Agronomia – linha de formação em Agroecologia – Bacharelado

Curso de Graduação em Agronomia – linha de formação em Agroecologia – bacharelado presencial integral

Coordenação: Prof. Rubens Fey

Lattes:http://lattes.cnpq.br/4034968409640164

Coordenação Adjunta: Aline Pomari Fernandes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7484933691702809

Secretária do curso: Ana Paula dos Santos

Telefone:(42) 3635 8668

Sala da Coordenação: 123

Ato Autorizativo: Portaria nº 428 – SERES/MEC de 28/07/2014. Publicação: 31/07/2014.

GRADE E CORPO DOCENTE

Perfil do Curso:

O curso de Graduação em Agronomia, bacharelado presencial integral, oferta 50 vagas/ano, tem ênfase em Agroecologia. Sua integralização se dá em 10 semestres (5 anos), sendo a carga horária total de 4.515 horas/relógio, o que corresponde a 5.418 horas/aula.

O curso foi criado para atender regiões onde a agricultura familiar é uma das principais características. Desta forma tem compromisso com o desenvolvimento científico e com a formação de sujeitos autônomos, com atuação profissional crítica e criativa na identificação e resolução de problemas.

Tem como propósito formar agrônomos com uma visão interdisciplinar do seu campo de conhecimento, possibilitando a interação com outros profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Assim, o curso contribuirá na formação de profissionais para atuar nos diferentes segmentos da agricultura, da pecuária e do meio ambiente, e que também sejam capazes de promover o manejo sustentável e a recuperação de ecossistemas e agroecossistemas, bem como a conservação e preservação dos recursos naturais.

O curso tem como ênfase a Agroecologia, ciência com raízes em métodos e práticas tradicionais de manejo produtivo dos ecossistemas pelas populações camponesas, que se baseiam na valorização dos recursos naturais disponíveis em cada localidade.

Área de atuação (perfil do egresso):

O curso busca formar profissionais que tenham a capacidade de planejar, analisar, executar e monitorar sistemas de produção, processamento e comercialização agropecuária, considerando os princípios de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado, apto para atuar em propriedades rurais, cooperativas, associações, movimentos sociais, órgãos governamentais e não governamentais, dentre outras organizações.

Dados Gerais:

Curso de Bacharelado
Turno: Integral
Modalidade: Presencial
Duração do curso: 10 semestres
Número de vagas anuais: 50 vagas
Forma de ingresso: SiSU e editais específicos de transferências internas e externas, retorno de aluno-graduado e de aluno-abandono.

PPC Agronomia

Corpo docente