou Thimóteo.

O projeto é um incentivador da leitura, oferecendo aos ouvintes a possibilidade de acessar, inclusive, os textos discutidos em cada episódio, todos disponibilizados no site do projeto. Isso permite que o público escolha entre ler antes ou depois de ouvir o podcast, facilitando uma compreensão mais profunda das obras. “Por exemplo, no podcast sobre Judith Teixeira, dividimos a obra dela em quatro aspectos, como as quatro estações do ano. Para Mário de Sá-Carneiro, abordamos aspectos conforme os quatro naipes do baralho. Enfim, mais para explicar didaticamente a obra e o contexto”, detalhou Thimóteo.

A acadêmica do curso de Letras Português e Espanhol, Luana Boiani Leite, é bolsista no projeto e falou sobre o desafio em apresentar aspectos literários no formato de podcast. A insegurança do início foi superada a partir da elaboração dos episódios, compreendendo a produção e as formas de auxiliar. “O que mais me chamou atenção foi a maneira como sempre se pode ir além e enxergar diferentes pontos de vista em um texto, um poema ou um conto. É interessante quando você entende a profundidade das obras e analisa o contexto em que o autor estava inserido e o que ele queria repassar para os leitores, como cada um dos escritores conseguia deixar sua marca e identidade pela forma de escrita”, comentou sobre a experiência.

Mais sobre o projeto

Além dos podcasts, o projeto "Um Professor Lê" também mantém uma presença no Instagram (@umprofessorle), onde são compartilhadas postagens relacionadas à literatura. A equipe do projeto, composta por uma bolsista e três voluntários do curso de Letras Português e Espanhol, também participa na produção de roteiros, edição e divulgação dos episódios.

Criado em 2017, o projeto de extensão surgiu primeiro trazendo textos e analisando poemas e contos curtos. A ideia de converter também em formato de áudio veio em 2020, com a pandemia. Neste período, conta o professor Thimóteo, “cada episódio era um tópico, indo desde Grande Sertão: Veredas ou os sermões de Antônio Vieira até as ligações entre o Trovadorismo português com as músicas da Marília Mendonça e de Jorge e Matheus”.

Galeria de Imagens: