UFFS - Curso de Medicina Veterinária realiza aula prática sobre Doenças Infecciosas no gado leiteiro

Publicado em: 21 de março de 2012 12h03min / Atualizado em: 08 de maio de 2017 11h05min

Nos dias 14 e 15 de março, os alunos da quinta fase do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza participaram de aula prática da disciplina de Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos. A aula ocorreu no Sítio Progresso, de propriedade de César Roberto Paz, situado na Linha Progresso, em Realeza.

O objetivo da aula foi treinar os alunos na realização de procedimentos básicos no diagnóstico, controle e prevenção da mastite bovina. Essa é uma das principais doenças que acomete o gado leiteiro, e que segundo o professor responsável pela aula prática, Adolfo Firmino da Silva Neto, possui uma alta prevalência nas fazendas leiteiras do Sudoeste Paranaense.

Durante a permanência na propriedade, os alunos observaram o funcionamento dos equipamentos, a rotina de higiene de ordenha dos funcionários e realizaram os exames para diagnóstico da mastite clínica e subclínica, inclusive com coleta de amostras de leite para realização posterior de exame microbiológico.

O professor Adolfo Firmino da Silva Neto destacou a importância do contato dos alunos com a realidade além da sala de aula. Segundo ele, é neste momento que se dá consolidação da formação profissional discente. “A campo os alunos são desafiados a interpretar uma multiplicidade de situações e propor respostas efetivas para os problemas que se apresentam. Uma situação sob a qual não se tem muito controle e que somente com a vivência prática o aluno ganhará desenvoltura profissional”, afirmou.