SEPE no Campus Realeza totaliza 214 apresentações de trabalhos acadêmicos
Evento foi realizado durante à tarde e à noite desta quinta-feira (24).

Publicado em: 25 de outubro de 2019 07h10min / Atualizado em: 25 de outubro de 2019 07h10min

Com objetivo de socializar a produção científica, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promove o IX Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), durante a Semana do Diversa. Em Realeza, o evento aconteceu na quinta-feira (24) e totalizou a apresentação de 214 trabalhos acadêmicos.

Do número total de trabalhos, 119 refletiam sobre práticas de ensino, 40 de pesquisa, 53 de extensão e cultura e dois da comunidade regional, ou seja, apresentados por acadêmicos de outras instituições de educação superior. O SEPE contou ainda com a colaboração de aproximadamente 40 mediadores e 20 monitores.

Entre os trabalhos, estava o da acadêmica do curso de Letras, Angélica Brites de Miranda, intitulado “Cinema e literatura: Um passeio pelo mundo fantástico, maravilhoso e estranho de Lygia Fagundes Telles”. O resumo traz um relato de uma oficina ministrada por ela no Colégio 12 de Novembro, de Realeza, uma das atividades realizadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB) do curso de Letras. “A participação no SEPE é uma grande oportunidade, pois é uma primeira experiência”, comentou.

O acadêmico de Medicina Veterinária, Isaac de Jesus de Oliveira, fez um estudo sobre a influência das monitorias na melhoria de resultados acadêmicos. “Busquei verificar se os atendimentos na Monitoria de Anatomia dos Animais Domésticos estavam surtindo efeito nos resultados acadêmicos da turma atendida, mostrando a importância da monitoria. Foi constatado que nas avaliações práticas os alunos alcançaram um melhor desempenho, pois nos atendimentos os participantes podem tirar dúvidas abertamente, fixam melhor o conteúdo e têm mais orientação no estudo. Como sou monitor nesse projeto e darei continuidade ao trabalho, um dos próximos objetivos é realizar algum tipo de atividade para melhorar o desempenho dos participantes também nas provas teóricas”, destacou.