Publicado em: 06 de junho de 2017 16h06min / Atualizado em: 06 de junho de 2017 16h06min
Na noite desta segunda-feira (5), foi realizado o sexto fórum temático da II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE) no Campus Realeza. A pauta do encontro teve como tema "Meio Ambiente, Sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar Animal". Outro ponto abordado durante o evento foi o “Uso de Agrotóxicos na UFFS". O debate contou com a participação de estudantes, professores e técnicos-administrativos em educação.
O ciclo de debate sobre a utilização de agrotóxicos pela Instituição iniciou em Laranjeiras do Sul, no mês de abril, sendo finalizado em Realeza. O objetivo é envolver a comunidade acadêmica e regional para buscar apontamentos sobre a utilização de agrotóxicos seja para estudos ou mesmo para a realização de capina química nas áreas experimentais dos campi.
O reitor da UFFS, Jaime Giolo, explicou que a compra de agrotóxicos está suspensa até que a questão seja decidida no âmbito do Conselho Universitário (CONSUNI). "A tese que estamos colocando para a comunidade acadêmica é se vamos manter esse território em que a UFFS está livre de agrotóxicos", apontou.
Entretanto, de acordo com Giolo, foi produzida uma portaria para disciplinar as utilizações que já estão sendo feitas em alguns experimentos. "Essa portaria é temporária até que a definição seja feita via CONSUNI. Se a tese da Universidade livre de agrotóxico não passar, deveremos ter um controle muito rígido para a utilização desses materiais na UFFS", salientou.
Meio Ambiente, Sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar Animal
Na sequência, foram realizadas apresentações sobre o sexto fórum temático COEPE, que tiveram como palestrantes os professores Antonio Carlos Pedroso, Tatiana Champion, Fabíola Dalmolin, Susana Reginal de Mello Schlemper e Gilza Maria de Souza Franco.
Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade foi apresentada a importância da conservação de habitats naturais para a preservação de espécies da flora, invertebrados e animais vertebrados ameaçados ou em perigo de extinção.
Também foi destaque a preocupação com a prática do bem-estar animal, evidenciando a importância de uma relação harmônica entre humanos e animais, sejam de companhia ou de criação. Foram abordadas, ainda, as exigências da agroindústria quanto ao respeito ao bem-estar animal e às práticas sustentáveis dessa produção.
Com olhar na saúde pública, destacou-se a importância do médico veterinário para a saúde, seja no controle de zoonoses ou na promoção e na preservação da saúde dos animais. Nesse sentido, também foram abordadas questões sobre o controle populacional de animais, apontando alternativas como castração, programas de guarda responsável, entre outros.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS
19 de novembro de 2024
Eventos